Depois de passar por Budapeste, na Hungria, Amsterdã e Haia, na Holanda, nos meses de agosto e setembro, o Circuito Internacional de Arte Brasileira, promovido pelo Colege Arte, de Belo Horizonte, chega a Maringá. A exposição, reunindo obras de 128 artistas brasileiros, estará à mostra no espaço de arte do Museu Cesumar de 11 a 24 de outubro.
O Circuito Internacional de Arte Brasileira é um evento realizado há 17 anos pelo Colege Arte e tem por objetivo democratizar o acesso aos bens de cultura, divulgando a arte brasileira em inúmeros países, principalmente no continente europeu.
Durante os 17 anos de realização, o evento já promoveu artistas brasileiros em países como Inglaterra, Espanha, Portugal, Áustria, Grécia, França, Itália, China, Tailândia, República Tcheca, Eslováquia, República Dominicana, Trinidad e Tobago.
Segundo a curadora geral do Circuito, Iolanda Gontijo, o maior orgulho dos organizadores é saber hoje que centenas de artistas passaram a viver dignamente da arte depois de participarem do circuito e dos movimentos culturais nele inseridos.
Dentre os 128 artistas brasileiros que participam dessa exposição com trabalhos de pintura em tela, fotografias e esculturas, estão os artistas maringaenses Francislaine Garcia, Alexandre Faila e Mateus Vinícius Martins. Suas obras foram selecionadas por meio de um concurso cultural promovido pelo Centro Universitário e Maringá dirigido a seus alunos e ex-alunos.
Segundo a curadora no Paraná, Deborah Kemmer, coordenadora do curso de Artes Visuais do Cesumar, o Circuito Internacional é uma "oportunidade real" para muitos talentos da arte contemporânea que às vezes se encontram escondidos e precisam de uma chance para divulgar seu trabalho e deslanchar.
"Hoje, muitos dos artistas lançados pelo Colege Arte comercializam suas obras inclusive no exterior", disse Deborah, ao lembrar que a mostra costuma ser visitada por machands e apreciadores de artes dos países por onde passa.
"em Maringá, nós estamos tendo o privilégio de encerrar pela terceira vez o Circuito Internacional de Arte Brasileira e esta é uma oportunidade imensa para que as pessoas venham apreciar e conhecer um pouco do que é produzido no Brasil todo pelos nossos artistas", comentou Deborah Kemmer.