UniCesumar Ponta Grossa fará plantões no Setembro Amarelo

No mês dedicado à prevenção ao suicídio, alunos e professores realizam uma série de atividades com colaboradores e comunidade. Plantões começam a partir do dia 16.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa se suicida a cada 40 segundos, no mundo. Número que a própria entidade diz não representar fielmente a realidade, já que, para cada morte devidamente registrada, há muitas outras tentativas e óbitos que não chegam a ser contabilizados como suicídios.

Essas taxas são uma preocupação constante do professores e alunos do curso de Psicologia UniCesumar Ponta Grossa. No mês dedicado à prevenção ao suicídio, conhecido como Setembro Amarelo, os acadêmicos e professores participam de um projeto que envolve uma série de ações envolvendo colaboradores da instituição e comunidade.

Desde o início do mês, nove professores e 58 alunos do quinto ano de Psicologia preparam plantões psicológicos, distribuem informativos, promovem palestras e oficinas sobre o tema.  Professores ainda fazem treinamentos sobre o manejo suicida (formas de como o profissional deve lidar com o paciente com tendências suicidas).

Os plantões terão início no dia 16, sempre nas quartas (das 9h às 21h), quintas (9h/21h) e sextas-feiras (9h/18h). Alunos  de psicologia se revezarão, sob supervisão dos professores,  entre os períodos matutino, vespertino e noturno acolhendo e orientando alunos, docentes, funcionários e a comunidade em geral.

No lado externo da UniCesumar será montada uma estrutura para receber qualquer pessoa com necessidade de auxílio psicológico na prevenção do suicídio.  Uma avaliação poderá indicar a um  encaminhamento para serviço específico.

Os acadêmicos estão promovendo rodas de conversa com colaboradores e fazem esclarecimentos nas salas de espera das clínicas da UniCesumar. “Estamos usando o Instagram (@clinicaescolaunicesumarpg) para mostrar como é possível ajudar as pessoas nessas situações”, acrescenta Cintia Pigatto, professora, responsável técnica da Clínica-Escola de Psicologia e coordenadora do projeto.

Segundo a coordenadora do centro de saúde e ciências biológicas da Unicesumar Ponta Grossa, Tatiana Stremel, ações como essas aproximam a comunidade acadêmica e comunidade externa. “É um assunto delicado, mas muito importante para que as pessoas busquem auxílio profissional quando necessário”, analisa.

A aluna Cristiane Schulmeister está entusiasmada com o trabalho junto com os professores. “Estou vendo aqui tantos movimentos em prol da saúde mental e fico contente em saber que a Unicesumar também acolhe essa causa, permitindo tantas ações. Elas estão sendo pensadas com muita responsabilidade, ética e empatia”, disse a estudante.

Adriele Ruama Cytipikovicz, também do quinto ano de Psicologia, tem percebido que muitas pessoas têm dificuldades de falar sobre o tema, mas acredita que todos precisam ser mais empáticos com os que estão em nossa volta. “As pessoas precisam ser ouvidas e acolhidas”, comenta.

O Setembro Amarelo da UniCesumar Ponta Grossa encerra no dia 30 com apresentações artísticas sobre o tema nos períodos da manhã e noite.

O projeto também conta com a participação dos professores Silvia Regina Ott Migliorini, Camila Silva Eidam de Lima, Pollyana Teixeira, Daniele Rodrigues, Glaucia Mayara Niedermeyer Orth, Helcio dos Santos Pinto, Lucas Pedron Paulino e Luiz Ricardo Pauluk.