Você deseja fazer uma graduação, mas arcar uma faculdade particular está fora do seu orçamento? Saiba que o Prouni pode ajudar a realizar esse sonho!

Já ouviu falar sobre essa iniciativa do Governo Federal, mas não a conhece muito bem? Então continue a leitura! Vem com a gente para saber o que é o programa, como funciona o Prouni 2021, qual a sua finalidade, como funciona e como conseguir uma bolsa de estudos.

cta4

O que é o Prouni?

Criado em 2004, o Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Governo Federal. Seu objetivo é conceder bolsas de estudos parciais e integrais em cursos de graduação e cursos sequenciais de formação específica.

Mas quantas pessoas já foram beneficiadas com essa iniciativa? Até 2016, o Prouni concedeu bolsas de estudos a mais de 1,9 milhão de brasileiros. Desse total, 70% dos estudantes beneficiados receberam bolsa integral e cursaram a graduação em uma universidade particular gratuitamente.

Quem pode concorrer a uma bolsa do Prouni?

De acordo com o Ministério da Educação, os brasileiros que atendem os critérios listados abaixo podem participar no processo seletivo do Prouni:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral da instituição;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral da instituição;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição, e estar concorrendo à vaga em curso de licenciatura, normal superior ou Pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.
  • Ter obtido a nota mínima no Enem do ano anterior ao processo seletivo;
  • Ter renda bruta familiar por pessoa de até três salários mínimos.

Você se encaixa em um desses quatro perfis e atende aos critérios de nota do Enem e de renda familiar?

Então pode concorrer a uma bolsa de estudos para realizar seu sonho de conquistar um diploma de nível superior!

Como funciona o Prouni 2021?

Excepcionalmente em 2021, o Ministério da Educação (MEC) estabeleceu algumas mudanças no processo de solicitação de bolsas pelo Prouni.

Por conta da pandemia e para que não houvessem atrasos, aqueles que fizeram o Enem em 2019, podem utilizar suas notas para participar do Prouni 2021/1, com inscrições feitas em Janeiro. Já no segundo semestre, poderão participar do processo candidatos que fizeram a prova do Enem 2020, que terão sua notas divulgadas apenas em Março.

Conhecer todos os detalhes sobre o funcionamento do Prouni é essencial para aumentar suas chances de ser beneficiado. Vamos aos detalhes!

Tipos de bolsa de estudos

O Prouni oferece bolsas parciais (50% de desconto na mensalidade) e integrais (100% de desconto na mensalidade) ao estudante. Cumprindo todas as exigências relacionadas ao tipo de bolsa recebida e à renda familiar, o estudante não tem que pagar nada à faculdade ou ao Governo após o término dos estudos!

E qual é o limite de renda permitido para concorrer a uma bolsa? Até três salários mínimos por pessoa na família.

Processo seletivo 

O processo seletivo do Prouni acontece em três fases.

A primeira etapa é a inscrição e a pré-seleção pelo MEC. Nesse estágio, você escolhe o tipo de bolsa e até duas opções de instituição de ensino e de curso ou turno – essa seleção deve estar de acordo com os critérios de renda e do programa.

Após a inscrição, o sistema do Prouni classifica os candidatos de acordo com suas opções e notas do Enem e libera uma listagem com os pré-selecionados.

A segunda fase consiste na verificação das informações. As instituições de ensino devem conferir os dados que você enviou na etapa anterior. Para isso, exigem a sua presença no campus para a entrega da documentação comprobatória, que fica disponível no site do Prouni ou da própria faculdade.

Em caso de aprovação, você entra no programa e inicia a faculdade após a assinatura do Termo de Concessão de Bolsa.

Relação com o Fies

Estudantes que receberam bolsa parcial devem arcar com 50% da mensalidade. Quem está com o orçamento apertado para isso pode solicitar um financiamento no Fies (Programa de Financiamento Estudantil) para esses 50% restantes.

Saiba como conseguir uma bolsa do Prouni

Como conseguir uma bolsa do Prouni?

Agora chegou a desejada hora de agir para conseguir uma bolsa de estudos para cursar uma graduação!

Primeiramente, não se esqueça de fazer o Enem e tirar uma boa nota! Para concorrer a uma bolsa do Prouni, você deve ter participado do Enem do ano anterior à inscrição. A nota desse exame é usada como critério de classificação pelo sistema do Prouni.

Em segundo lugar, leia atentamente todas as informações disponibilizadas no site do Prouni ou da instituição de ensino escolhida pelo candidato.

Mas o que não pode ficar de fora dessa leitura? O edital do processo seletivo do semestre vigente. Esse documento concentra todas as informações sobre o Prouni e as regras para seguir à risca.

Você deve atender os critérios listados no edital e, caso seja selecionado, seguir todas as orientações da instituição escolhida. Isto é, apresentar os documentos exigidos, comparecer aos encontros, participar de seleções internas e assinar o Termo de Concessão de Bolsa.

Termo assinado, é hora de mergulhar na leitura do Manual do Bolsista. Afinal, é preciso seguir uma série de regras para conseguir manter a bolsa de estudos durante todo o curso.

Quer ver um exemplo? Para se manter no Prouni, o bolsista deve ser aprovado em, no mínimo, 75% das matérias cursadas em cada período letivo. Ou seja, se você se inscrever em cinco disciplinas, precisa ser aprovado em quatro matérias.

Muitas pessoas conseguem uma bolsa, mas não fazem essa leitura importantíssima. Sabe qual é o resultado disso? Perdem o benefício por falta de atenção.

Fique ligado e não deixe isso acontecer com você!

Pronto! Agora você já está por dentro das informações mais importantes sobre o Prouni e sabe o que fazer para concorrer a uma bolsa de estudos. Fique de olho nas notícias para não perder o período de inscrição!

Como você já está informado, que tal conferir alguns cursos de graduação antes de realizar a inscrição no Prouni?

cta1

Avalie este post

Comentários

Comentários