Francisco Augusto Martin, aluno da EAD Unicesumar (polo de Florianópolis/São José), do curso de Sistemas para Internet, desenvolveu um aplicativo chamado “Ache meu pet”, que tem por objetivo ajudar donos de animais de estimação perdidos a encontrarem seus bichinhos.

screenshot_20170908-203908

Em entrevista, Francisco nos contou sobre sua adaptação com a modalidade a distância e as disciplinas utilizadas para a elaboração deste aplicativo. Vamos conhecer um pouco sobre a sua história?

Quando ele deixou o antigo emprego, decidiu fazer algo que mudaria sua vida. Sua meta sempre foi trabalhar com Tecnologia da Informação, sendo assim, resolveu fazer Sistemas para Internet. Escolheu esse curso por ser algo mais voltado para Internet e também porque estava envolvido com projetos pessoais na área, então foi a escolha certeira!

A Unicesumar

Francisco conta que escolheu a Unicesumar “por ser uma universidade de reconhecimento nacional. Antes da escolha, já tinha ouvido falar muito bem dessa instituição, tanto on-line quanto de amigos. Além do meu curso ser IGC 4, me fez ficar sem dúvidas de qual instituição iria estudar.”

Sobre a modalidade a distância

O aluno nos falou, ainda, sobre sua adaptação à modalidade, pois nunca havia estudado a distância, por isso precisou organizar seus horários para otimizar os estudos e entregar todas as atividades em dia. Após um mês do início do curso, tudo entrou no ritmo. Sua tática para conciliar faculdade e trabalho foi optar por estudar em algum local tranquilo. Ele estipula um tempo para cada capítulo ou livro, depois faz uma pausa de 20 minutos para descansar e relaxar. Isso acaba deixando o estudo menos cansativo.

O aplicativo “Ache meu pet”

Um dia, andando na rua, Francisco presenciou uma pessoa tentando ajudar um cachorro perdido. Ela estava procurando uma coleira para encontrar o dono do animal. Sem sucesso, essa pessoa tirou uma foto e compartilhou no grupo de Achados e Perdidos da cidade. Naquele momento, ele teve uma ideia: organizar e deixar mais claro para as pessoas onde o pet estava perdido, o local exato mostrado em um mapa.

screenshot_20170908-203950

screenshot_20170908-204125

Assim, alguns minutos após presenciar a cena, ele já tinha todo o funcionamento do aplicativo em mente, só precisava colocar em prática. Então, começou a se organizar e a estudar o sistema Android para desenvolvê-lo. Porém, a cada avanço, a tarefa foi ficando mais complicada, mas ele não desistiu! Continuou estudando e aplicando o conhecimento adquirido em seu curso. Após três meses envolvido nesse trabalho, conseguiu dar vida ao seu projeto.

O curso de Sistemas para Internet na elaboração do aplicativo

Francisco nos falou sobre quais disciplinas do curso utilizou na elaboração do aplicativo: “todas as disciplinas são essenciais para o desenvolvimento de uma aplicação. A disciplina de Design Gráfico, utilizei para deixar o aplicativo bem apresentado, com Design de Interação pude me colocar no lugar do público final e a Programação Avançada me ajudou com a programação em Java. Mas, além de todas as matérias estudadas no curso de Sistemas para Internet, utilizei muitos cursos externos específicos, documentação, exemplos e livros. Assim, consegui obter um resultado satisfatório com foco no meu objetivo.”

O “Ache meu Pet” é um aplicativo colaborativo, que ajuda pessoas a encontrarem seus animais de estimação perdidos na cidade. O aplicativo tem um mapa que mostra o último local em que o pet foi visto.

Qualquer cidadão pode fazer o papel de anjo da guarda. Com o aplicativo, ao avistar um animal perdido pelo caminho, você pode ajudá-lo a reencontrar seu dono. Basta tirar uma foto do pet, acrescentando detalhes do seu estado físico e referência de local, além de deixar o horário e a data do último lugar em que foi visto. Ao utilizar a geolocalização onde foi tirada a foto, será criado um marcador com a foto do pet no mapa, indicando, assim,  onde o pet foi visto por último. Fornecendo esses dados, alguém irá ajudar o animal perdido a achar seu dono rapidamente. Qualquer dono de um pet perdido pode utilizar o aplicativo na busca pelo seu bichinho de estimação! No momento, o “Ache meu Pet” está disponível para Android.

Conheça o aplicativo

Confira o link para download na Play Store.

Faça Sistema para Internet na EAD Unicesumar

Confira mais informações no nosso site.

Avalie este post