O portal BioMedLib relaciona anualmente os 20 trabalhos científicos mais relevantes nas mais diversas áreas das Ciências Médicas. A lista deste ano da área de neuroendocrinofisiologia foi divulgada semana passada e traz em oitavo lugar o artigo "Transitory activation of the central and ovarian norepinephrine systems during cold stress-induced polycystic ovary in rats", de autoria Marcelo Picinin Bernuci, pós-doutor em Reprodução Humana e professor do Mestrado em Promoção da Saúde da Unicesumar.
O trabalho do professor Marcelo foi o primeiro a mapear uma via nervosa que parte do cérebro para os ovários e visa regular a função reprodutiva de mamíferos. Segundo o professor, quando hiper estimulada, como durante condições de estresses crônicos, essa via pode desencadear alterações no funcionamento normal dos ovários e culminar com a formação de cistos ovarianos, podendo afetar a fertilidade feminina.
Embora o estudo tenha sido realizado em animal, outros trabalhos subsequentes utilizando ovários humanos, apontam resultados que corroboram com os achados do professor Marcelo. "O estudo é relevante, pois explica como estresses crônicos podem influenciar negativamente a função ovariana e dar origem à síndrome dos ovários policísticos, uma das principais patologias responsáveis por infertilidade feminina", observou o pesquisador.
Os estudos do professor foram realizados durante seu doutorado na Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade do Chile. No ano passado, o artigo foi publicado em uma das revistas mais importantes da área, a Journal of Neuroendocrinology.