Já viu a nota de corte do Sisu deste semestre? Duas vezes ao ano, o Ministério da Educação promove o Sistema de Seleção Unificada, que permite a entrada em cursos superiores de instituições de ensino públicas.

Tudo isso acontece a partir da nota do Enem mais recente e a aprovação ou não dos estudantes depende da famosa pontuação de corte. Mas, na prática, o que será que é isso?

Se você também compartilha dessa dúvida, venha descobrir mais sobre a nota de corte do Sisu!

O que é Sisu?

Antes de mais nada, é interessante entender o que é o Sisu, também conhecido como Sistema de Seleção Unificada. Assim como o ProUni e o Fies, essa é uma iniciativa do Ministério da Educação para promover o acesso ao Ensino Superior.

Além disso, o critério para participar do Sisu também é ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) da edição mais recente. Outro requisito é não ter zerado a redação nem ter realizado a avaliação no modo treineiro.

O Sisu acontece duas vezes ao ano — geralmente, antes de iniciar o semestre na instituição de ensino. Universidades e instituições públicas de todo o país reservam uma quantidade de vagas para a seleção de novos estudantes em seus cursos.

Além disso, o Sisu conta com políticas de ação afirmativa, sendo necessário que cada instituição reserve um número de vagas para:

  • pessoas pretas, pardas ou indígenas (PPI);
  • jovens de baixa renda familiar;
  • candidatos que estudaram em escola pública no Ensino Médio ou foram bolsistas em colégios particulares;
  • pessoas portadoras de deficiência (PcD).

O que é a nota de corte do Sisu?

A nota de corte do Sisu é a pontuação mínima que você precisa alcançar para concorrer a uma vaga em uma determinada instituição de ensino pública, de acordo com o curso e o turno desejado.

Se você atender aos critérios de participação por meio das políticas de ação afirmativa e quiser utilizá-las, a nota de corte é definida de acordo com os estudantes que também estão se candidatando a essa mesma cota. Caso contrário, é só participar da seleção no grupo de ampla concorrência.

É interessante ressaltar também que a nota de corte do Sisu varia de edição para edição. Isso porque ela é definida com base nos alunos que estão concorrendo às vagas abertas naquele período.

Além disso, ela varia de dia para dia. Afinal, ela é definida com base na média do Enem (simples ou ponderada) do último colocado, dentro do limite de vagas. Ficou confuso? É mais simples do que parece!

Suponha que uma instituição de ensino disponibiliza 60 vagas para o turno noturno do curso de Administração. Os 60 candidatos com os maiores pontos são classificados em ordem decrescente. A pontuação da pessoa que ficou na 60° posição vai ser a nota de corte para esse curso, turno e instituição específicos.

Além disso, não dá para saber qual é a nota de corte do curso de interesse, é preciso esperar o início do período de inscrições para ter acesso à informação. Só que já dá para imaginar que é preciso de uma pontuação alta para entrar nos cursos mais concorridos, como Medicina, Engenharia, Psicologia, entre outros — geralmente, acima de 700 pontos no Enem, mas lembre-se sempre de que isso varia.

Para que serve a nota do Sisu?

A nota do Sisu serve para selecionar os alunos para uma oportunidade de estudar em um curso de uma instituição de ensino pública. Além disso, ela permite ficar na lista de espera para ser convocado, caso os candidatos aprovados não façam a matrícula ou desistam da vaga.

Infelizmente, nem sempre é possível aprovar todos os candidatos a uma vaga. Por isso, é preciso estabelecer uma nota de corte: os estudantes que pontuaram acima desse limite estão dentro do processo seletivo, enquanto os outros que tentaram se inscrever ficam na lista de espera.

Como ela é calculada?

A nota de corte do Sisu é calculada com base no desempenho que o estudante teve no Enem mais recente. Ou seja, para saber a sua pontuação, você pode somar todos os pontos das provas e da redação, e dividir por 5, no final.

Só que lembra quando você estava estudando para o vestibular e aprendeu na disciplina de Matemática que existem diferentes tipos de média? Esse último exemplo era de média simples.

Porém, existe também a média ponderada, que é utilizada para o cálculo da nota de corte do Sisu de alguns cursos. Ela nada mais é do que alguns pesos adicionados a cada pontuação que é considerada na conta.

Por exemplo, nas graduações voltadas para a área de Exatas, como Engenharias, os pesos das provas de Matemática e Ciências da Natureza costumam ser maiores. Por isso, a nota obtida nesses cadernos do Enem é multiplicada pelo valor atribuído a eles.

Mas não se preocupe! Isso também é definido pela instituição de ensino e o cálculo é feito automaticamente no sistema do Sisu. Só é interessante saber que, muitas vezes, a nota que você tirou no Enem vale mais na hora de se candidatar às vagas no Sistema de Seleção Unificada.

Como ver a nota de corte do Sisu?

Agora, sim, a pergunta que não quer calar: o que fazer para descobrir a nota de corte do Sisu? Para isso, você vai precisar de um pouquinho de paciência. Controlar a ansiedade nessa época nem sempre é fácil, mas faz toda a diferença para criar boas estratégias para entrar em um curso superior.

Depois de se cadastrar no Sisu e se candidatar à vaga dos seus sonhos, tudo o que você precisa fazer é esperar. Geralmente, após o primeiro dia do período de inscrição, a nota de corte é gerada e pode ser vista em cada um dos cursos.

Vale lembrar que durante todo o período de inscrição você pode mudar quantas vezes quiser de curso, principalmente para acompanhar as notas de corte. Além disso, dá para selecionar uma segunda opção de graduação. Assim, se não rolar a aprovação na primeira alternativa, pode ser que dê certo na outra.

Agora que você já sabe o que é a nota de corte do Sisu e como ela é usada para ajudar a conquistar uma vaga em uma instituição de ensino pública, o próximo passo é se preparar para ter um bom desempenho no Enem e conseguir a tão sonhada aprovação no vestibular.

Curtiu este post? Então, deixe seu like também nas páginas da UniCesumar. Acompanhe os conteúdos nos perfis no TikTok, Instagram, Twitter e Facebook!

Avalie este post

Comentários

Comentários