Escolher uma faculdade é um momento importante. Você carregará o nome da instituição por toda vida no seu currículo profissional. Ter uma educação de qualidade é essencial para a sua preparação para o mercado de trabalho. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a escolher a melhor faculdade. Vamos seguir as avaliações do Ministério da Educação e garantir que o seu curso de nível superior tenha qualidade e o suporte que você precisa.

4-dicas-para-saber-se-faculdade-tem-ensino-de-qualidade

Saiba mais sobre o IGC

Mas o que é IGC? IGC é a sigla para Índice Geral de Cursos. Calculado desde 2007 é renovado todo ano pelo INEP/Ministério da Educação, logo após a divulgação dos resultados do ENADE. É um dos mais importantes indicadores de qualidade que avalia as instituições de educação superior no Brasil. O IGC varia de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima a ser recebida pela faculdade. Portanto, se a faculdade tiver IGC entre 4 e 5 estará entre as melhores do país, com certeza.

Nota de reconhecimentos dos cursos

A nota de reconhecimento do curso também varia de 1 até a nota máxima de 5. Além disso, o reconhecimento é aplicado apenas para cursos de graduação e é feito após a formação da primeira turma. Ou seja, se o curso ainda é novo, ele deve estar apenas autorizado pelo MEC e não reconhecido. Então, quanto mais cursos com nota 4 e 5 a faculdade tiver, significa que possui qualidade na educação que oferece.

Conheça a estrutura

Além das informações de notas para saber se a faculdade tem qualidade, também é necessário estar atento à estrutura que ela oferece, sendo a distância ou presencial. Instituições com boas estruturas com certeza ofertam mais qualidade tecnológica, além de professores qualificados e bons materiais.

Se você vai estudar a distância, também é muito importante saber se terá biblioteca, laboratórios de informática e outros ambientes de estudo disponíveis no polo de apoio presencial. Afinal, mesmo que seja educação a distância, você poderá usar toda a estrutura do durante o curso e, também, contar com todo o suporte dos tutores presenciais. Você pode conhecer mais sobre toda a estrutura da faculdade fazendo uma visita pessoalmente ou visitando o site oficial.

Pesquise no e-MEC

O e-Mec é um banco de dados online onde você encontra todas as informações a respeito dos cursos de graduação e notas de qualidade das Instituições de Ensino Superior do Brasil. O acesso é gratuito e pode ser feito por busca pelo nome da faculdade ou pela região, de forma bem simples.

emec
Página inicial do e-Mec, onde você pode pesquisar a nota da sua faculdade

Acesse o e-Mec.

Educação de qualidade é assunto sério! Por isso, não deixe de pesquisar sobre as avaliações do Ministério da Educação e, também, conhecer a estrutura da faculdade. Saber se a faculdade tem qualidade no ensino é um ótimo começo para escolher em qual fará o seu curso, não importa se na modalidade de educação a distância, semipresencial ou presencial.

cta6

Avalie este post