A nutricionista Eloá Angélica Hoehnlein formada em 2007 pelo Cesumar está entre os 48 estudantes contemplados com bolsas de estudo stricto sensu (mestrado e doutorado) pelo Governo Federal devido ao desempenho nas provas do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) nos anos de 2007 e 2008.
Elóa teve a melhor nota do Enade no curso de nutrição no ano de 2007 e terá assim o direito de receber a bolsa de estudo, que foi instituída pela Portaria Normativa nº 9, publicada no Diário Oficial da União, no dia 27 de maio.
Os alunos beneficiados com as bolsas têm prazo de um ano para ingressar em programas de pós-graduação oferecidos por instituições de ensino superior (IES) e reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
De acordo com informações do MEC, após aprovados, os alunos deverão apresentar cópia do Boletim de Desempenho do estudante emitido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Os cursos de pós-graduação vão encaminhar solicitação de implementação de bolsa ao Inep e à Capes, órgão responsável pela avaliação dos cursos de pós-graduação no Brasil e pelas concessões de bolsas de estudo. A medida atende também aos estudantes já matriculados em cursos de pós-graduação. As bolsas terão prazo máximo de duração de 24 meses para o mestrado e de 48 para o doutorado.
A diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde do Cesumar, Solange Lopes, diz que aluna ao longo de todo o curso demonstrou comprometimento, mantinha uma rotina de estudo e era preocupada com a qualidade do aprendizado. Ela também destaca o fato de a aluna ter levado o Enade a sério e como uma oportunidade até de avaliar o seu aproveitamento no curso, ao contrário de muitos estudantes que ainda hoje rejeitam o exame.
Para a coordenadora do curso, Gersislei Salado, o desempenho da estudante demonstra que o curso está comprometido com as diretrizes curriculares do MEC, conseguindo também por meio de uma boa estrutura oferecer aos estudantes uma boa formação.