Unicesumar
Unicesumar

Maringá bate recorde de casos de Covid na primeira quinzena de janeiro, mostra Observatório Covid UniCesumar Codem

Levantamento aponta que a cidade registrou média de 406,43 casos diários nos primeiros 15 dias de 2022; número é 30% maior em relação ao pico anterior em março de 2020

Maringá bateu recorde e atingiu o maior número de casos de Covid-19 na primeira quinzena de janeiro de 2022 desde o início da pandemia. O levantamento do Observatório Covid UniCesumar Codem, divulgado nesta quarta-feira, 19, mostra que a cidade registrou média de 406,43 casos diários contra 23,67 nos últimos 15 dias de dezembro. O número é 30% maior em comparação com o pico anterior em março de 2020, quando a média era de 313,07 casos por dia.

O número de casos ativos segue em alta e a cidade também registra recordes seguidos nos últimos dias. Na terça-feira, 18, 6.809 pessoas estavam com a doença.

Na avaliação do coordenador do Observatório Covid UniCesumar Codem e diretor de pós-graduação da UniCesumar, Guaracy Silva, a média móvel de casos deve continuar em alta nas próximas três semanas. De acordo com as projeções do observatório (veja a íntegra do boletim), Maringá deve ultrapassar a marca de 90 mil casos de Covid-19 desde o início da pandemia em 17 de fevereiro.

Apesar do crescimento de casos, a média de mortes ainda registra estabilidade com uma pequena alteração em comparação com a última quinzena de dezembro. A média ficou em 0,57 na primeira quinzena de janeiro contra 0,20 no período anterior.

“As mortes, felizmente, continuam controladas. Analisando o gráfico com o comportamento dos casos e óbitos por Covid-19, fica bem claro que os casos disparam e a linha óbitos aumenta um pouco, mas continua com uma certa estabilidade”, afirma o coordenador do observatório, Guaracy Silva.

O boletim também registrou aumento nos últimos dias, principalmente a partir de 12 de janeiro, na ocupação hospitalar diária de leitos de UTI SUS exclusivos para Covid-19. Na terça-feira, 18, a ocupação chegou a 66,67%, a maior nos últimos 50 dias. Na edição anterior do levantamento, a ocupação era de 30,00%. Nos leitos de enfermaria exclusivos para o tratamento da doença, a ocupação segue em 100%.

Vacinação

O percentual da população que recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Maringá registrou uma pequena alteração de 81,67% no levantamento anterior, em 11 de janeiro, para 81,90% em 18 de janeiro. De acordo com o coordenador do observatório, Guaracy Silva, essa alteração de 0,23 ponto percentual está relacionada ao início da vacinação das crianças entre 5 e 11 anos na segunda-feira, 17.

Segundo ele, a imunização desse público ainda tem pouca representatividade nos dados apresentados. O número deve aumentar nas próximas semanas com a distribuição de mais doses para vacinação das crianças.

Na segunda dose, o percentual caiu de 75,87% para 74,55%. O coordenador do observatório explicou que a queda foi registrada devido a uma alteração no Vacinômetro da prefeitura. “Como a vacina da Jassen deixou de ser dose única e passou a ser duas doses, o total de imunizados caiu na última semana. Agora, quem tomou a Jassen tem que tomar a segunda dose”, disse Silva.

O destaque continua na aplicação da terceira dose, que segue em crescimento. O número de pessoas com o reforço vacinal aumentou cinco pontos percentuais e passou de 21,12% para 26,12%.

Sobre o Observatório 

O Observatório surgiu em março de 2020 com o propósito de monitorar a pandemia e subsidiar a tomada de decisões por parte de autoridades considerando diferentes interesses como a saúde da população e o impacto na atividade econômica. Representantes da UniCesumar e do Codem se reúnem semanalmente para avaliar e monitorar os indicadores da pandemia.

Além do coordenador Guaracy Silva, participam das análises as professoras Simone Bonafe (médica infectologista), Nancy Ferreira Silva (matemática), Solange Lopes (diretora do Centro de Biológicas e Saúde) e o analista de dados Icaro da Costa Francisco, todos da UniCesumar. Pelo Codem participam os executivos e empresários convidados.

O Observatório também convida para as reuniões representantes da Secretaria Municipal de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação e da Secretaria Municipal de Saúde.

Últimas notícias

Categorias