No dia 30 de novembro é comemorado o Dia do Teólogo. A equipe elaborou um material com informações do curso. Vamos conferir?

O que é Teologia?

Etimologicamente, Teologia é a junção de dois termos gregos: Theós + logia = Deus + estudo. No caso da palavra grega logia, seu significado expressa “saber”, “ciência”. E Théos significa Deus. Portanto, etimologicamente, Teologia é “um discurso, um saber, uma palavra, uma ciência de/ou sobre Deus”. Ou seja, Teologia é expressar através da palavra o conceito que se faz do Deus vivo no pensamento humano. Um curso de Teologia desperta nos futuros teólogos e teólogas uma vida espiritual integral de comprometimento com o saber bíblico-teológico para servirem à evangelização, à pastoral, à pesquisa e ao diálogo da Igreja com a sociedade, nos diferentes aspectos: biossociais, político-econômicos, éticos, multiculturais, científicos e educacionais, propondo caminhos de diálogos para a transformação da sociedade pós-moderna. Em casos vocacionais, serve como preparação para o ministério pastoral e capacitação missionária.

Qual a importância da Teologia no mundo?

A Teologia tem contribuído de forma decisiva na formação e capacitação de pessoas para o desenvolvimento de atividades relacionadas aos serviços religiosos, sociais e humanitários. A história social revela a forte disposição do ser humano pela busca de respostas de natureza espiritual; o que indica que a busca pelo Sagrado se faz presente, de forma marcante e isso pode ser percebido nas mais diversas manifestações de grupos humanos na cultura contemporânea. Nesse contexto, a Teologia se propõe discutir, em diferentes níveis educacionais para a compreensão do ser humano, não apenas na relação com o Sagrado, mas também nos modos pelos quais as representações de Sagrado interferem nos vínculos interpessoais, na construção de projetos de vida e na relação do ser humano com os acontecimentos mais significativos do cotidiano.

Quais são os temas abordados no curso?

No curso, diversos temas são abordados, como Teologia Bíblica, Missões, Línguas Bíblicas, Liderança, Aconselhamento, Teologia Pastoral, Preparação de Sermão, Teologia Sistemática, História do Cristianismo etc.

Quais são as áreas de atuação para um graduado em Teologia?

O profissional desta área tem uma gama de oportunidade, como:

  • Liderança eclesiástica e ministerial (igrejas, pastorais e ministérios);
  • Agências missionárias e/ou humanitárias;
  • Capelania hospitalar, empresarial, escolar, militar, prisional, esportiva e em plataformas marítimas;
  • Docência no Ensino Teológico e áreas afins das humanidades;
  • Promotores de políticas públicas;
  • Editoras, na produção de revistas e livros voltados para a religião;
  • Atividades em ONGs de atendimentos religiosos, sociais e humanitários;
  • Desenvolvimento de pesquisas nas áreas de Teologia, Ciências das Religiões e afins.

 Qual é a diferença entre Teologia e Ciências da Religião?

A distinção entre Ciência da Religião e Teologia não está no objeto de estudo, mas na maneira de abordá-lo. Resumidamente, concluímos que os teólogos são religiosos especialistas, enquanto os cientistas da religião são especialistas em religião e em fenômenos religiosos. A teóloga e o teólogo precisam ter: a fé-palavra, a fé-experiência e a fé-prática, pois a Teologia se faz em função da fé que se tem no sagrado, dentro da tradição cristã, ou mesmo no objetivo de tentar alcançá-la. Já as Ciências da Religião pesquisam comparativamente as tradições religiosas e suas formas de expressar o ser divino.

Teologia a distância é na Unicesumar!

Confira mais informações no nosso site.

Teologia

 

Avalie este post

Comentários

Comentários