Alunos do curso de Design de Moda presencial da UniCesumar realizaram um projeto de extensão com alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) para “Confecção de Naninhas”, objeto feito de tecido, que se assemelha a um bichinho de pelúcia, para acalmar os bebês. No total, foram confeccionadas 100 naninhas que foram distribuídas a crianças hospitalizadas e internadas em alas do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Municipal de Maringá.
Segundo a coordenadora do projeto, Ana Paula Furlan, coordenadora e professora do curso de Design de Moda, as naninhas são confeccionadas duas vezes ao ano parte do material utilizado vem de doações de empresas parceiras. “Nossos alunos da graduação entram como monitores dos alunos adultos da Apae, que superam suas limitações ao aprender técnicas de costura e design. No momento da entrega, eles se sentem realizados por ver uma criança feliz com o trabalham que fizeram. É uma cadeia de boas ações”, conta a professora.
Projeto Costurando Sustentabilidade
A “Confecção de Naninhas” faz parte de um projeto maior da Vitru Educação, mantenedora da UniCesumar, na qual visa a realização de oficinas para a fabricação de Ecobags, Naninhas e Turbantes. As Ecobags serão distribuídas para os colaboradores da Vitru, trazendo a importância sobre a preservação do meio ambiente. Já as naninhas e turbantes serão entregues a crianças hospitalizadas em alas do SUS de Hospitais de Maringá.
Além das fabricações mencionadas, ao longo do ano, os adultos da Apae participam de oficinas mediadas pelos cursos de Gastronomia, Agronomia, Psicologia, para proporcionar o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Além disso, podem participar de atendimentos gratuitos nas clínicas de Odontologia, Psicologia, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Nutrição, entre outras, para que possam acompanhar a sua saúde e bem-estar.