Você participou do Exame Nacional do Ensino Médio, conferiu o seu resultado e não sabe o que fazer com a nota do Enem?

Venha com a gente e descubra como calcular a nota do INEP Enem 2023 e como usá-la para conseguir uma série de benefícios!

Para que serve a nota do Enem

A nota do Enem desempenha um papel fundamental na vida acadêmica e profissional dos estudantes brasileiros, abrindo portas para diversas oportunidades educacionais e contribuindo para a promoção da inclusão e do acesso ao Ensino Superior. Existem diversas possibilidades. Listamos algumas das principais:

Ingressar em uma universidade pública via Sisu

Diversas instituições públicas de Ensino Superior usam o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como forma de ingresso à graduação. Com a nota do Enem, é possível concorrer a uma vaga em universidades públicas de todas as regiões do país.

Ingressar em uma faculdade particular

Algumas instituições privadas permitem que você use 100% da nota do Enem e seja liberado do vestibular. Funciona assim: você se inscreve no vestibular próprio da faculdade e apresenta o Boletim de Desempenho Individual no Enem para ser dispensado de fazer as provas.

Outras instituições usam a nota do Enem como complemento ao seu vestibular. Nesse caso, você também deverá participar da avaliação aplicada pela faculdade.

Antes de se inscrever, veja como é o processo seletivo da instituição privada para saber se poderá usar a nota do Enem ou fazer vestibular.

Ingressar em uma faculdade particular com bolsa de estudo do Prouni

O Prouni concede bolsas de estudo parciais e integrais para cursar uma graduação em uma faculdade privada. Se você atende aos critérios deste programa, pode se inscrever no processo seletivo usando a nota do Enem para concorrer a uma dessas bolsas.

Financiar uma graduação com o Fies

Também é possível usar a nota do Enem para participar da seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Esse programa do Governo Federal permite a contratação de um financiamento para custear as mensalidades de uma graduação em uma faculdade particular.

Ingressar em uma universidade portuguesa

Se você sonha em estudar fora do Brasil, saiba que algumas instituições de nível superior localizadas em Portugal usam a nota do Enem como forma de ingresso aos cursos de graduação.

Para saber mais sobre essa possibilidade, acesse: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem/enem-portugal

Como calcular a nota do Enem 2023

Você acessou o Boletim de Desempenho Individual no Enem, conferiu o resultado de cada prova realizada… E agora?

Agora, é hora de calcular!

Para te ajudar nessa tarefa, confira o exemplo abaixo:

Imagine que você obteve os seguintes resultados:

• 577,10 – Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • 581,40 – Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • 458,3 – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • 435,10 – Matemática e suas Tecnologias
  • 620 – Redação

Existem dois tipos de média obtidas com a nota do Enem: a simples e a complexa. Elas são usadas pelos diferentes processos seletivos que vimos acima (Sisu, Prouni, Fies etc).

Como descobrir sua média simples no Enem

Como o nome já entrega, a média simples é a mais fácil de calcular. Basta somar todas as notas das avaliações do Enem e dividir por 5 (quantidade de provas).

Veja a conta realizada com as notas que sugerimos aqui no post:

577,10 + 581,40 + 458,3 + 435,10 + 620 = 2671,90

2671,90 ÷ 5 = 534,38

Logo, a sua média simples no Enem seria 534,38.

O que fazer com a minha nota em mãos?

Depois de calcular a sua média e descobrir o resultado da prova, você pode começar a buscar uma faculdade de qualidade para ingressar com o auxílio do Enem e, assim, dar início a sua jornada acadêmica.

Para fazer uma boa escolha, você deve pesquisar a fundo sobre a universidade e avaliar seus atributos, descobrindo se ela está apta para te preparar para o mercado de trabalho e te impulsionar para a realização dos seus sonhos profissionais.

Agora, tendo em mente a faculdade escolhida, você irá descobrir se a sua nota do Enem pode garantir uma bolsa de estudos ou então uma porcentagem de desconto.

Na UniCesumar, você pode fazer uma graduação presencial com até 100% de bolsa, de acordo com a sua nota. E, caso prefira estudar a distância, disponibilizamos um desconto específico para você que fez o Enem, independente da nota obtida.

OBS.: no ensino presencial, você pode usar a sua melhor nota do Enem dos últimos 10 anos para ingressar com bolsa de estudos.

Que tal ingressar uma graduação EAD usando esse resultado?

Ficou curioso(a) para conhecer nossos cursos?

Confira as opções de cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo a distância da Unicesumar!

5/5 - (1 vote)