Alunos de MBA Finanças ganham explicações sobre bolsa de valores

Consultor da Caixa explica como funciona e como aplicar capital na bolsa de valores

Os alunos do MBA de Finanças do Cesumar tiveram neste final de semana aulas com o consultor da Caixa Econômica Federal, Cláudio Lamara. Durante dois finais de semana, Lamara pôde explicar aos alunos como funciona a bolsa de valores.

Segundo Lamara, a principal dificuldade que as pessoas encontram é a falta de conhecimento sobre como funciona a  bolsa de valores e a maneira como o preço das ações é calculado. “Então como não há uma clareza muito grande sobre essa lógica que governa o funcionamento do mercado de capitais e como se chega ao preço das ações, as pessoas têm medo de colocar o seu dinheiro onde elas não conhecem, consequentemente a grande maioria da população brasileira tem medo de aplicar no mercado de capitais”, explica Cláudio.

A receptividade da turma impressionou o consultor, ao ver o grande interesse que o assunto despertou na classe. “As aulas de Cláudio Lamara vieram no momento certo. Eu comecei a investir na bolsa, estou querendo comprar ações e o que venho aprendendo tem me auxiliado muito na avaliação do preço da ação, na avaliação do mercado, e me ajudou na escolha da melhor ação para investir”, comentou o aluno Guilherme Caldeira Carneiro, de 24 anos.

Dejair Batista de Paula Júnior faz intermediações de compra e venda de empresas e é outro aluno de MBA de Finanças que ganhou segurança para investir na bolsa de valores. “Eu já conhecia um pouco sobre mercado de capitais, principalmente a parte de bolsa de valores, mas ainda não tive aquele desejo ou coragem de começar a investir. Sinto-me mais seguro, pois agora entendo um pouco mais, tenho mais confiança e segurança para investir”, assume Dejair, ao falar sobre as aulas.

Ao ser questionado sobre quais pessoas podem investir e o que é necessário, Lamara deixa a dica: Qualquer pessoa pode investir, a partir de 100 reais, 200 reais você já consegue aplicar no mercado de ações. É preciso estar atento com a corretora que você vai operar, pois o custo de corretagem pode ficar muito caro em relação ao investimento que vai ser feito.