O processo de aprendizagem não é igual para todos os alunos. Uma criança pode ter facilidade para ser alfabetizada, enquanto outra tem dificuldades para explorar conceitos tão abstratos. Às vezes, é preciso alterar a maneira de ensinar para que todas tenham acesso ao mesmo nível de conhecimento. O curso de Psicopedagogia tem uma atuação voltada para essa atividade — e várias outras. 

A graduação forma profissionais capazes de avaliar e melhorar o aprendizado das pessoas. Ela também permite identificar quais são os principais problemas e obstáculos para a compreensão dos conteúdos em sala de aula e contextos diversos de aprendizagem.

Com a escolha das melhores soluções e a abordagem adequada para otimizar o processo, os resultados são favorecidos. Trata-se, portanto, de um curso versátil e repleto de boas alternativas.

Para não ter dúvidas, veja o que é o curso de Psicopedagogia e entenda como é o mercado.

Afinal, o que é essa formação?

Para quem deseja atuar na área de educação, não há apenas a escolha de cursar uma licenciatura. É possível se envolver com o processo de ensino, de maneira ampla e estratégica — que é o caso da Psicopedagogia.

Esse curso utiliza conceitos essenciais de áreas como Psicologia, Neurologia, Antropologia, Pedagogia e Educação. A intenção é entender como as pessoas se relacionam com o conhecimento e como otimizar o contato entre professores, alunos e colegas.

O papel do psicopedagogo é, principalmente, facilitar o aprendizado. Por meio das medidas personalizadas e adequadas, é possível definir o melhor jeito de atuar.

O que faz o profissional de Psicopedagogia?

Como o curso é amplo e versátil, a atuação dos formados segue o mesmo caminho. É possível agir com diversas responsabilidades e focos de interesse, de modo a alcançar os objetivos de carreira.

Para você ter uma ideia mais clara, entenda o que faz o profissional de Psicopedagogia e veja quais são algumas das suas responsabilidades.

Avaliação psicopedagógica

Uma das principais abordagens inclui a realização de uma avaliação completa sobre o processo de aprendizagem. Ele deve ser capaz de identificar o alinhamento entre os aspectos de aprendizagem, bem como os pontos de atenção.

Como oferece um diagnóstico psicopedagógico robusto, a avaliação garante um entendimento amplo dos pontos de melhoria e do que tem funcionado. A partir desse resultado inicial, as próximas ações podem ser planejadas.

Investigação das causas das dificuldades de aprendizagem

Uma das principais funções do profissional da área é reconhecer dificuldades, clínicas ou não, ligadas ao aprendizado. Uma criança que passou ou esteja passando por um trauma, por exemplo, pode apresentar dificuldades cognitivas. De forma semelhante, o transtorno de déficit de atenção (TDAH), que afeta de 5% a 7% dos jovens em todo o mundo, é outra causa possível.

Com os conhecimentos certos, são realizados diagnósticos para apontar possíveis causas que geram falhas na construção do conhecimento. Assim, é possível buscar meios de otimizar o processo.

Definição de intervenções psicopedagógicas

Após o reconhecimento do problema, o psicopedagogo estabelece quais são as medidas adequadas para sua correção. Ele pode usar, por exemplo, a gestão de conflitos ou intervenções familiares para reverter os quadros.

Dependendo do caso, é preciso recorrer a outros profissionais. A adoção de um tratamento clínico-terapêutico pode ser a melhor saída em certos cenários, e o psicopedagogo deve ser capaz de encaminhar o paciente ao tratamento adequado.

Uso da metodologia de alfabetização e da matemática

Outro aspecto fundamental consiste em explorar os métodos voltados para a alfabetização e aprendizado de matemática. O psicopedagogo deve reconhecer quais são as etapas necessárias para consolidar o conhecimento e desenvolver conceitos.

Por meio desse entendimento, podem ser planejadas ações para estimular o aprendizado de fonemas ou operações matemáticas. Também é um modo de identificar as melhores intervenções para dificuldades em um ou em ambos os processos.

Aproveitamento da língua portuguesa na infância

Especialmente nos estágios iniciais de aprendizagem, meios de explorar o contato com a língua materna são fundamentais. Além de estar relacionado à alfabetização, a língua materna é algo que se conecta com o entendimento de si mesmo. É por isso que o psicopedagogo tem a função de utilizar a língua portuguesa em suas diferentes formas, especialmente na educação infantil.

A leitura, a produção de textos e a literatura são aspectos que devem ser trabalhados para gerar os resultados esperados.

Desenvolvimento de políticas de educação inclusiva

Não basta que a educação seja eficiente. Ela também deve pensar nas diversas exigências e backgrounds de seus alunos. Há pessoas com necessidades específicas e o ideal é que elas sejam contempladas na sala de aula.

O papel da Psicopedagogia inclui planejar ações voltadas para obter uma educação inclusiva e que considere as demandas de todos. Isso é especialmente importante no planejamento de uma instituição de ensino ou em um centro comunitário, por exemplo.

Orientação profissional

Como o psicopedagogo entende sobre a psicologia do aprendizado, da atuação do cérebro e da antropologia, ele é capaz de ajudar estudantes em outras possibilidades — muitas vezes, em conjunto com profissionais de outras áreas, como a Psicologia.

A orientação vocacional e o direcionamento profissional é uma atividade a ser explorada na profissão.

Ela se relaciona ao desenvolvimento de ações que facilitam o estudante a conhecer o seu perfil e seus interesses. Com a orientação correta, ele poderá compreender qual é o melhor caminho profissional segundo as suas capacidades.

Como é o mercado de trabalho?

Como a área envolve diversos conceitos e atividades, o mercado de trabalho é versátil. Os psicopedagogos podem atuar tanto no setor privado quanto no público. É o caso de trabalhar com escolas e instituições públicas em busca de um aprendizado adequado. Dependendo da situação, é possível desempenhar a função de consultor na criação de medidas voltadas para a aprendizagem, por exemplo.

No setor privado, o principal campo de atuação se dá nas escolas e instituições da educação básica. Com o foco no processo infantil, o profissional ajuda a desenvolver atividades para diferentes alunos. É possível, até mesmo, atuar no setor de saúde.

A abordagem integrada a outros especialistas permite a identificação de problemas, traumas e dificuldades. Com a elaboração do tratamento adequado, o desempenho cognitivo é favorecido.

Qual a diferença entre o pedagogo, o psicólogo e o psicopedagogo?

Normalmente algumas pessoas costumam confundir essas três profissões devido ao fato delas trabalharem em ambientes educacionais. Em suma, todas as três profissões podem colaborar em equipes interdisciplinares com o intuito de avaliar e melhorar questões educacionais complexas dentro dessas instituições. 

Ademais, uma característica que carregam em comum é o ato de colaborarem diariamente na promoção e propagação do desenvolvimento e aprendizagem de forma inclusiva e com demais práticas que incentivam melhoria da qualidade da educação. Todavia, há fatores que distinguem cada uma. Confira abaixo mais detalhes!

Pedagogo

O pedagogo é um profissional da educação que foca no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Ele costuma trabalhar em instituições educacionais com práticas voltadas à organização de eventos educacionais, desenvolvimento de planos de ensino, elaboração de currículos e demais tarefas vinculadas à gestão escolar.

Por meio do desenvolvimento individual de cada cidadão, o trabalhador em questão engaja estímulos ao protagonismo dos estudantes. Aliado a isso, ele também auxilia na criação de livros, conteúdos e demais materiais educativos, além de colaborar em treinamentos para acontecerem boas práticas na implantação de programas de inclusão. 

Ou seja, é uma atuação que vai além da sala de aula e impacta todas as esferas da vida de um indivíduo. Afinal, aprender e enriquecer o conhecimento são práticas contínuas e devem ultrapassar o contato entre mestres e classe na intenção de melhorar as práticas pedagógicas e fazer com que o interesse pelos estudos se sobressaia à obrigatoriedade dos deveres da escola.

Psicólogo

Aqui falamos de um profissional que estuda constantemente o comportamento humano. Dentro da faculdade de psicologia o futuro psicólogo absorve conhecimento por meio de aspectos teóricos, práticos e também éticos. Ele aprende desde as mudanças que um indivíduo sofre ao longo dos ciclos de vida até as doenças psicológicas e transtornos mentais.

A avaliação vai das relações interpessoais até os processos mentais e emocionais. Por entender a mente e o funcionamento cognitivo, ele é capaz de identificar e diagnosticar com mais precisão os transtornos e ajuda, por meio de um atendimento personalizado, a promoção de hábitos saudáveis no cotidiano dos pacientes.

Ao mesmo tempo que atende em clínicas ou empresas, ele pode se envolver em escolas e demais instituições de ensino por meio de orientação vocacional, avaliação psicológica e aconselhamento escolar. 

A assistência que oferece na escolha de carreiras é fundamental para os indivíduos poderem conhecer com profundidade habilidades, competências e valores individuais a fim de escolher uma profissão que agregue valor à sua evolução profissional e pessoal. 

Além disso, o cidadão que exerce tal ofício oferece orientação aos educadores, promove impactos positivos na sociedade por meio de estudo das interações sociais e contribui no avanço dessa área por meio da realização de pesquisas científicas e outros tipos de estudos acadêmicos a fim de sempre ocorrer melhorias no tratamento de questões emocionais e mentais.

Psicopedagogo

Como você percebeu, tanto o psicólogo quanto o pedagogo podem contribuir de maneira efetiva na promoção de melhorias em instituições de ensino. Essas áreas agregam muito valor e dispõem de muita afinidade. Entretanto, o que aconteceria se existisse uma integração entre as duas?

Pois bem, essa junção possibilitou o que muitos hoje conhecem como psicopedagogo. Afinal, trata-se de um profissional que aprendeu e aplica conhecimentos da psicologia e da pedagogia no seu cotidiano. Ele dispõe de estratégias para auxiliar estudantes a superarem dificuldades de aprendizagem e identifica com precisão quais são as causas delas.

Por exemplo, dislexia, discalculia, tudo isso por meio de análises sob aspectos cognitivos, emocionais e também sociais. Ao entender os problemas individuais, fica mais fácil orientar pais e responsáveis a apoiarem o processo de aprendizagem, bem como auxiliar no desenvolvimento de determinadas habilidades cognitivas, emocionais e sociais que causam estímulos à aprendizagem.

Há sempre abordagens pedagógicas e psicológicas para apoiar o processo de aprendizagem nas escolas e em casa. O psicopedagogo também se envolve na criação de programas e atividades que engajam professores no aprimoramento de práticas pedagógicas inclusivas e faz pesquisas constantes na intenção de auxiliar no avanço do conhecimento sobre aprendizagem.

Quais são as áreas de atuação do psicopedagogo?

As clínicas psicopedagógicas são os principais locais em que um profissional de psicopedagogia pode atuar. É possível investir em várias atividades que auxiliam em dificuldades específicas de aprendizagem. Desde a identificação das causas dessas dificuldades até a aplicação de estratégias de intervenção personalizada.

Por sua vez, eles também atuam na orientação de pais, responsáveis e até mestres de ensino a usar boas práticas para apoiar e oferecer o suporte necessário aos estudantes, seja em casa ou na escola. Aliado a isso, é possível monitorar continuamente o progresso do estudante ao longo do tempo e identificar precocemente possíveis desafios que o indivíduo enfrentará.

Além disso, o psicopedagogo também pode oferecer serviços em consultórios particulares, trabalhar no treinamento e desenvolvimento de profissionais de uma empresa, participar de equipes pedagógicas que focam em projetos de inclusão escolar, apostar em capacitações para professores e oferecer apoio à educação e o desenvolvimento de habilidades em projetos sociais e ONGs.

Como ser um psicopedagogo?

Primeiramente, é necessário cursar uma graduação em Psicopedagogia e adquirir os conhecimentos necessários que envolvem essa profissão. Além disso, é essencial trazer na prática tudo o que é aprendido com os mestres e doutores de ensino. Por isso, é fundamental apostar na integração em estágios e de práticas supervisionadas enquanto se dá procedimento ao curso.

Após a conclusão, é interessante se especializar em áreas específicas e ajudar aqueles ambientes que você tem mais afinidade. Por exemplo, âmbito escolar, hospitalar, entre outros. Aliado a isso, é necessário lembrar que existem requisitos específicos para se tornar um psicopedagogo licenciado e elas podem variar conforme a sua região.

Portanto, procure os órgãos reguladores da profissão e sempre busque por tendências e novidades da área para que você esteja atualizado das novas práticas e teorias em psicopedagogia. Desse modo você poderá desenvolver insights valiosos, enxergar oportunidades de trabalho e promover o bem-estar social, emocional e mental nos ambientes em que você trabalha.

Psicopedagogia: uma série de caminhos

O curso de Psicopedagogia é amplo e traz diversas possibilidades quanto ao processo de aprendizagem. Com a escolha de uma boa instituição, você tem a chance de atuar em vários pontos do mercado de trabalho, ampliando a oferta de oportunidades.

Portanto, seguir esse caminho pode abrir portas para você em diferentes possibilidades de atuação. Se você ama conhecimento e tem vontade de ajudar na formação de novas pessoas, este curso é para você.

Para tomar a decisão certa, conheça mais sobre o curso da EAD UniCesumar e descubra agora mesmo como se tornar o melhor profissional da área de Psicopedagogia.

Avalie este post

Comentários

Comentários