É cada vez mais frequente encontrarmos pessoas que decidem voltar a estudar após os 50 anos. Seja qual for o objetivo, este público esbanja dedicação e força de vontade. É o caso da aluna Fátima Facchinetti, que cursa o 3º período de Gestão Ambiental na EAD Unicesumar. Confira seu depoimento:
"Meu nome é Maria de Fátima Silva Facchinetti, tenho 59 anos, moro no Rio de Janeiro e estou cursando o 3º período do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental.
Muitos voltam a estudar depois dos 50 anos por diversos motivos, quer seja por atualização profissional, outros para manter-se ativos, ou ainda porque os filhos já estão criados e veem uma oportunidade de concluírem os estudos interrompidos.
Porém no meu caso, não foi tanto por necessidade de aprimorar o desenvolvimento profissional que me fez iniciar o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, pois sou aposentada, mas continuo a trabalhar como profissional liberal, já que sou advogada.
Na verdade, o que me levou a voltar aos bancos acadêmicos se deu pela vontade de adquirir novos conhecimentos, mais precisamente, numa área que tem alcançado grande importância mundial. Somente sentia a necessidade de voltar a estudar, de exercitar meu cérebro com novos conhecimentos, de ampliar meus horizontes numa nova área, pois sempre gostei de estudar, e o estudo me permite exercitar a mente, fazendo com que as conexões neurais sempre se mantenham jovens e em atividade.
Também acredito que quanto mais sabemos, mais temos necessidade de saber. Essa curiosidade permitiu a evolução das civilizações através dos tempos, transformando-se na mola propulsora do progresso. E foi essa busca pelo conhecimento que me fez enveredar pelo estudo que se relaciona ao Meio Ambiente. Gosto muito daquela célebre frase de Sócrates: "Eu só sei que nada sei". Por isso, tenho sempre a necessidade de querer saber mais.
Além disso, acredito ainda que estudar nos torna mais jovens porque estamos interagindo com um grupo social onde existem sempre, pessoas mais jovens do que nós (que passamos dos 50 anos), e essa interação entre gerações permite uma troca de experiências, sempre profícua para todos.
Assim, primeiramente pensei em inscrever-me no curso de Mestrado em Direito Ambiental, mas pensei melhor, já que para tal, precisava ter uma base sólida de conhecimentos, e somente através de curso de graduação poderia alcançar esse alicerce necessário para ser, quem sabe, uma boa profissional também nessa área.
E então, o próximo passo foi pesquisar em qual instituição deveria inscrever-me, decidindo-me pelo Centro Universitário Unicesumar, pois as referencias obtidas por pesquisas na internet quanto à qualificação dessa instituição de ensino me levaram a escolhê-la, inclusive em detrimento às próprias instituições que ofereciam o mesmo curso em minha cidade, no Rio de Janeiro. Confesso que estou muito feliz com a minha escolha, pois os ensinamentos que tenho obtido são de excelência, tanto pelo material de estudo fornecido quanto pela qualidade na escolha dos mestres. E também não poderia deixar de mencionar a dedicação dos profissionais que atuam no polo presencial do Rio de Janeiro, e até mesmo, à distância em Maringá, que dão todo o suporte necessário para o bom desenvolvimento de meu aprendizado.
O estudo para mim funciona como uma terapia, pois mantenho meu equilíbrio emocional, minha saúde física e mental. Enquanto estudo, aprendo, exercito minha mente, relaciono-me com outras pessoas aumentando meu networking, o que permite inclusive, um aprendizado cotidiano. Além disso, o aprendizado formal que venho auferindo me permite também, agregar valor a minha vida profissional, já que são novas competências que estão sendo adquiridas com esse novo curso de graduação."