Nota do Enem: saiba para que serve e como calcular

Você participou o Exame Nacional do Ensino Médio, conferiu o seu resultado e não sabe o que fazer com a nota do Enem?

Venha com a gente e descubra como calcular a nota do INEP Enem 2019 e como usá-la para conseguir uma série de benefícios!

Para que serve a nota do Enem

A finalidade do Enem é possibilitar que você conquiste o tão desejado diploma universitário!  Veja quais são as possibilidades:

Ingressar em uma universidade pública via Sisu

Diversas instituições públicas de ensino superior usam o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como forma de ingresso à graduação. Com a nota do Enem, é possível concorrer a uma vaga em universidades públicas de todas as regiões do país.

Ingressar em uma faculdade particular

Algumas instituições privadas permitem que você use 100% da nota do Enem e seja liberado do vestibular. Você se inscreve no vestibular próprio da faculdade e apresenta o Boletim de Desempenho Individual no Enem para ser dispensado de fazer as provas.

Outras instituições usam a nota do Enem como complemento ao seu vestibular. Nesse caso, você também deverá participar da avaliação aplicada pela faculdade.

Antes de se inscrever, veja como é o processo seletivo da instituição privada para saber se poderá usar a nota do Enem ou fazer vestibular.

Ingressar em uma faculdade particular com bolsa de estudo do Prouni

O Prouni concede bolsas de estudo parciais e integrais para cursar uma graduação em uma faculdade privada. Se você atende aos critérios desse programa, pode se inscrever no processo seletivo usando a nota do Enem para concorrer a uma dessas bolsas.

Financiar uma graduação com o Fies

Também é possível usar a nota do Enem para participar da seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Esse programa do Governo Federal permite a contratação de um financiamento para custear as mensalidades de uma graduação em uma faculdade particular.

Ingressar em uma universidade portuguesa

Se você sonha em estudar fora do Brasil, saiba que algumas instituições de nível superior localizadas em Portugal usam a nota do Enem como forma de ingresso aos cursos de graduação.

Como calcular a nota do INEP Enem 2019

Você acessou o Boletim de Desempenho Individual no Enem e conferiu o resultado de cada prova realizada.

E agora, como calcular a nota do Enem corretamente para saber qual é a sua média?

Para ajudar nessa tarefa, imagine que você obteve os seguintes resultados:

• 780 – Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • 740 – Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • 720 – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • 780 – Matemática e suas Tecnologias
  • 720 – Redação

Agora, você precisa saber que existem dois tipos de média obtidas com a nota Enem: a simples e a complexa. Elas são usadas pelo diferentes processos seletivos que vimos quase agora (Sisu, Prouni, Fies etc).

Como descobrir a sua média simples no Enem

Como o nome já entrega, a média simples é a mais fácil de calcular. Basta somar todas as notas das avaliações do Enem e dividir por 5 (quantidade de provas).

Veja a conta realizada com as notas que sugerimos aqui no post:

780 + 740 + 720 + 780 + 720 = 3740

3740 ÷ 5 = 748

Logo, a sua média simples no Enem seria 748.

Como descobrir a sua média complexa no Enem

Essa continha é um pouco elaborada, mas não é impossível de fazer.

A média complexa deve ser calculada quando a faculdade que você pretende estudar trabalha com pesos na nota do Enem.

“Pesos, como assim?”

Para cada tipo de curso, a faculdade pode estabelecer um peso maior ou menor para as prova do Enem. Por exemplo, pode dar mais valor às provas de:

Quando a instituição usa esse sistema, ela define pesos diferentes para cada graduação que oferece. Veja um exemplo fictício para o curso de Letras – Português/Inglês:

Prova do Enem Peso
Ciências da Natureza e suas Tecnologias 1
Ciências Humanas e suas Tecnologias 2
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 2
Matemática e suas Tecnologias 1
Redação 3

E como faz para calcular a média complexa corretamente?

É necessário conferir o edital do vestibular da faculdade, pois esses pesos variam segundo o curso e a instituição de ensino superior.

1. Multiplique cada nota pelo peso definido:
Prova Nota do Enem Peso Cálculo Resultado
Ciências da Natureza 780 1 780 x 1 780
Ciências Humanas 740 2 740 x 2 1480
Linguagens e Códigos 720 2 720 x 2 1140
Matemática 780 1 780 x 1 780
Redação 720 3 720 x 3 2160
  1. Some todos os resultados da multiplicação:

780 + 1480 + 1440 + 780 + 2160 = 6640

1. Some o valor dos pesos:

1 + 2 + 2 + 1 + 3 = 9

1. Divida a soma total da multiplicação pelo soma total dos pesos:

6640 ÷ 9 = 737,77

Se você fosse usar a nota do Enem no vestibular da “Universidade Fictícia” para cursar Letras – Português/Inglês, sua média complexa seria 737,77.

Pronto! Agora você já sabe para que serve e como calcular a nota do Enem.

Que tal ingressar uma graduação EAD usando esse resultado?

Confira as opções de cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo a distância da Unicesumar!