Um dos fatores mais importantes para um negócio funcionar e ter sucesso é o dinheiro. Afinal, todos os tipos de empresa precisam desse tipo de recurso para se dar bem no mercado. Por isso, o curso de Gestão Financeira é cada vez mais importante.

Quem se forma nessa área tem um papel relevante, já que vai ser um dos responsáveis por controlar o caixa de uma organização. 

Para explorar melhor essa formação, veja como é o curso de Gestão Financeira e entenda como esses estudos podem estruturar uma carreira incrível!

Curso de Gestão Financeira - CTA2

Como é essa graduação?

Um gestor financeiro é o profissional responsável por tomar as decisões sobre o dinheiro de um empreendimento. Ele ajuda a administrar os valores, trabalha para captar recursos e planeja investimentos.

Mais que apenas administrar o fluxo de caixa, ele é responsável por atuar com estratégia.

Para se dar bem nesse ramo, você precisa do curso de Gestão Financeira.

Ele apresenta os principais conceitos sobre o tema e ensina como aplicar a Administração corretamente nas finanças.

Como envolve uma parte bem específica do cuidado com empresas, forma um profissional do tipo tecnólogo. A formação é mais rápida e ideal para quem não deseja perder tempo. É o seu caso?

Ao mesmo tempo, ela é bem completa e inclui o que é realmente importante para a sua atuação.

VEJA MAIS: Confira 3 modelos de currículo para encher os olhos das empresas

Quais as principais matérias do curso de Gestão Financeira?

Para explorar o curso de Gestão Financeira, também é essencial conhecer o que é estudado ao longo dessa graduação.

O foco está no cuidado com o dinheiro, mas as matérias envolvem muitos outros temas que são igualmente importantes.

Ao escolher um curso adequado, você vai poder aproveitar os conceitos certos, rumo a uma carreira brilhante. Conheça, a seguir, as principais disciplinas dessa formação.

Direito Empresarial e Tributário

O cuidado com o dinheiro deve ser pautado nas leis e regras específicas. Por isso, o curso começa com o Direito Empresarial e Tributário. É a chance de conhecer os deveres e os direitos do negócio, como ocorre a relação comercial e como os impostos devem ser pagos.

Desse jeito, fica mais fácil se planejar para obter os melhores resultados.

Administração de Conflitos e Relacionamentos

Como o ambiente de trabalho pode trazer alguns desafios, essa disciplina envolve os meios de construir relacionamentos e resolver conflitos. Há questões sobre negociação, características individuais e comportamento — tudo para executar a melhor estratégia.

Comunicação Empresarial e Negociação

Já com esse tema, você vai ter a chance de aprender como se comunicar dentro do ambiente da empresa, o que fazer para negociar melhor e como garantir que sua mensagem seja ouvida.

Matemática Financeira

Para lidar com os números da melhor maneira, essa disciplina traz os principais conceitos da área. Prepare-se para estudar sobre juros, capitalização, desconto, amortização, taxas médias e muito mais!

Curso de Gestão Financeira - mercado

Contabilidade Geral

Além da Matemática Financeira, entender o básico de Contabilidade é indispensável na atuação de qualquer gestor financeiro. Na disciplina, você aprenderá sobre escrituração, elaboração de declarações, demonstrações e demais registros.

Controladoria

Nas empresas modernas, a Controladoria é uma área que ganha destaque. Ela ajuda a garantir a consistência de decisões e tem a ver até com o combate à corrupção.

Você aprenderá sobre a origem e o papel do setor, bem como as formas de realizar um controle eficiente.

Administração Financeira e Orçamentária

Para fazer o melhor uso dos recursos financeiros, é essencial montar um bom orçamento. Nessa matéria, você terá os conceitos de Administração e ainda vai aprender a criar, acompanhar e analisar os orçamentos.

Análise de Investimentos e Viabilidade

Aplicar o dinheiro corretamente é essencial para que a empresa não perca boas oportunidades. Para ser um bom gestor financeiro, você ficará por dentro da realização de investimentos, como avaliá-los e como entender qual é a sua viabilidade.

Mercado Financeiro e de Capitais

Descubra como o dinheiro funciona fora da empresa, quais são os ativos financeiros e quais são as ofertas reconhecidas no sistema nacional.

Além de compreender os investimentos, é possível encontrar as oportunidades de captar recursos para o negócio, por exemplo.

Gestão de Riscos

As finanças sempre envolvem alguns riscos, especialmente em relação aos investimentos. Com essa disciplina, você vai aprender a analisar essas situações e ponderar se é indicado realizar determinado aporte, de acordo com os objetivos do empreendimento.

Gestão de Projetos

A Gestão Financeira pode atuar na realização de diversos projetos.

Um de redução de custos, por exemplo, deve ser bem estruturado. Já a proposta de captação de recursos não pode ignorar as necessidades do empreendimento e as características do mercado.

Ao entender sobre a Gestão de Projetos, você sempre vai saber como agir!

Atuária

Ainda na parte de contabilidade, a área de Atuária tem a ver com a análise de riscos e de quais são os resultados desejados. Aplicado na área financeira, o tema é essencial para gerar uma atuação mais precisa e segura.

Análise das Demonstrações Financeiras

Além de tudo, você descobrirá como estudar as análises e os demonstrativos financeiros. Isso é possível ao reconhecer quais são os componentes específicos de cada estudo, bem como verificar os resultados obtidos.

Além dessas disciplinas, outros estudos fazem parte da formação do curso de Gestão Financeira. Veja quais são os mais importantes:

  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social;
  • Conceitos da Administração e Ética Empresarial;
  • Economia e Sociedade;
  • Formação Sociocultural e Ética I e II.

É possível escolher cursar Gestão Financeira a distância?

Para fazer o melhor curso de Gestão Financeira, você não tem que se limitar pela opção presencial.

No Brasil, o ensino a distância (EAD) cresceu quase 18% e atingiu um pico que não era alcançado desde 2008. Isso mostra que mais pessoas confiam nessa modalidade e reconhecem seus benefícios.

Por que você ficaria de fora?

Com essa alternativa, você estuda quando e onde quiser, o que permite conciliar a sua rotina de estudos. Também é uma forma de não ter que se deslocar a cada aula, o que otimiza seu tempo, sem que a produtividade fique comprometida.

Nas avaliações e quando for preciso, você pode recorrer ao polo EAD. Com estrutura robusta, permite que você aproveite o melhor de dois mundos em busca de uma formação completa!

Curso de Gestão Financeira: faça a diferença nas empresas

O curso de Gestão Financeira é rápido, eficiente e forma profissionais capacitados para administrar os recursos empresariais. Na modalidade EAD, ele pode se adequar ainda mais à sua rotina!

E já que essa é uma opção para considerar, veja por que o profissional formado em um curso EAD é valorizado no mercado!

curso de Gestão Financeira - cta1

Comentários

Comentários