Adaptação no ambiente on-line EAD Unicesumar garantirá acessibilidade a deficientes visuais

Adaptação no ambiente on-line EAD Unicesumar garantirá acessibilidade a deficientes visuais

Ricardo Alexandre Vieira, do Conselho Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência de Maringá, foi voluntário no processo de adaptação do AVA

Foi pensando em uma ferramenta mais inclusiva que o departamento de Tecnologia da Informação (TI) da Unicesumar desenvolveu um sistema que garantirá mais autonomia de estudos aos alunos com deficiência visual da educação a distância.

Foram cinco meses de planejamento e execução da ferramenta, envolvendo a equipe de TI e pedagógica, além de um parceiro externo que colaborou com sua experiência de usuário. O sistema está em fase de testes sendo utilizado experimentalmente por um pequeno grupo de alunos que contribuirá para o seu aperfeiçoamento.

Os alunos com deficiência visual tinham o polo presencial como principal apoio em seus estudos, mas agora o acesso ao AVA poderá ser realizado sem a ajuda de terceiros. Neste ambiente, o aluno terá acesso às disciplinas, aulas gravadas e ao vivo, mural de mensagens, atividades, fóruns e materiais para download.

O gerente de Tecnologia da Informação da Unicesumar, Fabrício Lazilha, informa que este processo de adaptação faz parte do trabalho de acessibilidade da instituição. “Estamos sempre preocupados em cumprir as exigências do MEC, e a acessibilidade é uma delas. A melhoria do AVA faz parte deste processo e é um trabalho constante na Unicesumar”, enfatiza.

O vice-presidente do Conselho Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência de Maringá, Ricardo Alexandre Vieira, que possui deficiência visual, participou voluntariamente de todo o processo de adaptação do AVA, contribuindo com sua experiência de usuário. “Até então o portador de deficiência visual sempre tinha que ter alguém, que enxergasse, ao lado, para ajudar na navegação no AVA. Agora o aluno tem mais independência para acessar qualquer material”.

Últimas notícias

Categorias