Ao ingressar no ensino superior, os estudantes precisam adaptar-se a uma nova cultura de aprendizagem. Muitas vezes, esses acadêmicos trazem lacunas da educação básica ou ficam muito tempo sem estudar, o que acaba dificultando, em muitos casos, a adaptação à graduação. Para auxiliá-los nesse processo, a Unicesumar desenvolveu, entre outras ações, cursos de nivelamento em forma de game – o EQUALIZE.

O Equalize é o nivelamento gamificado de Matemática aplicado nos cursos de Engenharia EAD. Com isso, os estudantes também têm acesso a um material de apoio e fóruns internos para discutir e tirar dúvidas de forma colaborativa.

Katia Coelho, (diretora de Graduação e Pós-graduação da Unicesumar ) afirma que “incluir a gamificação no processo de aprendizagem é fundamental! Isto permite que o estudante desenvolva características do ser humano que são inerentes a sua personalidade, independentemente da relação tempo X espaço: a competitividade e a sociabilidade. Competir sempre instigou e motivou as pessoas. É fácil perceber o quanto o ser humano é sociável. É nesse momento que entra a gamificação, como forma de engajar as pessoas em prol da realização de uma atividade”.

Daniel Hey (gerente de Projetos Especiais da Unicesumar) explica que “o ambiente é uma trilha que divide os conteúdos em fases e propõe desafios no formato de quiz aos estudantes. Neste quiz, os alunos devem obter um percentual de acertos para avançar nos temas. A pontuação obtida e o tempo de estudo em cada fase são monitorados. Com isso, é gerado uma classificação do game. Desse modo, além de revisarem os conteúdos, competem pelo topo do ranking”.

imagem1

De acordo com Thuinie Daros (head de Metodologias Ativas/Cursos Hiíridos), “a gamificação vem conquistando espaço dentro das  instituições educacionais. É visto como uma forma de engajar e influenciar comportamentos dos seus estudantes para a consecução de melhores resultados. Como o principal objetivo deste recurso é nivelar as defasagens em conteúdos matemáticos dos estudantes ingressantes, ofertar o nivelamento em forma de game, com possibilidades de recompensas, créditos, pontuação e ranking tem gerado o melhor desempenho cognitivo por garantir envolvimento até o final da atividade proposta.”

Ao término do módulo, o game EQUALIZE apresentou a classificação entre todos os estudantes. Esta classificação representa o maior desempenho e participação na resolução dos cálculos propostos.

Confira os 10 estudantes rankeados com maior pontuação:

ranking-equalize1

Todos os estudantes que apareceram no ranking receberão da equipe pedagógica da sede um brinde surpresa no polo da sua cidade. Com relação a grande participação e desempenho dos estudante, Fábio Gentilin, coordenador do curso de Engenharia elogia. “Parabenizo os participantes que concluíram a experiência do Equalize! É fundamental que todo bom engenheiro tenha conhecimento das principais ferramentas matemáticas para construir sua formação de maneira plena e obter o sucesso no mercado de trabalho.”

“O nivelamento de Matemática em forma de game foi um sucesso! Esta ação possibilitou maior interesse e participação dos estudantes no próprio processo de aprendizagem de forma ativa. Percebemos ainda que o GAME deu segurança aos alunos. Isto acontece visto que as tarefas foram planejadas com nível de conhecimento adequado. Com isso, fornece feedbacks imediatos e ainda estimulando a busca por mais conhecimento. Além disso, instiga a todos os jogadores a se superarem sempre”, finaliza Thuinie Daros.

Game Equalize: nivelamento de Matemática dos cursos de Engenharias EAD é uma ação Unicesumar.

Conheça os cursos da metodologia híbrida no site.

Avalie este post