Fazer uma faculdade é um sonho um pouco distante devido ao seu orçamento familiar? Saiba que uma bolsa do Prouni pode mudar esse cenário.

As bolsas parciais e integrais desse programa do Governo Federal são benefícios que estão mudando a vida de milhões de brasileiros. E você pode ser o próximo!

Foi pensando nisso que preparamos este post! Vem com a gente para saber mais sobre essa iniciativa e descobrir como uma bolsa do Prouni também pode mudar a sua vida para melhor!

O que é o Prouni?

O Prouni (Programa Universidade para Todos) é uma iniciativa lançada pelo Governo Federal em 2004. Seu objetivo é facilitar o acesso de brasileiros com uma renda familiar baixa ao Ensino Superior.

Para isso, o programa concede bolsas de estudos parciais e integrais para cursos de graduação e cursos sequenciais de formação específica para estudantes que ainda não conquistaram um diploma de nível superior.

cta5

Como é o acesso dos estudantes ao Prouni?

Em breve resumo, você deve ter feito o ENEM no ano anterior, ter o perfil exigido pelo programa e se inscrever pela internet nas datas informadas no edital. Caso seja selecionado, é só atender às solicitações e seguir as orientações realizadas pela instituição de ensino superior.

Ao final do processo seletivo na instituição em que foi selecionado, você assina o Termo de Concessão de Bolsa e pronto! Passa a ser um universitário beneficiado com uma bolsa do Prouni e já pode iniciar os estudos na faculdade particular.

Para saber se você tem o perfil do público-alvo do programa, acesse o site oficial do Prouni e leia todas as informações disponíveis. Fique de olho nas datas de inscrição e leia atentamente o edital do semestre vigente. Nesse documento, você vai encontrar todas as regras e orientações sobre o programa.

Qual a importância do curso de nível superior?

Ao falar de Prouni é impossível não ressaltar a importância de uma graduação. Uma formação de nível superior é essencial por diversos fatores.

O desenvolvimento profissional, por exemplo, é um dos principais. Ao fazer uma faculdade, você se prepara para exercer uma profissão na área escolhida e encontrar melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Afinal, profissionais com um diploma de nível superior recebem uma remuneração maior em comparação aos profissionais formados apenas no Ensino Médio.

Uma bolsa do Prouni vai aumentar suas chances de uma boa colocação no mercado

E quais são os benefícios disso?

Com melhores oportunidades e maior rendimento, você poderá tirar do papel sonhos antigos, mudar a sua vida e a da sua família para melhor. Aquele carro que vai ajudar você a se locomover pela cidade mais rapidamente ou a tão sonhada casa própria, por exemplo, ficam muito mais próximos de se tornarem realidade.

Um outro fator é o desenvolvimento pessoal que você vai ter ao longo dos estudos. Afinal de contas, você é o único encarregado por seu desempenho na faculdade.

Você não vai ter professor pegando no seu pé para verificar os trabalhos feitos ou a secretaria determinando as disciplinas de todos os semestres, como acontece no Ensino Médio. Essas e outras decisões são suas!

Como resultado dessa liberdade que a faculdade oferece, é normal que você mude e fique mais responsável, maduro e comprometido. Desenvolvendo essas características, você vai se tornar uma pessoa melhor e chegar mais preparado para lidar com os desafios do mercado de trabalho.

Como uma bolsa do Prouni pode mudar sua vida?

Antes de entrarmos em detalhes nos benefícios, é importante conhecer os números do Prouni!

Você sabia que o programa já beneficiou mais de 1,9 milhão de brasileiros? E que 70% dos estudantes beneficiados receberam uma bolsa do Prouni integral? Isso mesmo! Até 2016, diversos brasileiros mudaram de vida!

Muitos dos estudantes beneficiados são os primeiros integrantes da família a entrar na faculdade. Isso é um fator poderoso para influenciar os parentes próximos e distantes, assim como amigos e colegas.

Com um bolsa do Prouni, você vai ter acesso ao Ensino Superior e aproveitar todos os benefícios que acabamos de ver no item anterior. Ou seja, ter mais oportunidades de trabalho com uma remuneração maior, além de poder seguir carreira em uma empresa ou área que sempre sonhou em trabalhar.

Se tem espírito empreendedor, pode montar seu próprio negócio com todo o conhecimento adquirido na faculdade. Afinal, ser funcionário não é o único destino possível de quem já é graduado.

A faculdade também apresenta o empreendedorismo ao aluno e o prepara para dar os primeiros passos no mundo dos negócios.

Mas não é só isso! Com um diploma de graduação, você também pode prestar concursos para ocupar cargos públicos e mudar a vida dos brasileiros da sua cidade, do seu estado ou de todo o país. Quem tem esse chamado para a vida pública pode concorrer a uma bolsa de estudos para cursar Gestão Pública, por exemplo.

Estude com uma bolsa do Prouni

Percebe como uma bolsa do Prouni é vantajosa e tem o poder de mudar vidas? Se você atende aos critérios do programa, não deixe de se inscrever para concorrer a uma bolsa parcial ou integral!

Agora que você já sabe como o Prouni pode mudar seu futuro, que tal conferir os cursos de graduação a distância da Unicesumar antes de se inscrever para concorrer a uma bolsa de estudos?

cta4

Avalie este post