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RECOMENDE:

EAD - Central de Ajuda e Dúvidas Técnicas

Dúvidas Acadêmicas


O que são Atividades Complementares?

As atividades acadêmicas complementares são componentes do Projeto Pedagógico de cada curso e cumprem dois objetivos:
1. Estimular a prática de estudos independentes, objetivando uma progressiva autonomia profissional e intelectual do estudante;
2. Possibilitar o registro de conhecimentos, habilidades e competências, adquiridas fora do ambiente escolar, inclusive as que se refiram à experiência profissional, que sejam relevantes para à área de formação.

Quais atividades podem ser consideradas?

São consideradas atividades complementares: monitorias, visitas monitoradas, estágios extracurriculares, iniciação científica, participação em projetos de pesquisa e de extensão, participação em eventos científicos (seminários, simpósios, congressos, conferências, entre outros), certificação em cursos de extensão, matrícula em disciplinas oferecidas por outros cursos (do Cesumar ou de outra instituição), publicação de produção científica e outras atividades definidas, reconhecidas, supervisionadas e homologadas pelos Colegiados de Curso.

Dúvidas Financeiras


Como solicitar prova de dependência ou de adaptação?

Para fazer esta solicitação, você deve acessar o aluno online, serviços web, inserir a quantidade do serviço desejado, confirmar, selecionar as disciplinas, "preencher". Caso não esteja disponível o campo "preencher", entrar em contato com a Secretaria.

Pedido para desconsiderar boleto de prova substitutiva, prova de dependência, prova de adaptação, xerox de prova e solicitação de documentos gerados em duplicidade

Em caso de boletos que foram emitidos, mas não foram pagos e nem utilizados, ou mesmo boletos em duplicidade, deverá entrar em contato com a Tesouraria para que seja dada a baixa.

Gerar novo boleto com data atualizada

A Instituição não reemite boleto de parcelas vencidas. Até o dia do vencimento, o boleto pode ser pago em qualquer local que realize a leitura de código de barras.

Até 30 dias após o vencimento, o pagamento somente poderá ser feito nas agências do Banco Santander. Caso não tenha Banco Santander na cidade, o aluno deverá entrar em contato pelo SAE informando a data prevista para depósito e, então, será informado o valor atualizado e os dados bancários para pagamento por meio de depósito identificado no Banco do Brasil.

Pedido para desconsiderar boletos gerados após trancamento/cancelamento

Ao realizar o trancamento/cancelamento de matrícula até o próximo vencimento, ou seja, dia 10, o aluno fica isento de pagar as outras mensalidades.

É preciso estar adimplente para pedir trancamento/cancelamento?

Todos os alunos podem pedir o cancelamento de matrícula. O aluno que possui pendências financeiras deve entrar em contato com o setor de Análise de Créditos para sanar seus débitos.

Alteração de data de vencimento da mensalidade

A instituição não altera a data do pagamento da mensalidade. Para obter o valor do desconto de pontualidade, siga as instruções contidas no boleto.

Preciso digitar a senha ao pagar com cartão Visa?

O pagamento efetuado com cartão deverá seguir os procedimentos normais da operadora, inclusive com a informação de senha.

O pagamento com Cartão Visa pode ser realizado em qual modalidade: Crédito ou Débito?

O pagamento por Débito só é permitido para cartões emitidos pelos bancos Bradesco, HSBC e Itaú. O pagamento por Crédito é possível por qualquer cartão Visa.

Pedido de desconto e bolsa

Todas as solicitações de benefícios/descontos devem ser feitas por requerimento no polo. Nos casos de benefícios convênio/empresa, deve ser anexada uma declaração de vínculo.

Pedido de declaração de rendimentos para fins de IR

Acesse no Ambiente Online o link "Impressão de Documentos". Na opção "Declaração de Rendimentos Pagos", selecione o ano e clique em "Emitir".

O sistema apresentou a mensagem "Operação Não Permitida". O que devo fazer?

Quando aparece a mensagem "Operação Não Permitida", o aluno deve entrar em contato com o banco emissor do cartão.

Em qual navegador posso realizar o pagamento com Cartão Visa?

A versão 8 do Internet Explorer não possui suporte para o pagamento. A operação pode ser feita nas versões anteriores (6 ou 7) do Internet Explorer ou por outro navegador (Mozilla Firefox, Chrome, Opera).

Transmissão de Aula


Meu vídeo fica travando!

Uma boa recepção das aulas ao vivo ou por demanda depende de alguns fatores. A Unicesumar transmite as aulas para um datacenter localizado na Locaweb em São Paulo - SP, Softlayer em Dallas nos Estados Unidos e CDN Akamai. Assim, quando nos conectamos em uma aula (ao vivo ou por demanda), o vídeo a ser acessado está disponibilizado neste datacenter.

O que pode contribuir para que as aulas fiquem travando?
Velocidade da conexão: Você precisa estar utilizando uma Internet banda larga de no mínimo 2 Mbps. Esta velocidade de conexão é o mínimo necessário para que o vídeo possa ser acessado do datacenter da Locaweb. Cuidado! Um link ADSL de 2Mbps não disponibiliza esta mesma taxa real, ou seja, um link ADSL de 2Mbps geralmente disponibiliza em torno de 200 Kbps de taxa real. Outra questão importante é não permitir que outros aplicativos sejam utilizados durante uma aula e, assim, concorram com o seu link. Exemplos são programas de download (Torrent), MSN, Youtube, entre outros.

Verifique também se seu link de Internet não é compartilhado com outros usuários. Isto certamente diminuirá a banda disponível. Existem alguns sites que fazem o teste de velocidade da sua conexão com a Internet. Se o problema for a velocidade de conexão, a solução é contratar um link de maior velocidade. Problema de Rota entre o seu provedor e o Datacenter: Em alguns casos, o Modem pode estar utilizando uma Rota congestionada. Rota é o caminho que o seu modem utiliza para acessar nossos servidores. Quando este caminho passa por muitos roteadores intermediários ou a rota está congestionada, atrasos na entrega dos pacotes causam travamentos. Nestes casos, é recomendado que se reinicie o modem; para que, quando o mesmo retorne, faça o acesso por uma nova Rota que, por sua vez, poderá fazer um caminho diferente do anterior.

Assim, o problema poderá ser resolvido. Caso o problema ainda persista, entre em contato com seu provedor de acesso e informe-o. Programas que podem bloquear o acesso ao vídeo: Alguns programas anti-vírus, como o Kaspersky, podem provocar travamentos do vídeo. Outro ponto que merece ser verificado são as atualizações automáticas do Windows, assim como se o Firewall está ativado.

Caso esteja utilizando o WebClass Light para assistir às aulas, é importante utilizar sempre cópias originais do Windows para evitar que as atualizações automáticas atualizem a versão do Windows Media Player e você tenha problemas de acesso aos vídeos. Restrições de rede: Muitos alunos assistem às aulas nas empresas em que trabalham.

Pode ocorrer de o administrador de rede da empresa programar regras de segurança que bloqueiem o acesso a vídeos. Caso venha a assistir às aulas na sua empresa, consulte antes o administrador de redes para verificar esta restrição, assim como a velocidade de conexão da Internet.

Como irei assistir às aulas via Internet?

As aulas são transmitidas via Internet pelo sistema WebClass. Para que este sistema possa ser utilizado, é necessário instalar o plugin Microsoft Silverlight. Ao abrir uma aula, automaticamente o sistema verifica se seu computador já possui este plugin instalado. Caso seja verificado que seu computador não o tenha instalado, será solicitada a instalação, que é simpes e rápida.

Informações sobre o acesso com Internet via Rádio

Os usuários de conexões via rádio reportam problemas devido à grande variação de sinal do sistema utilizado, baseado em antenas e postos de repetição de sinal, o que ocasiona perdas de sinal e travamento no vídeo. Ao se deparar com estas dificuldades, entre em contato com seu provedor para um ajuste nas antenas e revisão do equipamento, visando melhorar a qualidade da conexão com a Internet.

Acesso via Internet discada

O acesso à Internet por linha discada tem uma largura de banda de no máximo 56 Kbps, uma quantia muito baixa em relação ao acesso via ADSL ou outros tipos de conexão. Conexões discadas poderão fornecer taxas de transferência entre 5,6 a 6,7 kbps aproximadamente, sendo que esta taxa não é suficiente para assistir aulas (ao vivo ou por demanda). O acesso a aulas via Internet discada irá apresentar travamentos contínuos, impossibilitando a visualização.

Preciso ter uma Internet muito rápida para assistir às aulas?

A velocidade mínima de Internet recomendada para assistir aulas ao vivo ou por demanda é de 2MB. Velocidades inferiores poderão ocasionar travamentos no vídeo.

Não consigo baixar o plugin Silverlight

Você pode encontrar dificuldades em baixar o Silverlight caso seu computador esteja com o vírus Conficker. Este vírus bloqueia o acesso ao site da Microsoft, que é onde o plugin Silverlight está hospedado. Para resolver este problema, é necessário remover o vírus utilizando a ferramenta de remoção criada pela Microsoft. Clique aqui para baixar o programa que remove o Conficker.

Informações sobre o acesso via Modem 3G

A utilização de acesso à Internet por celular ou modem 3G não é recomendada devido à grande variação de velocidade da conexão. Os alunos que utilizam este tipo de conexão têm enfrentado problemas ao assistir as aulas. Em locais sem cobertura do sinal 3G, utiliza-se a rede GSM, a qual tem velocidade muito baixa e, consequentemente, não compatível com o mínimo requerido.

Como calculo a velocidade da minha Internet?

Existem vários sites que possibilitam calcular a velocidade de sua Internet, trabalhando da seguinte forma: Quando você inicia o teste, um arquivo é transferido e, juntamente ao início da transferência deste arquivo, é iniciado um cronômetro que para quando o arquivo for completamente transferido. Tendo estes dados, é feito o cálculo simples de tamanho do arquivo (kb) sobre tempo (s), gerando a notação kbps (kilobit por segundo) que é mostrada para você.

Informações sobre o acesso via Internet sem fio (Wireless)

Da mesma maneira que o acesso via 3G, os links por wireless também podem sofrer variação de sinal; causando os travamentos ou os incômodos bufferings.

Não conseguiu resolver seu problema?


Caso a resposta que você procura não esteja nesta página ou não tenha conseguido ainda resolver seu problema, em assistir às aulas seguindo nossas recomendações, por gentileza procure nosso setor de suporte.

Horário de Atendimento:
Segunda a sexta das 09h às 12h e das 13h30 às 22h.
Sábados das 08h às 12h.
Telefone: (44) 3027-6363

Dúvidas Frequentes

A Unicesumar investe na melhoria da qualidade do Ensino a Distância, sempre atendendo às necessidades e anseios da região. Para auxiliá-lo no seu  desenvolvimento educacional, você pode verificar, abaixo, informações importantes para melhorar a qualidade das suas aulas via Internet. Conheça também a área de dúvidas frequentes.

SAE

O Sistema de Atendimento Eletrônico (SAE) é um importante canal de comunicação com nossa instituição.

Registre suas dúvidas/reclamações/sugestões selecionando a área de atendimento, o assunto e, não se esqueça, de especificar no campo "solicitação" os detalhes para que possamos dar retorno com maior rapidez.

Depois do registro, acompanhe o seu atendimento por aqui, clicando sobre a solicitação desejada e, em seguida, no botão "visualizar solicitação". Lembre-se de que o SAE é um importante canal de comunicação para tirar todas as suas dúvidas.