Alunos de Moda da UniCesumar produzem máscaras infantis para doar a projeto social

Ao todo, foram confeccionadas 300 máscaras como atividade da disciplina de Estágio Interno; entrega ocorreu no dia 17 de julho

Neste período de pandemia, o trabalho desenvolvido por alunos da UniCesumar em disciplinas práticas tem sido direcionados a contribuições sociais. É o caso dos alunos do 5º semestre do curso de Moda, que produziram 300 máscaras infantis para serem doadas às crianças do Cenita, um projeto que oferece, em período de contraturno, atividades como judô, teatro, aula de inglês, reforço escolar, música, balé, artesanato e terapia em grupo. A entrega das máscaras ocorreu no dia 17 de julho.

As máscaras foram produzidas como atividade da disciplina de Estágio Interno, na qual os alunos desenvolvem um projeto social por meio da criação e doação de um produto. Nesse sentido, as máscaras foram produzidas com a modelagem adaptada ao rosto de crianças. Segundo a coordenadora do curso de Moda da UniCesumar, Ana Paula Furlan, o projeto envolveu também critérios que compõem um trabalho de moda: a montagem de painéis semânticos, criação de tema e a produção dos itens customizados e comerciais.

“O estágio é uma disciplina de peso para desenvolver esse tipo de atividade prática com base nas teorias do design social que os alunos aprendem em sala de aula: desenvolver produtos que possam atender a comunidade ou traçar melhorias na sociedade”, explica a professora, enfatizando o crescimento que essa atividade oferece aos alunos. “É uma oportunidade de articular a teoria à prática, ainda mais em momentos em que a solidariedade precisa estar em alta. Não formamos um aluno só academicamente, mas também como um ser humano melhor. Para quem vai receber, é de grande valia. Além de conhecer o trabalho dos alunos, o auxilio nesse momento é muito bem-vindo.”

Para Maria Fernanda Schmidt Doneda, uma das alunas que participaram da atividade, a produção das máscaras foi prazerosa por um motivo especial: o amor dela por crianças. “Quando fazemos algo e nos doamos por completo, o trabalho sai mais fácil e o processo criativo se torna algo excepcional. Além de que ver o resultado final traz um orgulho único, principalmente sabendo o destino das máscaras. O sentimento é grandioso”, diz.

De acordo com uma das voluntárias do projeto Cenita, Celia Jaloto, ações como essa são muito bem-vindas, pois o envolvimento entre as crianças e os alunos universitários traz benefícios para ambos. “Os alunos têm a oportunidade de conhecer um mundo totalmente diferente por meio das crianças e as crianças podem sonhar por meio dos universitários. É realmente uma troca maravilhosa!”