Unicesumar
Unicesumar

Agência Megafone comemora dois anos no ar

Há pouco mais de dois anos, a então professora doutoranda Ana Paula Machado Velho e o estudante do 3º ano de jornalismo Gutembergue Lima se reuniam pela primeira vez para tratar da criação da agência de notícias Megafone. Mês passado a agência completou o segundo aniversário e vem se consolidando como um dos principais produtos do curso de Jornalismo do Cesumar. A data foi comemorada por professores e alunos do curso envolvidos no projeto.

Inicialmente chamada de Agência de Notícias Cesumar FM, o embrião do primeiro produto acadêmico do Paraná genuinamente representante do webjornalismo de 3ª geração foi arquitetado pela titular da disciplina de Novas Tecnologias da Comunicação. Logo mais tarde, a "Arquiteta da informação" defendeu sua tese de doutorado justamente baseada no projeto que já dava os primeiros passos para estrear na web. O sistema de gestão de conteúdo digital havia sido adaptado, traduzido para a língua portuguesa, testado e também fora batizado pela turma debutante com o nome de Agência Megafone.

Em 15 de agosto de 2007 foi publicada pela primeira vez a primeira home da Megafone. Naquela primeira edição entre os assuntos em destaque estavam uma reportagem sobre as dificuldades de acessibilidade para os deficientes em Maringá, uma matéria de serviço sobre um concurso de leitura para jovens e um artigo de opinião que alertava os pais para os perigos da publicidade de drogas ao alcance de crianças na internet.  A agência começava a construir sua identidade com o público e os aprendizes de jornalistas se engendravam no webjornalismo.

Hoje, cerca de 1.200 notícias publicadas depois, a Megafone se consolida como um produto de alta tecnologia e capaz de proporcionar aos estudantes uma experiência completa em redação para internet. A agência já é capaz de integrar na mesma narrativa texto, áudio, foto e vídeo. O vasto conteúdo armazenado na memória ilimitada da internet, como já previa o estudioso português Marcos Palacios, é semanalmente alimentado por equipes distintas de reportagem do 3º e 4º anos de jornalismo do Cesumar, que desde 2007 já está em sua terceira geração de webrepórteres.  A dinâmica de funcionamento da Megafone faz parte também da ementa das disciplinas de Agência de Notícias e Jornalismo e Internet.  

O projeto além de ter sido mencionado na tese de doutorado da professora Ana Paula Machado foi o tema de pesquisa de Carina Veltrini, Gutembergue Lima e Ricardo Andretto que apresentaram a experiência, a análise e a proposta de melhoria do sistema como trabalho de conclusão de curso. Isso rendeu o título de graduação e uma nota 9,8 aos três após aprovação da banca examinadora composta pelo editor de O Diário Online Marcos Galletti, a coordenadora do curso Cibele Abdo e pela orientadora Ana Paula.

O case de sucesso da Megafone só é possível graças ao empenho semanal de professores, técnicos e principalmente das equipes de reportagem composta por futuros jornalistas. A aventura de desvendar a autêntica redação da notícia em camadas, com os jargões e adaptações próprios da internet, mais que preparar os universitários para lidar com essa tecnologia logo mais tarde no mercado de trabalho, cumpre nobre missão. O trabalho deixa um legado para o curso de Jornalismo do Cesumar, que poderá continuar a ser aproveitado e aprimorado nos próximos anos, garantindo aos acadêmicos da instituição um sistema completo de redação online.

Últimas notícias

Categorias