Já reparou no tanto de coisas que podemos fazer sem precisar sair de casa? A tecnologia e a internet nos ajudam bastante nisso! Graças a elas, inclusive, muitas pessoas estão estudando na pandemia.

Os cursos a distância têm atraído cada vez mais gente, já que têm vários benefícios. Contudo, quando decidimos aprender algo dessa forma, nos deparamos com algumas coisas diferentes, como as nomenclaturas. Por exemplo, você sabe o que faz um tutor EAD?

Tanto ele quanto o mediador EAD e o professor são figuras importantes para que o curso seja eficiente e organizado. Mas você saberia dizer a função de cada um? Bem, se sua ideia é fazer uma graduação ou pós a distância, precisa ficar por dentro disso antes de qualquer outra coisa.

Conversamos com Marcia Souza, Head de Graduação da EAD UniCesumar, que nos ajudou a entender melhor esses papéis. Confira!

O que é um tutor EAD?

Na educação a distância, o tutor EAD pode exercer vários papéis. Suas funções principais são auxiliar no processo de aprendizado, cuidar da organização e qualidade dos cursos, fazer o agendamento das aulas e criar normas de convívio para as interações.

Por exemplo, nos cursos, costumam existir fóruns, em que os estudantes podem trocar ideias e argumentar sobre cada disciplina, além de tirar dúvidas, entregar os exercícios e interagir uns com os outros.

O espaço é enriquecedor, mas é importante haver regras para que prevaleça o respeito. Assim, o tutor cuida para que as pessoas não se desviem do assunto ou comecem brigas.

Esse profissional também pode ajudar a resolver algum chamado de aluno, como no caso de um problema financeiro ou de dificuldade em acessar determinado material. Em algumas situações, ele pode fazer o papel de mediador, como explicaremos a seguir.

O que é um mediador EAD?

Enquanto o tutor pode exercer uma função mais genérica, o mediador EAD atua de maneira mais específica. Seu papel é estimular a participação nas atividades e a interação entre a turma. Para isso, ele pode auxiliar no engajamento dentro dos fóruns e responder a dúvidas, de modo a garantir que todos tenham entendido a matéria.

O mediador também cuida para que as regras de convívio estabelecidas pelo tutor sejam cumpridas na prática. Dependendo da situação, pode dar advertência aos membros. Assim, podemos dizer que ele tem uma relação e comunicação mais próximas com os estudantes.

Qual a diferença entre eles e o professor EAD?

O professor é o responsável por dar aulas e escrever as apostilas. Ele é detentor do conhecimento e, assim como em cursos presenciais, precisa garantir que sua matéria esteja completa, atualizada e tenha qualidade, pois isso é fundamental para que os estudantes acessem boas oportunidades no mercado de trabalho. Também pode interagir no fórum e tirar dúvidas.

Em alguns casos, o professor pode acumular as funções de mediador e tutor EAD. Mas, geralmente, essa não é a realidade, pois é mais prático que ele se ocupe do conteúdo e tenha o auxílio de outro profissional.

Em aulas online ao vivo, por exemplo, é interessante ter um mediador para auxiliar nas interações, receber as dúvidas dos alunos e garantir que a transmissão do vídeo chegue da forma adequada para todos.

Além disso, tutores e mediadores precisam ter um conhecimento sobre tecnologias e comunicação a distância. Normalmente, realizam um curso específico para isso — o de tutoria EAD —, que envolve conhecimentos de Pedagogia, didática em ambientes virtuais e tecnologia da informação na educação.

O professor, por sua vez, se não exercer a função de mediador ou tutor EAD, não precisa disso. Contudo, é interessante que ele tenha essas habilidades, para promover o ensino a distância de forma agradável e com boa capacidade de transmissão de conhecimentos.

Por fim, todos esses profissionais precisam ter uma relação próxima, com boa comunicação e feedback constantes. Assim, a instituição consegue garantir que o curso seja ministrado com toda a qualidade possível e que os estudantes aprendam com satisfação.

Qual a importância desses profissionais para a EAD UniCesumar?

Segundo a Head de Graduação da EAD UniCesumar, “aqui, a distância é apenas física. O professor, o tutor e o mediador têm um papel fundamental e um cuidado genuíno no processo de ensino-aprendizagem. O estudante pode contar com eles como parceiros de jornada, pois são todos aliados no desenvolvimento de habilidades e competências”.

Na Unicesumar, há tutores especiais, cada um focado em auxiliar de alguma forma. “O tutor pedagógico, por exemplo, administra a equipe de mediação de cada curso. Os tutores de estágio recebem os documentos dos alunos e os orientam quanto aos próximos passos. Já os tutores de avaliação conduzem o método avaliativo, dão feedbacks construtivos e exercem uma atuação de mediação”, continua Marcia.

Os cursos mistos, ou seja, com carga horária presencial e online, também contam com ajuda desses profissionais: “Os tutores de cursos híbridos acompanham os estudantes em cada polo. Eles atuam seguindo um roteiro e trabalham junto das equipes de professores e de mediadores. A atuação conjunta permite a aplicação de metodologias ativas e a promoção de um aprendizado mais criativo”.

A EAD UniCesumar está sempre investindo em aperfeiçoamentos. Contudo, é importante lembrar que o aluno também tem seu papel dentro desse procedimento. “A experiência de aprendizagem é individual. Além disso, os conteúdos são renovados a cada módulo. Isso pede do estudante uma participação ativa. Se nossa metodologia não se preocupasse com o ensino, todos esses profissionais não teriam um papel tão intenso”, considera a Head de Graduação.

Isso significa que, nos cursos a distância, para que o processo renda bons frutos, o estudante precisa de certa proatividade. Apesar da flexibilidade e liberdade nas aulas, é ele que conduz a sua própria caminhada, tira suas dúvidas e vai atrás do crescimento.

Em instituições de qualidade, preocupadas com a educação, ele pode contar com o apoio do professor, mediador e tutor EAD, o que faz toda a diferença para tornar essa trajetória mais fácil e garantir sua qualificação profissional.

A EAD UniCesumar é uma parceira e se mostra presente em cada passo. Por isso, não deixe de contar conosco, combinado?

Gostou do texto? Precisa de mais alguma informação ou ficou com dúvidas? Entre em contato, que ajudamos você!

 

 

 

Comentários

Comentários