Três alunos bolsistas, dos Programas de Iniciação Científica do Cesumar (PIBIC/CNPq-Cesumar), participaram da 62ª Reunião Anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que aconteceu há três semanas, em Natal (RN).
A Diretoria de Pesquisa, junto com o comitê de Pesquisa, selecionou três entre os melhores trabalhos de iniciação científica do Cesumar, concluídos em 2010, para apresentar no evento. Três acadêmicos seguiram para o evento a fim de representar a instituição.
Alexsandra Magne Rubino, acadêmica do curso de Letras, orientada pela professora Ludhiana Bertoncello, apresentou o trabalho "A Aprendizagem do Aluno no Processo de Inclusão Digital: Um Estudo de Caso".
Ana Maria Cristina Santana Vantuil, acadêmica do curso de Engenharia Civil, orientada pelo professora Mauro José de Souza Araújo, apresentou um "Estudo Sobre a Otimização da Matéria Prima e Custos Financeiros no Assentamento das Alvenarias".
O terceiro estudante foi Humberto Vinícius Paulino Baena, do curso de Engenharia Mecatrônica, que é orientação pelo professor Munif Gebara Júnior e desenvolveu a pesquisa: "Estudo e Desenvolvimento da Interação Cérebro-Computador: Controle de Dispositivos Mecatrônicos Através da Mente".
O evento foi realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na cidade de Natal, que recebeu neste ano um público estimado de 15 mil pessoas a cada dia. Ainda a SBPC contou com 72 conferências, 61 mesas-redondas e 26 simpósios e a participação de 700 conferencistas.
A SBPC, fundada em 1948, é uma entidade civil voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, bem como do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. A primeira Reunião Anual ocorreu em 1949, na cidade de Campinas, no Estado de São Paulo.
Para a Diretora de Pesquisa, professora Ludhiana Bertoncello, "a participação de nossos alunos em eventos científicos é de extrema importância, pois são meios relevantes no processo informal da comunicação científica. Para participantes e conferencistas, os contatos realizados em eventos assim, entre profissionais, especialistas e estudantes são sempre enriquecedores".