Estudantes da Unicesumar promovem comemoração de Natal no Lar Iracy

Os jovens arrecadaram presentes e alimentos para ter uma tarde de programação diferente com as senhoras que moram na instituição.

Alunos da Faculdade Cesumar de Curitiba, pertencente ao Grupo Educacional Unicesumar, promoveram um dia diferente na vida das 30 moradoras do Lar Iracy Dantas de Andrade, para marcar a chegada do Natal. A ideia, que foi encabeçada por Jayne Paula Batista de 18 anos e que cursa Gestão de Recursos Humanos, foi abraçada por alunos e pela Unicesumar, que arrecadaram os presentes pedidos pelas senhoras, vestidos, fraldas descartáveis e tudo mais o necessário para a realização de uma festa neste último domingo (11).

“Nosso Lar sobrevive das ações realizadas pela associação Santa Rita de Cássia e de doações”, explicou Jomair Giocondo, que trabalha na administração da entidade. “Um dia como este mexe na autoestima das nossas moradoras, refletida pela alegria delas”, disse.

Além de brincadeiras e de muita conversa com as senhoras, o grupo de estudantes conseguiu a visita de um gaiteiro mirim -- Francisco de Oliveira, de apenas oito anos --, que empolgou a todos com sua habilidade e talento. “Quando ouvi o menino tocando Milonga para as Missões, quase desmaiei”, disse Sebastiana Leite Cavalcante, 70 anos de idade, que há um ano e três meses mora no lar.

“Sabe, eu vivi muitos anos da música. Fui cantora profissional e Milonga era a música com a qual encerrava minhas apresentações”, contou emocionada Sebastiana, que nos palcos era conhecida como Pimentinha do Forró. “Tocávamos de quinta a domingo em dois shows por noite”, lembrou. “Tenho muita saudade daquela época na qual viajávamos muito e levávamos a alegria de São Paulo a Brasília e também para aqueles lados do Mato Grosso, mas agora já fazem 12 anos que parei de me apresentar, devido restrições médicas”, contou.

Sebastiana ressaltou que foi ela quem escolheu morar no Lar, contou que ficou algum tempo procurando algum lugar com essas características e, assim que encontrou, foi uma tremenda discussão para convencer os filhos de sua vontade. “Aqui posso sair aos finais de semana para passar um tempo com a família, posso viajar quando quero e assim vamos levando”, explicou.

Mais informações sobre o Lar Iracy pelo lar.iracy@ig.com.br