Alunos de Artes Visuais decoram a pediatria do Hospital Municipal

Ontem à tarde (06) os alunos do curso de Artes Visuais, juntamente com a professora Deborah Kemmer, entregaram a ala pediátrica do Hospital Municipal de Maringá atendida pelo Projeto Revitalização dos Espaços Públicos com Arte. O trabalho foi desenvolvido no período de um mês por meio de mutirões, com a participação de 60 alunos do primeiro ano e seis estagiários do segundo.

Foram revitalizados cerca de 500 m² de paredes do hospital, com pinturas infantis, como: borboletas, ursos, árvores, esquilos, golfinhos, alfabetos, flores, pipas, petecas, abelhas e diversos desenhos. Os alunos também trabalharam com azulejo e montaram um mosaico em uma mesa da brinquedoteca, para que as crianças joguem xadrez. O objetivo da revitalização foi transformar o ambiente em um local bem mais agradável e alegre para as crianças.

A coordenadora do projeto, professora Deborah Kemmer, diz que o trabalho com as cores faz parte do projeto pedagógico do curso de Artes Visuais, e a revitalização ajudou a inserir os alunos na prática. Ê união dessas duas habilidades resultou em um trabalho maravilhoso que traz um bom retorno para a sociedade," comenta a professora.

A estagiária Rozeli Bocca ressalta que a maior satisfação é ver a alegria das crianças. "A gente vê no rostinho delas a curiosidade, a felicidade de ver os desenhos nas paredes. Eu acredito que a arte traz alegria, e pode até fazer com que eles esqueçam um pouco da dor."

Uma das psicólogas do Hospital Municipal, Rosimari Boer Antonio, diz que a revitalização ajuda as crianças a amenizar a tristeza do internamento, uma vez que as pinturas resgatam aspectos da infância, o mundo da fantasia, imaginação e criatividade, que são extremamente importantes para ajudar no processo de recuperação.

Argentina de Oliveira Botelho Eugênio foi voluntária do projeto e sente-se muito feliz pelo resultado do trabalho. "Foi gratificante saber que o trabalho agradou as crianças e teve um retorno imediato. Elas ficavam olhando e perguntavam se não iríamos pintar o quartinho delas, foi emocionante".

A paciente Emily, 11 anos, gostou dos desenhos. "Todos os desenhos ficaram bonitos, mais o que eu mais gostei foi ursinho, que fica no outro corredor."