Você já ouviu o adjetivo “engenhoso”? Quando falamos assim, geralmente nos referimos a algo ou alguém inventivo, que traz soluções criativas para algum problema, não é? Essa é justamente a natureza dos vários tipos de Engenharias, como a Civil, a Mecânica, a de Software, etc.

Cada uma com sua especialidade, o que todas têm em comum é a construção de soluções para problemas da sociedade com um pouco de Ciências Exatas e um toque de criatividade. Por trás de grandes inovações da humanidade, como pontes, carros, robôs e até mesmo naves espaciais, estão os engenheiros.

Se você sonha em fazer parte do time dos “engenhosos”, vale a pena conhecer as graduações da área. Continue a leitura para conferir algumas!

Conheça 6 tipos de Engenharia

Existem mais de 30 tipos de Engenharia regulamentadas no Brasil. Essa grande quantidade de cursos existe por um motivo simples: com sociedades cada vez mais complexas, a formação dos engenheiros vai ficando mais direcionada. Assim, o profissional pode atuar em áreas que exigem um domínio teórico e técnico muito específico.

Apenas para que você se situe em relação à graduação, todas as Engenharias duram 5 anos e trazem um eixo comum com disciplinas de base das Exatas, como:

  • Geometría Analítica e Álgebra Linear;
  • Cálculo Diferencial e Integral;
  • Física Geral e Experimental;
  • Química Geral e Experimental;
  • Ciências dos Materiais;
  • Mecânica e Resistência dos Materiais;
  • Estatística e Probabilidade, entre outras.

Todas também têm em comum a exigência de estágio supervisionado para que o futuro profissional tenha contato prático com a área, além de um trabalho de conclusão de curso (TCC).

No mais, cada tipo de Engenharia tem suas matérias específicas. Por exemplo, a Civil traz aulas de Topografia e Instalações Prediais; a de Produção inclui disciplinas de Gestão de Qualidade; a de Software tem um eixo dedicado a Programação e Banco de Dados, e assim por diante.

Separamos 6 dessas áreas para você conhecer. Veja só:

1. Engenharia Civil

Aqui está a galera por trás da construção de prédios, estradas e pontes! Eles transformam projetos em obras concretas (literalmente) e fazem o mundo ficar mais urbano e organizado.

Os engenheiros civis combinam conhecimentos em Matemática, Física, Materiais de Construção e habilidades de Design para criar projetos seguros e eficientes.

Eles lidam com desafios que vão desde a análise de terrenos para garantir a segurança das construções até a gestão de projetos para cumprir prazos e orçamentos.

2. Engenharia Elétrica

A Engenharia Elétrica foca na eletricidade e nos sistemas eletrônicos, abrangendo desde sistemas de energia até dispositivos eletrônicos.

Os engenheiros elétricos lidam com a geração, transmissão e utilização de energia, desenvolvem sistemas de comunicação e trabalham em áreas como Eletrônica, Eletromagnetismo, Controle de Processos e Computação.

Eles são responsáveis por garantir que tudo, desde redes elétricas até aparelhos domésticos, funcione de forma segura e eficiente.

Com a preocupação cada vez maior com os impactos ambientais da matriz energética baseada em materiais fósseis, esses engenheiros também têm muito campo de trabalho no desenvolvimento e no aprimoramento de fontes alternativas de eletricidade.

3. Engenharia de Produção

Esses caras são os maestros da eficiência! Eles coordenam processos, otimizam a produção e fazem tudo funcionar dentro de uma empresa, inclusive as equipes. Trata-se de um Engenharia que dialoga não só com as Exatas, mas também com a Administração.

A ideia da Engenharia de Produção é integrar todos os recursos (materiais e humanos) para ter os melhores resultados. Ou seja, aplicar conhecimentos de Engenharia e Administração para maximizar a eficiência em ambientes industriais e empresariais.

4. Engenharia Mecânica

Desde carros turbo até robôs super avançados, os profissionais dessa área são os mágicos das máquinas. A Engenharia Mecânica concentra-se no design, fabricação e operação de sistemas mecânicos, máquinas e equipamentos.

Além disso, os engenheiros mecânicos também lidam com a concepção de sistemas térmicos, robótica, dispositivos médicos, e muito mais. Para tudo isso, aplicam princípios de Mecânica, Termodinâmica e Estrutura de Materiais para desenvolver soluções inovadoras para problemas complexos.

5. Engenharia Mecatrônica

A Engenharia Mecatrônica é como engenharia “turbinada”: ela é uma área híbrida, que combina conhecimentos da Mecânica, Eletrônica e Computação para lidar com o projeto, análise e manutenção de dispositivos e sistemas complexos que integram componentes mecânicos e eletrônicos.

Os engenheiros trabalham no design e na implementação de sistemas automatizados e robóticos, integrando componentes mecânicos e eletrônicos para criar produtos como veículos autônomos, dispositivos médicos avançados e robôs industriais.

6. Engenharia de Software

Por fim, os engenheiros de Software são os artistas dos códigos! Essa área é focada no desenvolvimento de sistemas, aplicativos e soluções de software. Nem precisamos ressaltar a relevância dessa profissão atualmente, não é? Afinal, vivemos uma sociedade cada vez mais digital.

Os engenheiros de software projetam, desenvolvem e mantêm programas e sistemas de computador, utilizando linguagens de programação e metodologias para resolver problemas, atender a necessidades específicas de negócios e criar soluções inovadoras para diversas áreas, desde Entretenimento até Saúde e Finanças.

Saiba por que estudar Engenharia na EAD UniCesumar!

A UniCesumar é uma universidade referência! Nós temos cursos de alta qualidade e, inclusive, graduações EAD na área das Engenharias com algumas das melhores avaliações do Brasil. Aqui na Uni, como costumamos falar carinhosamente, você conta com:

  • estrutura robusta — a Uni está entre os maiores grupos educacionais do país, oferecendo um amplo catálogo de cursos de graduação e pós-graduação e com unidades de apoio presencial espalhadas por várias localidades do país;
  • tecnologia e recursos modernos — temos plataformas online inovadoras, recursos digitais avançados e aulas interativas;
  • conteúdo pedagógico de alta qualidade — todos os cursos da Uni têm alta qualidade pedagógica, com materiais didáticos exclusivos e grades curriculares totalmente alinhadas às necessidades do mercado de trabalho;
  • corpo docente preparado — mais de 80% dos professores da Uni são mestres e doutores, com uma formação de excelência para poder contribuir ao máximo com o desenvolvimento de profissional de nossos estudantes;
  • foco na atuação prática — especificamente falando dos cursos de Engenharia, o destaque fica para o plano pedagógico direcionado para uma atuação segura e de qualidade na prática da profissão, com o desenvolvimento de habilidades e competências que fazem muita diferença na colocação no mercado.

E aí, gostou de conhecer esses 6 tipos de Engenharia? Como você viu, apesar de se dedicarem a campos do conhecimento específico, todos esses cursos têm em comum o potencial de resolução de problemas da sociedade. Se você gosta da área, certamente vai desenvolver uma profissão de grande valor social e ótima empregabilidade.

Então, inscreva-se no seu curso preferido e comece a construir uma carreira de sucesso!

Avalie este post

Comentários

Comentários