UniCesumar promove Colóquio das Humanidades 2025 sobre guerras e violência no século XXI

Evento acontece dos dias 1 a 3 de novembro para os cursos de Filosofia, Geografia, História e Sociologia da EAD UniCesumar

 

Dos dias 1 a 3 de novembro, a partir das 19h, os cursos de graduação de Filosofia, Geografia, História e Sociologia da EAD UniCesumar vão receber o evento Colóquio das Humanidades 2025, uma iniciativa que tem o objetivo de trazer assuntos pertinentes da atualidade para contribuir na formação dos alunos e em seus pensamentos críticos. 

O tema geral da edição será “Escalada da violência no mundo: a amplitude das guerras no século XXI”, e traz cinco profissionais para discutir a respeito, sendo três mestres e dois doutores. O link será disponibilizado no ambiente virtual do aluno (Studeo). 

WhatsApp Image 2025-08-29 at 09.16.58

Programação 

Na segunda-feira (1), o evento começa com o Prof. Ms. Hugo Santana Casteletto e com a Prof. Dra. Maria Ligia Ganacim ministrando uma discussão com o tema “Democracia em xeque: caminhos de construção e ameaças de destruição no século XXI”. 

Já no dia seguinte (2), o Prof. Ms. Daniel Nunes fala sobre “A nova geopolítica do século XXI: Estados Unidos e China na disputa pela hegemonia global”. 

Por fim, na quarta-feira (3), o Prof. Ms. Rodrigo Vilas Boas de Souza e a Prof. Dra. Verônica Karina Ipólito vão falar sobre “Geopolítica e Resistência: Conflutos na América Latina” 

Para Eduardo Batista, coordenador dos cursos de Filosofia, Geografia, História e Sociologia da EAD UniCesumar, esses são temas que se mostram importantes a serem trabalhados com os alunos, especialmente diante do cenário atual, marcado por conflitos armados, tensões geopolíticas, crises humanitárias e o crescimento da desinformação. 

“Discutir essas questões no ambiente acadêmico permite que os estudantes compreendam melhor a complexidade do mundo em que vivem, desenvolvam senso crítico e empatia, e se tornem cidadãos mais conscientes e engajados. Além disso, o estudo de guerras e conflitos contemporâneos contribui para o enriquecimento dos alunos ao promover: Interdisciplinaridade, formação cidadã e capacidade de análise de fontes”, destaca o coordenador. 

Conheça os palestrantes 

Maria Ligia Ganacim Granado Rodrigues Elias, doutora em Ciência Política pela USP e mestre em Sociologia Política pela UFSC, é professora no Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento da UniCesumar. Bolsista da Fundação Araucária e editora científica da Revista Cesumar Ciências Humanas e Aplicadas, dedica suas pesquisas a temas como teoria política, feminismos, desigualdades e Lei Maria da Penha, além de possuir ampla experiência em ensino e produção acadêmica. 

Na sequência, Daniel Nunes Ferreira, doutorando em História Política e Grande Estratégia pela UEM, investiga as estratégias dos Estados Unidos e da China no século XXI. Historiador formado e mestre pela mesma instituição, também se destaca como divulgador científico, alcançando mais de 700 mil seguidores e grande repercussão em plataformas digitais. 

Já Rodrigo Vilas Boas de Souza é graduado e mestre em Geografia pela UEM. Atua como professor tanto no ensino superior quanto na educação básica, desenvolvendo projetos voltados às ciências humanas e às políticas públicas, com especial atenção à educação e à sociedade. 

Também integra o grupo o professor Hugo Casteletto, mestre em Geografia pela UEM, com sólida experiência em planejamento urbano, habitação e planos diretores. Suas pesquisas envolvem temas como geografia urbana, segregação social e violência urbana. Desde 2012 leciona na rede básica do Paraná e, desde 2014, é docente universitário na UniCesumar. 

Por fim, Veronica Karina Ipólito, doutora em História pela Unesp-Assis e também graduada em Pedagogia, atua como professora do curso de História EaD da UniCesumar e na rede estadual do Paraná. Suas investigações acadêmicas abordam a história política e social, com foco no DOPS, no PCB e nos movimentos sociais no Paraná. 

Últimas notícias

Categorias