Unicesumar
Unicesumar

Observatório Covid UniCesumar Codem aponta desaceleração de imunização em Maringá

UniCesumar oferece isenção da taxa de inscrição do vestibular como forma de estimular o aumento do número de vacinados

De acordo com o último Boletim do Observatório Covid UniCesumar Codem, divulgado nesta quarta-feira (01/12), Maringá avançou muito pouco na aplicação da 2ª dose da vacina contra a Covid -19, em comparação com outras cidades nas semanas anteriores.  O índice foi de apenas 1,24 por pessoa. 

Dos 3 estados do Sul do País, o Paraná é o que registra a menor taxa de imunização na segunda dose: 66,1% contra 68% no Rio Grande do Sul e 67,6 em Santa Catarina.

 Os dados preocupam, uma vez que a vacinação é uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o enfrentamento das novas variantes do coronavírus como a ômicron, detectada pela 1ª vez na África do Sul.

“Entre as cidades, Maringá está muito bem com relação à 1ª dose (80,92%), mas está "desacelerando" na taxa de imunização da 2ª (69,82%)”,  aponta o diretor de pós-graduação da UniCesumar e coordenador   do grupo,  Guaracy Silva. 

A entidade analisa os dados epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Saúde de Maringá e os compara com os números de outras fontes.

O Observatório Covid UniCesumar Codem faz suas análises considerando a população total e não apenas a adulta, dentro dos 436 mil habitantes de Maringá.

O OBSERVATÓRIO

O Observatório surgiu em março de 2020 com o propósito de monitorar a pandemia e subsidiar a tomada de decisões por parte de autoridades considerando os diferentes interesses: a saúde da população e a sobrevivência dos negócios ou da atividade econômica. Representantes da UniCesumar e do Codem se reúnem semanalmente para avaliar e monitorar os indicadores da pandemia.

Além do coordenador Guaracy Silva,  participam das análises  as professoras Simone Bonafe (médica infectologista), Nancy Ferreira Silva (matemática), Solange Lopes (diretora do Centro de Biológicas e Saúde) e o analista de dados Icaro da Costa Francisco, todos da UniCesumar. Pelo CODEM participam os executivos e empresários convidados.

O Observatório também convida para as reuniões representantes da Secretaria Municipal de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação e da Secretaria Municipal de Saúde.

Últimas notícias

Categorias