Unicesumar
Unicesumar

Semana de Gastronomia: chef Vinícius Pires fala sobre sustentabilidade

Começou nesta segunda-feira (17), a Semana de Gastronomia da Unicesumar. No primeiro dia do evento, aconteceram diversos workshops ministrados por renomados chefs de cozinha brasileira. Além do concurso Desafio do Chef e de uma palestra com Ernani Gouveia, cofundador da Gastromotiva.

Horta na IMG_3631Cozinha: Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), Flores Comestíveis e Técnicas de Cultivo foi o tema do workshop ministrado pelo chef Vinícius Pires. O chef falou sobre a utilização das plantas nos pratos: “A sustentabilidade está cada vez mais presente no nosso dia a dia e, na Gastronomia, não é diferente. Aliás, é tendência. A preocupação com o meio ambiente e, principalmente, com uma alimentação saudável fez aumentar a procura pelas PANCs”.

As plantas comestíveis ganharam espaço porque, além de garantir pratos requintados por meio do aroma e sabor, tornaram-se alternativa para evitar o consumo de alimentos vindos da monocultura, prática que utiliza agrotóxico - veneno que prejudica a saúde e agride o meio ambiente. Outro fator é que as PANCs garantem uma alimentação mais balanceada, pois oferecem reserva maior de nutrientes e elementos fitoterápicos que causam efeitos benéficos para o organismo.

Além do chef ViníciusIMG_3768 Pires, que foi um dos finalistas do concurso “O Melhor Hambúrguer do Brasil”, da Rede Globo, do programa Mais Você da Ana Maria Braga, a programação contou com oficina da confeiteira e chef Paula Mello, que participou do programa Batalha dos Confeiteiros, da Record, do chef Rodolfo Pedroso de Morais, do coordenador do curso da EAD Unicesumar, Alexandre Gimenes, através do workshop de Massas Artesanais – Técnica italiana e produtos locais, entre outros convidados.

Para finalizar o primeiro dia da Semana de Gastronomia, o encontro contou com a palestra de Ernani Gouveia, cofundador da Gastromotiva, uma organização sem fins lucrativos. A Gastromotiva busca transformar a vida de pessoas em vulnerabilidade social por meio da comida. A iniciativa é reconhecida mundialmente e conta com apoio de diversas instituições e importantes chefs de vários cantos do mundo.

IMG_5274

Desafio do Chef

As alunas Lohaynna Brilhadori e Célia Maria Weffort, do 1° ano do curso de Gastronomia da modalidade presencial, foram as vencedoras do Desafio do Chef, que é tradição da Semana de Gastronomia da Unicesumar. Via de regra, o concurso inicia antes do evento, onde duplas de alunos precisam desenvolver um prato com tema específico. Neste ano, o tema foi PANCs. A partir daí, os quatro melhores pratos são selecionados para a final, que acontece durante a Semana de Gastronomia.

NIMG_3830a edição 2017, a final do concurso aconteceu ontem (17). Os alunos foram desafiados a criar pratos com alimentos que seriam descartados. Com isso, tiveram que selecionar os produtos e desenvolver um cardápio com prato de entrada, principal e sobremesa. Tudo isso em apenas duas horas. Os pratos foram avaliados por uma banca composta por cinco jurados.

Para o coordenador do curso de Gastronomia da EAD, Alexandre Gimenes, o Desafio do Chef é a oportunidade dos alunos colocarem em prática as técnicas aprendidas. “Esse é o momento que os acadêmicos têm para sentir o dia a dia de uma cozinha, pois durante o desafio eles precisam elaborar e executar pratos em um curto tempo e da melhor forma possível. E essa experiência é um momento único, pois contribui para o desenvolvimento profissional dos futuros chefs”, diz.

Confira a classificação do Desafio do Chef:

 1º lugar:

Lohaynna Brilhadori e Célia Maria Weffort, do 1° ano da modalidade presencial

2º lugar:

Paula Regina Gonçalves e Suelen Tatiane Peres, do 1º e 2º ano, respectivamente, da modalidade a distância

3º lugar:

Juliana Andrade e Káthia Nani Chiuchetta, do 2° ano da modalidade presencial

4º lugar:

Tainã Ferreira Bertin e Gustavo Novakowski, do 2° ano da modalidade presencial

A Semana de Gastronomia vai até o próximo dia 19 e é aberta ao público. Os interessados devem fazer a inscrição no site da Unicesumar.

Clique aqui para fazer a inscrição no evento e conferir a programação completa da Semana de Gastronomia.

Últimas notícias

Categorias