Projeto desenvolvido por estudante da Unicesumar resultou na criação de brinquedo sustentável e na arrecadação de doações para entidade que atende famílias carentes.

Foi na sala de aula da Educação a Distância (EAD) da Unicesumar de Maringá que surgiu o projeto “Ser Criança”. Instigado pelos conhecimentos adquiridos durante o curso de Marketing e pelo desafio da professora da disciplina de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, o estudante Oziel Alvez teve a ideia de criar um brinquedo sustentável. Feito de material reciclável, ela foi pensado para ser adquirido mediante a doação de um litro de leite.

oziel-alves_cine-jesus_unicesumar_
Oziel Alves

O projeto-piloto foi desenvolvido no ano passado, quando o aluno criou o Carrinho-solidário, um brinquedo sustentável feito de caixa de leite longa vida, rolo de papel higiênico e elástico. Ele reuniu voluntários e, juntos, confeccionaram mais de 300 carrinhos. Os brinquedos ficaram expostos na empresa de Oziel, que funciona como livraria e escola de música. Amigos e familiares ajudaram a divulgar e, em pouco tempo, todos os carrinhos produzidos foram trocados por 300 litros de leite, além de cestas básicas, roupas e outros brinquedos infantis.

Os materiais arrecadados foram repassados para a Organização Não-Governamental Maná do Deserto, que atende famílias carentes de Maringá. Após a doação, o estudante e outros voluntários do projeto decidiram se organizar e promover uma grande festa de final de ano para crianças. A ação, com atrações musicais, sorvete, refrigerante, algodão doce e pipoca, atraiu mais de mil pessoas na praça do Antigo Aeroporto. Meninos e meninas tiveram a oportunidade de participar e ainda receberam um brinquedo no final da festa, como presente de final de ano.

Para o coordenador do curso, Victor Biazon, o projeto “Ser criança” é uma iniciativa que faz com que os educadores tenham fé nos alunos e na humanidade. “Foi por meio de uma inquietação, de uma provocação em sala de aula e dos conteúdos apresentados na disciplina, que surgiu a ideia do projeto. Uma junção das competências mercadológicas de olhar o micro e o macroambiente, de planejar estrategicamente uma ação ao mesmo tempo sustentável e socialmente responsável”, explica.

Para este ano, a ideia é desenvolver a mesma estratégia, arrecadando mil litros de leite e atraindo mais de dois mil participantes. Segundo Oziel Alvez, a festa gratuita e aberta para toda a comunidade está marcada para o segundo domingo de dezembro (09), a partir das 9h. “Para este ano, desenvolvi um novo brinquedo: o “Cine Jesus”. Ele nasceu de uma brincadeira que faço com minha filha. O brinquedo é um retroprojetor portátil feito de caixinha de leite, que pode ser utilizado com a lanterna do celular para projetar imagens para as crianças no quarto, antes de dormir”, detalha.

Oziel e o irmão gêmeo, Daniel, formam uma dupla sertaneja gospel que tem a música como missão levar alegria para as pessoas, percorrendo o país há mais de 20 anos. “Antes de cursar Marketing, eu já tinha essa vontade de ajudar ao próximo e sempre o fiz, mas o conhecimento me deu ferramentas de como fazer, promover, projetar, unir forças. O conhecimento revoluciona tudo”, afirma o aluno.

A professora mediadora, Cecilia Adriana da Silva, destaca a importância da iniciativa do estudante. “Através dos conceitos aprendidos em Marketing Social, o projeto nasceu e cresce a cada dia. Engloba não apenas o social, mas também a espiritualidade e o resgate da família. Mostra que o futuro profissional, não apenas no Marketing, precisa ter consciência de que é fundamental ser humano e reconhecer que é importante doar, não apenas dinheiro, alimentos, mas seu tempo para o bem do próximo”.

Conheça o projeto do Oziel nas redes sociais: Facebook, Youtube e Instagram.

Faça também o curso de Marketing na modalidade a distância

Visite o site e confira.

Avalie este post