Unicesumar - Nova marca

- Sistemas

12/12/2014
Alunos dos cursos de TI da Unicesumar participam do "Desafio do Código"
Evento realizando em escala mundial tem como objetivo difundir a ciência da computação
Alunos dos cursos de TI da Unicesumar participam do "Desafio do Código"
  Notícia(s) Relacionada(s)

Alunos dos cursos de TI da Unicesumar participam nesta sexta-feira da "Semana do Código" que acontece simultaneamente em diversas partes do mundo. A promoção é da Code.org, uma organização sem fins lucrativos dedicada a promover a ciência da computação em todo o mundo. A Semana do Código é considerada o maior evento de educação do mundo e tem o objetivo de desmistificar a ciência da computação, mostrando a todos que programar não é um bicho de sete cabeças.

E é com este intuito que os alunos dos cursos de Engenharia de Software, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas Para Internet, Sistemas de Informação e Redes de Computadores, estarão nos laboratórios, prontos a orientar qualquer pessoa que queira aprender linguagem de programação, como explica o coordenador dos cursos de Engenharia de Software e Sistemas Para Internet, Marcello Bonfim. "Durante essa semana vários estabelecimentos de ensino e empresas estarão recebendo interessados em conhecer mais sobre as ferramentas de programação da Khan Academy e Code.org, utilizadas como ferramentas pedagógicas. E aqui na Unicesumar os alunos e professores dos cursos de TI estarão disponíveis na sexta-feira, a partir de 19h nos laboratórios de informática no bloco 7".

Os participantes do evento podem escolher o que querem aprender dentre uma variedade de tutoriais autoexplicativos, com níveis a partir do jardim de infância. A atividade é denominada Hora do Código porque os participantes aprendem os passos básicos para criar o programa, em média, em uma hora. Os tutoriais funcionam em qualquer navegador moderno, tablet, smartphone, e qualquer outro dispositivo, sem a necessidade do computador. O tutorial da Code.org oferece Angry Birds, Plants vs. Zombies e videoaulas de Mark Zuckerberg e Bill Gates.

A internet e os laboratórios da Unicesumar estarão liberados para o visitante. Em 2013, quase 50 milhões de pessoas, crianças, jovens e adultos, participaram do evento em 180 países. Em 2014, a organização espera atingir 100 milhões de pessoas. Em Maringá a meta é chegar a duas mil pessoas atendidas, todas com certificados registrados e a iniciativa é capitaneada pelo grupo EducaTICodeWars. Mais informações sobre o Desafio do Código estão disponíveis no site: www.desafiodocodigo.com.br.