Estudantes da Itália, Polônia e Espanha realizam intercâmbio na UniCesumar

Os intercambistas Andrea Roeta, Agustin Vera Enguidanos e Natalia Zack estudaram durante um mês na UniCesumar

Organizar e aprimorar conhecimentos, descobrir novas culturas e idiomas em uma viagem cujo principal objetivo é o estudo, pode transformar a bagagem de vida de jovens que fazem do intercâmbio uma troca de experiências. Em busca destas novas vivências, os intercambistas Andrea Roeta, 25 anos, Agustin Vera Enguidanos, 20 anos, e Natalia Zack, 29 anos, estudaram durante um mês na UniCesumar de Maringá.

Por meio do intercâmbio médico-estudantil da IFMSA – International Federation of Medical Students Associations, uma organização que abrange associações de estudantes de Medicina do mundo inteiro, ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS) e à Organização das Nações Unidas (ONU), os intercambistas realizaram estágio na área clínica ou em pesquisa.

Durante o intercâmbio, o italiano Agustin Vera Enguidanos estagiou no Laboratório Interdisciplinar de Intervenção em Promoção da Saúde (LIIPS) da UniCesumar. O laboratório atende desde crianças até idosos em projetos com enfoque na melhoria de aspectos biopsicossociais de pessoas com sobrepeso ou obesidade e tratamento pós-covid-19.

“No intercâmbio na UniCesumar, pude colaborar e aprender no LIIPS. Conheci muita gente fantástica e visitei muitos lugares lindos em Maringá, enquanto vivenciava a verdadeira cultura brasileira. Foi um mês incrível que me ajudou a desenvolver muito minhas habilidades como estudante e futuro profissional”, destaca o intercambista Agustin Vera.

Já a polonesa Natalia Zack optou pelo estágio no âmbito da pesquisa e atuou dentro da Medicina Interna na área de Nefrologia. “Vim para Maringá por acaso, mas depois de passar um mês aqui, posso dizer honestamente que foi a melhor viagem que já fiz. Pessoas extremamente amigáveis e prestativas, campus bonito e moderno e professores que foram capazes de responder a qualquer pergunta. Estou muito feliz por poder estar aqui e espero voltar aqui em algum momento”, afirma.

Além do campus os intercambistas conheceram a Fazenda da UniCesumar que oferece atividades regulares que incluem todos os processos de criação animais - gado de corte e leiteiro - manejo do solo, plantio e colheita. Ambiente preparado para o ensino, a pesquisa e a extensão universitária, são oferecidas aulas práticas e teóricas e também períodos de estágio.

O espaço também contempla o núcleo de aprendizagem com empresas voltadas para o mercado, como o Haras, o Equine Hospital, laboratórios de reprodução animal e a criação e venda de animais da raça Wagyu - gado de corte originário do Japão e de carne nobre.