Unicesumar trabalha pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Engajamento voluntário é estimulado entre os estudantes por meio de projetos que levam serviços à comunidade

IMG_0954Após a finalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), em 2015, uma nova agenda mundial foi estabelecida entre os países membros da ONU, voltando-se desta vez ao desenvolvimento sustentável, que deverá ser buscado até o ano de 2030. A Unicesumar é adepta a esta iniciativa e tem em seus projetos de extensão o principal meio de replicar as ideias propostas no documento firmado em setembro do ano passado pela Cúpula da ONU, em Nova Iorque.

Hoje, a instituição possui mais de 30 projetos de extensão vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), cujo foco principal é criar um mundo melhor para as gerações futuras. Assim como apregoa os 17 ODS’s, os projetos da instituição visam a minimizar a desigualdade social e a injustiça, proteger o meio ambiente, combater as alterações climáticas e promover o bem-estar de todos.

Conforme salienta o diretor de Extensão, Cláudio Alexandre Ferdinandi, os projetos têm o intuito de aumentar o interesse dos estudantes pelo trabalho voluntário em prol de causas sociais que contribuam para um mundo melhor.

“Os projetos vinculados aos ODS’s proporcionam crescimento pessoal e profissional aos jovens em formação. Trabalhamos com as possibilidades de desenvolver ações globais com resultados locais e verificamos uma ótima adesão dos nossos acadêmicos quando convidados a trabalhar pelo bem comum”, afirma Ferdinandi.

Projetos

 Entre os projetos estão, por exemplo, o “Reformar”, que leva acessibilidade a  pessoas de baixa renda, por meio da adaptação de espaços nas residências de acordo com suas necessidades, enquadrando-se no ODS 9, que se refere à indústria, inovação e infraestrutura. O projeto que envolve estudantes de Engenharia Civil e Arquitetura já acontece pelo terceiro ano e é totalmente gratuito para os beneficiados.

Um outro é o “Humanizarte”. Desenvolvido por estudantes de Medicina, enquadra-se  no ODS 3,  levando ações de humanização a hospitais e entidades assistenciais, enquanto o projeto “Ser Cidadão”, ligado ao ODS 4, envolve estudantes de Direito, Serviço Social, Psicologia e Pedagogia levando às escolas esclarecimentos sobre cidadania. São estes alguns exemplos dos projetos engajados aos princípios dos ODS’s.

Educação empresarial responsável

Também voltado à responsabilidade social, a Unicesumar fez adesão ao PRME (Principles for Responsible Management Education),  uma plataforma global das Nações Unidas de engajamento voluntário para as escolas de negócios e outras instituições de ensino superior, a qual incorporou, este ano, os princípios dos ODS’s como base para o seu trabalho.

Segundo a articuladora dos ODS,s  na Unicesumar, Mariana Ribeiro de Oliveira Wolowski, “uma organização que adere ao PRME manifesta a sua convicção de que as instituições acadêmicas, por meio da integração de valores universais no currículo e pesquisa, podem contribuir para um mercado global mais inclusivo e estável, ajudando a construir sociedades prósperas e bem sucedidas”.

Evento

A Unicesumar realiza ações conjuntas a outras entidades por meio do movimento “Nós Podemos Maringá”, o qual busca a construção de uma agenda positiva para o município e região. O movimento promoverá todas as quartas-feiras diálogos abertos em prol dos ODS’s. Nesta quarta-feira, no auditório de Odontologia da instituição (bloco 6),  haverá um debate sobre “Igualdade de Gênero”, visando discutir a valorização da mulher bem como seus direitos de igualdade perante sociedade.

Conheça aqui os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

 

Últimas notícias

Categorias