Estratégias assimétricas são tema de palestra para professores da UniCesumar

Docentes das unidades de Maringá e Londrina assistiram à fala do professor Paulo Tomazinho sobre metodologias ativas no último sábado (26)

“Qual a melhor forma de estudar? De aprender? De ensinar?”: esses foram os questionamentos que o professor Paulo Tomazinho utilizou para iniciar a palestra sobre estratégias assimétricas, oferecida aos professores das unidades de Maringá e Londrina. O evento ocorreu no último sábado (26), no campus da Instituição, e teve o objetivo de incentivar os docentes a proporem metodologias ativas em sala de aula.

Paulo Tomazinho é graduado em Odontologia pela Universidade Paranaense e mestre em Microbiologia pela Universidade de São Paulo (USP). De acordo com ele, as estratégicas assimétricas dizem respeitos a técnicas de ensino e aprendizagem em que o ganho obtido é desproporcional à quantidade de tempo investido. Em outras palavras, isso significa trabalhar técnicas inovadoras em poucos minutos.

“Nosso cérebro é uma máquina de associação. Se a gente não entender o aluno, a gente não consegue ensinar. E qual a melhor forma de ensinar? Por meio de metodologias ativas, criando estratégias e facilitando o processo de aprendizagem”, ressaltou Tomazinho.

Na palestra, estiveram presentes o reitor da UniCesumar, professor Wilson de Matos Silva, a pró-reitora executiva de ensino presencial, Andrea Borim, e o pró-reitor acadêmico, Valdecir Simão. O reitor Wilson de Matos Silva aproveitou a oportunidade para enfatizar a rapidez das transformações. “São 40 milhões de empregos que vão dar espaço a novas tecnologias. Para se reinventar, é preciso ter conhecimento a partir da criação de novos caminhos, hábitos e formas”, declarou.