A UniCesumar acaba de receber o Selo Impactacim ODS Bronze, concedido pelo Instituto ACIM de Responsabilidade Social em Maringá (PR), Associação Comercial e Industrial de Maringá (ACIM). A certificação foi entregue durante o Summit 2024 - Negócios Sustentáveis, evento que contou com a participação de representantes de diversas entidades do município, e reconhece empresas, órgãos públicos e instituições sociais comprometidas com práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS representam um plano de ação global, com 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas a serem desenvolvidas pelos países até 2030, visando um futuro mais sustentável.
Duas ações do Projeto “LEAF - Conscientização Ambiental”, desenvolvido entre os anos de 2023 e 2024, foram premiadas, reforçando o compromisso da instituição com o meio ambiente. Para Max Esteves, supervisor ambiental da universidade e responsável pelo projeto, o reconhecimento incentiva que as organizações se empenhem cada vez mais em ações que visem à sustentabilidade, ao analisar essas práticas realizada dentro das organizações, por meio de auditorias. “As duas ações premiadas demonstram que a educação pode e deve ser uma força ativa na construção de um futuro mais sustentável. Seguimos com nossa missão de promover o desenvolvimento com responsabilidade, impactando positivamente nossa comunidade e inspirando outras instituições a fazerem o mesmo.” O projeto LEAF - Conscientização Ambiental contempla outras dez ações já iniciadas desde 2023, totalizando 12 ações.
A primeira ação do Projeto “LEAF - Conscientização Ambiental” foi a de “Conscientização de Descartáveis”, que consistiu em uma ação de conscientização quanto ao uso de materiais descartáveis na companhia, a necessidade de utilização de materiais mais duráveis e pouco descartáveis, e a forma de repensar para evitar a utilização de plástico. “Para incentivar, foram distribuídos copos com compostos de fibra de bambu, para mais durabilidade, além da instalação de placas nas copas, para reflexão do uso indevido de materiais descartáveis”, explica o supervisor.
Já a segunda ação premiada foi o “Totem de Pilhas e Baterias”, iniciativa volta à coleta individualizada de pilhas e baterias, adicionando totens nas entradas dos blocos da universidade, para acondicionamento desses materiais. “Com isso, houve uma quantidade direcionada muito maior, e nos tornamos um ecoponto para esse resíduo descartado, evitando que seja direcionado incorretamente para aterros sanitários ou que possam prejudicar o meio ambiente”, complementa Esteves, reiterando a importância da certificação. “Essa premiação conquistada serve como motivação para nossa instituição, para sempre buscarmos a evolução com respeito aos recursos naturais e humanos, tornando nossas ações exemplares no âmbito socioambiental", finaliza.