O Movimento Abril Verde não é simplesmente uma campanha. O Movimento Abril Verde é uma chamada para a ação, pois tem a finalidade de lembrar a sociedade das questões relacionadas à saúde e segurança do trabalho. O objetivo é reduzir os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais.

Acompanhando o apelo social de outros movimentos, como o Outubro Rosa, que visa a conscientização em relação ao câncer de mama, o Abril Verde busca criar uma cultura de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. O movimento é marcado no calendário anual com a cor da segurança no trabalho. O símbolo desse movimento é um laço verde.

abril-verde-melhor-direito-1000x480

Por que foi escolhido o mês de abril para o Movimento Abril Verde?

Em 2003, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho, em menção a um grave acidente ocorrido em 1969 no estado da Virginia, nos EUA, onde 78 trabalhadores acabaram perdendo suas vidas.

Em consequência, no Brasil, em 2005, através da Lei n.º 11.121, esse dia também foi utilizado para indicar o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Ainda não podemos esquecer que, no dia 07 de abril, é celebrado o dia Mundial da Saúde.

Portanto, o mês de abril é um período de reflexão. É um período para se pensar sobre os cuidados com a saúde e a vida daqueles que exercem atividades laborais. É um lembrete para todos os níveis de governo e empresas privadas, no intuito de fomentar mais investimentos na prevenção de acidentes de trabalho. Para tanto, essas empresas promovem palestras, seminários, debates, mobilizações sociais, entrevistas, campanhas publicitárias, entre outros eventos midiáticos.

A missão da Unicesumar é promover a educação de qualidade nas diferentes áreas do conhecimento. Além disso, formar profissionais cidadãos que contribuam para o desenvolvimento de uma sociedade justa e solidária. Nesse sentido, o curso de Tecnologia em Segurança no Trabalho da EAD apoia o Movimento Abril Verde.

Confira no Youtube uma entrevista muito legal sobre o tema Abril Verde com o professor Luciano Santana e Edinei Furquim.

Faça o curso de Segurança no Trabalho na modalidade a distância

Conheça o curso e tenha mais informações no site.

seguranca-no-trabalho

 

 

 

 

Avalie este post

Comentários

Comentários