Você já sabe que a prova do Enem é um dos exames mais aguardados e importantes da vida estudantil de milhões de brasileiros, não é mesmo?

Assim como você, muitos outros estudantes procuram se preparar da melhor maneira possível para ter um bom rendimento na prova. Essa preparação deve acontecer durante todo o ano para você ficar tranquilo e chegar relaxado na prova do Enem.

Nada de ficar estudando, estudando, estudando e esquecer de diversos hábitos e práticas que podem turbinar sua preparação. Para você fazer a prova sem estresse, preparamos este post!

Continue a leitura e confira algumas dicas que vão ajudar você a chegar despreocupado e confiante na prova do Enem!

1. Exercite-se nos meses que antecedem a prova

Isso mesmo! Para não pirar de tanto estudar e garantir dias de prova tranquilos, começar a preparação meses antes do Enem é fundamental.

Você provavelmente já ouviu inúmeras vezes como a prática regular de exercícios é benéfica para a saúde, não é mesmo?

Se já tem esse hábito, parabéns! Você está no caminho certo para se dar bem na prova. Os exercícios melhoram o sono, o humor e combatem o estresse.

Se você está sedentário, inclua pelo menos uma caminhada diária na sua rotina. Essa atividade deixa o cérebro mais saudável, diminui a sonolência, afasta a depressão e aumenta a sensação de bem-estar.

cta-tempo-enem-1

2. Medite durante a preparação para a prova do Enem

A meditação é poderosa para tratar o estresse típico da preparação para a prova do Enem e combater a insônia, por exemplo. É um exercício que trabalha nosso foco e concentração, visa proporcionar o relaxamento físico e equilibrar nosso psicológico.

Percebe como ela é uma ótima prática para conseguir chegar tranquilo na prova do Enem?

O foco e a concentração são essenciais para o vestibulando, e o equilíbrio emocional é uma das chaves para o sucesso no exame. Afinal, se você deixar o nervosismo tomar conta, dificilmente conseguirá fazer a prova com tranquilidade.

“Mas vou ter que sentar em posição de Buda por horas e esvaziar minha mente por completo?”

Nada disso! Essas ideias são associações comuns à prática meditativa, mas a verdade é que a realidade é outra.

Vinte, quinze, dez, oito ou até mesmo um minuto de meditação pode fazer a diferença e deixar você mais calmo.

Ainda está com um pé atrás?

Então, não deixe de fazer um teste para meditar em um instante e conferir o poder dessa prática!

3. Saia com seus amigos na semana anterior ao exame

Na semana que antecede a prova do Enem, estudar ainda mais só vai deixar você uma pilha de nervos! Fazer a prova estressado e inseguro não é o que você deseja, certo?

Portanto, pare de estudar intensamente nesses dias tão próximos ao exame. Entre em contato com seus amigos e marque uma saída para conversar, se distrair e se divertir. Isso é fundamental para espairecer e chegar relaxado na prova do Enem.

“Mas vou me sentir culpado por não estar estudando! Tenho que estudar ou não vou passar!”. Se você pensa assim, abandone essas ideias.

Veja a saída como uma recompensa por todo o seu esforço e aproveite cada momento ao lado dos seus amigos.

Insistir em estudar vai aumentar o seu desgaste e prejudicar o seu rendimento no exame. Imagine encarar todas aquelas horas de prova quando você já está cansado e esgotado de tanto estudar. Horrível, concorda?

Portanto, lembre-se de que ter qualidade de vida nos estudos para o Enem é fundamental para um bom resultado.

Uma das melhores maneiras para chegar relaxado na prova do Enem é ter boas noites de sono nos dias que antecedem o exame

4. Durma bem nas vésperas do exame

Chegaram os dias tão temidos! É a hora do tudo ou nada. Por isso, dormir bem é crucial.

Procure dormir o mínimo necessário para o seu organismo descansar e se recuperar. Se você recarrega as energias em 6 ou 8 horas, programe-se para dormir esse período de tempo.

Uma boa noite de sono vai potencializar seu desempenho, acredite!

Logo, nada de dormir demais ou de menos.

Faça um pequeno ritual para descansar bem: não beba nenhuma bebida estimulante, como energéticos e guaraná em pó, elimine os ruídos que podem interferir no seu sono, diminua ou apague as luzes do quarto e não use o smartphone na cama.

5. Tenha uma boa alimentação nos dias da prova do Enem

Não se esqueça da alimentação saudável, combinado? Nada de chegar de barriga vazia para fazer a prova!

Lembre-se do que nossas mães e avós sempre dizem: “saco vazio não para em pé”. Se você não se alimentar, não terá energia suficiente para fazer uma boa prova!

Mantenha a distância dos biscoitos recheados, refrigerantes, salgados ou qualquer outro tipo de alimento refinado ou gorduroso, ok?

É claro que esses lanches são superpráticos para levar, mas acredite: eles podem prejudicar toda a sua preparação.

Bebidas e alimentos açucarados e gordurosos são pobres em nutrientes e deixam você com mais fome. Além disso, eles afetam a sua memória.

Ou seja, o seu lanche prático que você compra pronto no mercado pode ser o seu maior inimigo no dia da prova do Enem. São causadores dos temidos brancos na memória, estimulam a fome e dificultam a concentração.

Você não deseja que nada disso aconteça nesses dias tão importantes, certo?

Portanto, se bater uma preguiça de preparar um lanche saudável, jogue-a para bem longe e organize-se para se alimentar corretamente nesses dias.

Dê preferência a alimentos que forneçam energia por um longo período. Você pode levar maçã, banana, sanduíche natural feito com pão integral e queijo banco, barra de cereal sem açúcar, chocolate meio amargo e uma garrafinha de água.

É um lanche muito mais saudável e nutritivo e que não vai afetar negativamente o seu desempenho!

6. Chegue cedo ao local de realização do exame

Por último, mas não menos importante, chegue ao local da prova com antecedência. Nada de sair de casa em cima da hora!

Afinal, depois de toda essa preparação, você não quer jogar tudo por água abaixo e ser uma das estrelas do show dos atrasados, não é mesmo?

Viu como não é difícil se preparar para chegar relaxado na prova do Enem? Todas as dicas são simples e fáceis de implementar.

Lembre-se de que cuidar do corpo e da mente é crucial para ter um bom rendimento no exame.

Agora que você já sabe o que fazer para chegar tranquilo na prova do Enem, que tal conhecer as graduações a distância que você vai poder se matricular usando sua nota do exame?

cta-tempo-enem-2

Avalie este post

Comentários

Comentários