Uma vez por semana alunos do 3º ano matutino de Direito do Cesumar estão indo ao Colégio Independência, em Sarandi, fazer palestras para alunos do Ensino Médio. Orientados pela professora Cássia Beraldo, eles estão desenvolvendo o "Cidadão Nota 10", um dos vários projetos inscritos no Prêmio ODM Universidade, promovido pelo PNUD , com o objetivo de estimular ações de melhoria de qualidade de vida e desenvolvimwento sustentável na região.
O "Cidadão Nota 10" consiste em orientar os alunos sobre seus direitos individuais e coletivos garantidos na Constituição Federal. Os 400 jovens do 2º e 3º anos do Ensino Médio atendidos pelo projeto assistem a palestras sobre Direitos Políticos, Direitos do Consumidor, Violência Doméstica, a Lei Maria da Penha e recebem ainda orientações de como tirar o CPF, requerer a carteira de trabalho ou fazer a carteira de identidade.
De acordo com a orientadora do projeto, professora Cássia Beraldo, uma das preocupações maiores é ajudar a escola a reduzir a violência entre os jovens. "Temos explicado a eles que é possível usar o caminho da lei para solucionar os seus problemas, em vez de procurarem os seus próprios meios."
Segundo Cássia Beraldo, os professores do Colégio têm dado apoio irrestrito ao projeto. "Um dos mais entusiasmados é o professor Adauto da Silva, lutador incansável no combate à violência na escola. O professor tem desenvolvido vários projetos, na tentativa de integrar os alunos, estimulando os relacionamentos extraclasse, entre eles e com a comunidade", conta a professora.
Atuam no projeto os alunos Diógenes Pepinelli, Aline Araújo, Paula Bernardelli, Edlúcia Wrubel, Érika Amaral, Angelita Franzin e Renata Silva. Os dois próximos encontros do grupo com os alunos do Colégio Independência serão nesta quinta-feira, das 7h30 às 9 horas, com a turma da manhã e das 19h10 às 20 horas, com a turma da noite.