Está sendo realizada esta semana, no Ginásio de Esportes do Cesumar, a 4ª Mostra Tecnológica dos cursos de Mecatrônica, Automação Industrial e Engenharia Elétrica. A exposição reúne 57 protótipos desenvolvidos pelos alunos com algum tipo de inovação tecnológica e prossegue até nesta sexta-feira (8).
Os protótipos são resultado do Projeto Integrador, em que os alunos reúnem o conhecimento de várias disciplinas para desenvolvê-los. Conforme o professor Ricardo Andreolla, os trabalhos apresentam bom nível e isso representa que houve engajamento dos alunos e interesse na proposta da disciplina, o que resulta em um aprendizado mais efetivo.
Segundo o coordenador de automação e mecatrônica, professor Luiz Henry Monken e Silva, ano a ano percebe-se o progresso dos alunos. "Nós notamos um avanço nos trabalhos e hoje percebemos o interesse principalmente pelos controles remotos e transmissão de dados à distância, o que representa que eles estão levando a automação ao mais alto grau", comentou.
Um dos exemplos é o estudante Edmaicon Coutinho, do 3º ano de Mecatrônica, que criou um hidrômetro digital com transmissão de dados via internet. O aluno pensou nessa proposta como forma de eliminar os processos manuais, já que hoje é necessário fazer a leitura dos hidrômetros em cada residência. "Com o equipamento que desenvolvi é possível fazer o acompanhamento do consumo pelo computador, tanto por parte da empresa quanto do consumidor", explicou o estudante.
De acordo com o professor Luiz Henry, todos os trabalhos têm indícios de inovação e criação e poderiam gerar patente. Mas neste caso, ele explica que seriam necessários mais investimentos em pesquisas para a criação de produtos comerciais. "O que nós temos aqui são protótipos. Ideias criadas e colocadas em funcionamento mas que precisam ser desenvolvidas ainda mais para chegar ao mercado", esclareceu.