Unicesumar
Unicesumar

Alunos de Medicina da UniCesumar em Corumbá iniciam atividades

Reunindo estudantes de diferentes partes do país, a turma inaugural do curso na região assistiu às primeiras aulas no dia 17 de novembro

Nos 30 anos de história, a UniCesumar tem se dedicado à missão de oferecer educação de qualidade para formar profissionais capazes de, por meio das próprias ações, transformarem a sociedade. Com essa premissa, a Instituição chega a Corumbá, onde algumas das questões do mundo já estão começando a ser respondidas: a turma inaugural do curso de Medicina iniciou as atividades no dia 17 de novembro.

De acordo com o reitor da UniCesumar, professor Wilson de Matos Silva, graduar-se em Medicina é uma conquista que requer coragem e determinação. “Este é um curso nobre, cuja missão é a de aliviar a dor e salvar as pessoas de enfermidades e da morte. Em plena era do conhecimento, uma instituição de ensino tem um papel fundamental para o desenvolvimento humano, econômico e social. Sem uma educação de qualidade, não há crescimento”, destaca.

A turma inaugural do curso é composta por pessoas com diferentes histórias. Luana França dos Anjos, por exemplo, é familiarizada com a região: nascida e criada em Campo Grande (MS), a estudante revela que o desejo de cursar Medicina vem da infância. “Minha mãe diz que eu sempre quis ser médica, desde pequena. Quando eu tive consciência do que seria escolher uma profissão, não conseguia me ver em outra vocação que não fosse a Medicina. Sempre quis ajudar as pessoas.”

O sonho se tornou realidade para além do que Luana esperava quando ela recebeu a notícia de que fora contemplada com a bolsa de estudos de 100%, por meio do Prouni. “Eu estava no meu trabalho quando recebi a notícia e comecei a chorar instantaneamente. Todo mundo me via com listas de exercício no trabalho e tive muito apoio dos meus colegas. Eu não tenho como pagar o curso, então foi muito emocionante mesmo.”

Os planos da estudante são muitos, mas o que os norteia é a intenção de ser, de fato, a resposta para as realidades de outras pessoas. “Eu nasci pobre, estudei e me criei na periferia. A melhor resposta que uma pessoa pobre pode dar ao mundo é ser estudioso e proporcionar uma vida melhor para toda a família e futuras gerações. Eu quero trabalhar na rede pública, atender as pessoas da forma que eu, por muitas vezes, não fui atendida”, destaca Luana.

No entanto, algumas pessoas virão de longe. Késia da Silva Monteiro, de 19 anos, é do Rio de Janeiro e viu o amor pela área da saúde se manifestar de muitas formas, desde a paixão por Biologia e Química até no cuidado com o próximo. “Sempre gostei de ajudar as pessoas e sempre quis ser a melhor do mundo nisso!”, relata.

Assim, ser aprovada em Medicina na UniCesumar foi a confirmação que Kesia precisava para iniciar esse sonho. “Foi algo muito feliz. Eu fiquei tão realizada... Foi uma loucura! Eu não sei quem ficou pior: eu ou meus pais. Por isso, eu serei a resposta paro mundo dando o melhor de mim nos estudos. Quero realmente fazer a diferença, e não ser só mais uma para somar”, reforça a estudante.

Outra pessoa que virá de longe para integrar a turma inaugural do curso de Medicina é Bruno da Silva Castro, maranhense de 18 anos. “Me senti muito feliz por ter sido aprovado no curso de Medicina da UniCesumar, por ser o curso que eu desejava em uma faculdade bem renomada”, diz.

Para Bruno, a resposta vem em forma de qualificação. “Pretendo ser a resposta para o mundo sendo diferente na profissão que vou exercer, inovando e buscando me reinventar todos os dias.”

A escolha pelo curso envolve muitas esferas, tanto coletivas quanto individuais. Cesar Augusto Machado de Moraes, de 26 anos, tem a Medicina em seu cotidiano desde sempre, pois a mãe é médica. No entanto, a vontade de trilhar o caminho na profissão surgiu após uma cirurgia de correção de miopia.

“Após esse procedimento, pude sentir na pele (ou melhor, nos olhos) o poder da Medicina na qualidade de vida”, conta o estudante. “A partir daí, e após muitas conversas com minha mãe, a vontade de me tornar médico e atuar para melhorar a qualidade de vida das pessoas só aumentou. A Medicina traz um retorno direto para o indivíduo que nenhuma outra profissão permite, e é isso que mais me motiva e inspira.”

Sobre ser a resposta para o mundo, Cesar diz o objetivo é atuar para melhorar o universo que estiver ao seu alcance. “Se uma pessoa voltar a enxergar, um osso for restaurado, ou se uma vida for salva, sei que atuei para melhorar o mundo desse indivíduo. Assim, de pessoa em pessoa, espalhando esperança e transformação, uma parte maior do nosso mundo seja diferente.”

O sonho da graduação é algo que pode ser realizado por pessoas de todas as idades. Aos 46 anos, Lucilene Rodrigues Dias é uma das residentes de Corumbá que integram a turma inaugural do curso de Medicina na região. Para ela, ser aprovada na UniCesumar foi um momento muito feliz, já que ela possui grande admiração pela área da Saúde.

“Quero ser uma pessoa que faça a diferença na sociedade, procurando fazer com amor e dedicação naquilo que estiver ao meu alcance”, reforça a estudante.

A UNICESUMAR EM CORUMBÁ

Representando um investimento em R$ 35 milhões, a chegada da UniCesumar a Corumbá foi possível após a aprovação do curso de Medicina pelo Ministério da Educação (MEC) . Para formar a turma inaugural, a Instituição realizou um processo de vestibular em setembro deste ano.

A UniCesumar disponibilizará aos alunos de Corumbá uma estrutura altamente tecnológica e inovadora para proporcionar o melhor aprendizado possível. O espaço inclui o Laboratório de Simulação Realística (SimuLab), uma marca registrada da graduação em Medicina da UniCesumar, bem como consultórios, biblioteca e laboratórios de anatomia, de clínica e microscopia.

Quando forem retomadas as atividades práticas do ensino presencial, a Instituição funcionará em um prédio na Rua Dom Aquino, 903 (Centro), com mais de 3 mil m². No entanto, a UniCesumar terá sede definitiva na rua Pedro de Medeiros, no bairro Popular Velha, dentro do Parque Urbano Zumbi dos Palmares, ao lado da sede do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Neste espaço, serão aproximadamente 7 mil m² dedicados ao universo do conhecimento.

Últimas notícias

Categorias