A Medicina é uma profissão apaixonante, contudo, demanda muita responsabilidade, visto que o profissional trata da saúde e do bem-estar das pessoas. Uma forma de garantir a segurança no atendimento é ter o CRM ativo, mas afinal, o que é CRM médico e por que é tão importante para o correto exercício da Medicina?
O CRM é o documento que autoriza o profissional a atuar legalmente, promovendo e obedecendo aos padrões éticos e técnicos exigidos pela profissão.
Sem esse registro, o profissional não é amparado pela lei para atender, o que pode resultar em graves consequências profissionais e jurídicas, bem como em processos administrativos e a proibição de atuar na área da saúde.
Hoje, aprofundamos a nossa discussão sobre o que é CRM médico, apresentando questões relevantes sobre o assunto, desde a essência do documento até a melhor forma de obtê-lo.
O que é CRM médico?
O Conselho Federal de Medicina (CFM) e os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) são entidades reguladoras e fiscalizadoras das práticas médicas em nosso país.
Enquanto o CFM atua em nível nacional, criando normas aplicáveis em todo o país, os CRMs são órgãos estaduais vinculados ao CFM, cuja função é registrar, fiscalizar e dar suporte aos profissionais dentro do raio de abrangência (o Estado).
De fato, os CRMs são responsáveis pela realização do cadastro que confirma a legalidade da atuação dos profissionais.
Com um número exclusivo para cada médico, o CRM pode ser solicitado após a conclusão do curso de Medicina, sendo indispensável para que o profissional possa exercer as suas funções de forma segura e confiável.
Como funciona?
O CRM serve como um atestado que confere o aval de atuação para o profissional formado em Medicina, seja de forma autônoma, em clínicas ou em hospitais. Como é regional, o médico poderá exercer a profissão unicamente nos limites do estado ao qual se encontra vinculado.
Se quiser mudar de cidade e de Estado, o médico deverá solicitar a transferência do CRM. No caso de trabalhar em dois estados ao mesmo tempo, o profissional precisará solicitar um número de registro secundário.
Em um primeiro momento, é comum ficar incomodado com tantas exigências, contudo, as normas oferecem segurança e garantia tanto para os pacientes como para os profissionais. Assim, garantem a qualidade do atendimento e a valorização da profissão, respectivamente.
Para que serve o Conselho Regional de Medicina?
O Conselho Regional de Medicina é o órgão responsável pela qualidade dos serviços médicos prestados em diferentes níveis de atendimento, tanto na esfera pública quanto privada. Veja as principais funções do CRM!
Regulamentação da profissão
O CRM assegura que todos os profissionais que atuam na Medicina sigam as normas estabelecidas pelo CFM, incluindo o Código de Ética Médica. Também fiscaliza a conduta dos médicos e a qualidade do serviço prestado em prol da manutenção do padrão de excelência exigido.
Atualização dos profissionais de saúde
O CRM desenvolve ações focadas na atualização dos profissionais, de modo que eles fiquem cientes das novas regulamentações e das diretrizes de ética profissional. Dessa forma, evitando disputas jurídicas e promovendo as melhores e mais atuais práticas médicas.
Registro e emissão do CRM
Conforme mencionado, o Conselho Regional de Medicina é responsável por registrar os médicos e fornecer o número de CRM, documento necessário para o exercício legal da profissão.
Garantir a qualidade do atendimento médico
Mediante o estímulo à atualização, a definição de normas rígidas e a concessão de registros, o CRM garante que os médicos estejam devidamente capacitados e cumpram com as normas, proporcionando um atendimento de qualidade para os pacientes.
Quais os benefícios do CRM médico?
Agora, vejamos os benefícios do CRM tanto para o profissional como para os pacientes:
- regulamenta a profissão: promove que todos os médicos atuem segundo as normas brasileiras que orientam a profissão;
- garante proteção jurídica: em caso de denúncia ou processo ético, o CRM oferece apoio jurídico e garante que o médico tenha o devido direito à defesa, evitando que seja prejudicado sem a devida análise e julgamento;
- gera credibilidade: o CRM indica que o profissional está apto para exercer a profissão, proporcionando confiança e credibilidade, aspectos essenciais para o sucesso no atendimento médico;
- oferece acesso a materiais e conteúdos valiosos: o CRM permite o acesso a conteúdos atualizados, como palestras, eventos e cursos, fazendo com que os médicos conheçam as novidades e os avanços tecnológicos da área.
Quais as funções do CRM?
A seguir, listamos as principais responsabilidades do Conselho Regional de Medicina.
Fiscaliza a atividade médica
O Conselho Regional de Medicina fiscaliza o exercício da profissão. Caso algum profissional esteja agindo de maneira irregular ou antiética, o órgão pode investigar a situação e, sendo necessário, aplicar as devidas sanções.
Zela pelas condições de trabalho
Um dos objetivos do CRM é promover melhores condições de trabalho dentro das instituições de saúde e a valorização dos profissionais que decidem seguir a carreira de Medicina.
Cancela os registros
Em situações em que o profissional comete infrações graves, o CRM pode determinar o cancelamento do seu registro e, consequentemente, a suspensão de suas atividades profissionais.
Realiza campanhas de conscientização
O CRM também tem papel educativo, pois realiza campanhas de conscientização e proporciona orientações sobre as boas práticas de saúde.
Como tirar o CRM?
Você já deve ter percebido que, para tirar o CRM, é preciso cumprir etapas importantes, sendo a primeira terminar a graduação em Medicina em uma instituição de ensino reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC).
Após concluí-la, o profissional recém-graduado precisa acessar o site do CRM da sua região, ou seja, do estado onde deseja atuar.
Ao finalizar o cadastro, o interessado deve imprimir a sua ficha cadastral e o boleto para pagamento das taxas de inscrição e anuidade. É importante salientar que esses valores variam conforme a região, por isso, é importante consultá-los no site do CRM do estado em questão.
O próximo passo é reunir os seguintes documentos:
- original e cópia frente e verso do diploma;
- cópia de RG, CPF e título de eleitor;
- comprovante de quitação eleitoral;
- homens: certificado militar com prova de regularidade;
- comprovante de residência;
- caso necessário, comprovante de casamento;
- 3 fotos 3×4 recentes com fundo branco, sem óculos, boné, decotes e regatas;
- ficha cadastral completa;
- comprovante de pagamento das taxas.
Embora sejam os documentos básicos, é importante verificar junto ao CRM de interesse se há necessidade de incluir outros. Com os documentos em mãos e os boletos pagos, compareça à sede CRM mais próxima para efetivar o processo.
Credibilidade e seriedade acima de tudo!
Dar os primeiros passos na carreira pode ser um grande desafio, contudo, todas as etapas são importantes para o bom desenvolvimento profissional.
Independentemente dos tipos de médicos, todos precisam ter CRM ativo para exercer as suas atividades sem prejuízos à imagem e reputação. Caso o profissional não conte com o devido registro, pode sofrer sanções e, em casos extremos, perder o diploma.
Considere o CRM como um registro que proporciona o aval para a prática médica, garantindo segurança tanto para os profissionais quanto para os pacientes, bem como a qualidade dos serviços prestados.
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