A Medicina é uma profissão apaixonante, contudo, demanda muita responsabilidade, visto que o profissional trata da saúde e do bem-estar das pessoas. Uma forma de garantir a segurança no atendimento é ter o CRM ativo, mas afinal, o que é CRM médico e por que é tão importante para o correto exercício da Medicina?

O CRM é o documento que autoriza o profissional a atuar legalmente, promovendo e obedecendo aos padrões éticos e técnicos exigidos pela profissão.

Sem esse registro, o profissional não é amparado pela lei para atender, o que pode resultar em graves consequências profissionais e jurídicas, bem como em processos administrativos e a proibição de atuar na área da saúde.

Hoje, aprofundamos a nossa discussão sobre o que é CRM médico, apresentando questões relevantes sobre o assunto, desde a essência do documento até a melhor forma de obtê-lo.  

O que é CRM médico?

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) são entidades reguladoras e fiscalizadoras das práticas médicas em nosso país.

Enquanto o CFM atua em nível nacional, criando normas aplicáveis em todo o país, os CRMs são órgãos estaduais vinculados ao CFM, cuja função é registrar, fiscalizar e dar suporte aos profissionais dentro do raio de abrangência (o Estado).

De fato, os CRMs são responsáveis pela realização do cadastro que confirma a legalidade da atuação dos profissionais.

Com um número exclusivo para cada médico, o CRM pode ser solicitado após a conclusão do curso de Medicina, sendo indispensável para que o profissional possa exercer as suas funções de forma segura e confiável.

Como funciona?

O CRM serve como um atestado que confere o aval de atuação para o profissional formado em Medicina, seja de forma autônoma, em clínicas ou em hospitais. Como é regional, o médico poderá exercer a profissão unicamente nos limites do estado ao qual se encontra vinculado.

Se quiser mudar de cidade e de Estado, o médico deverá solicitar a transferência do CRM. No caso de trabalhar em dois estados ao mesmo tempo, o profissional precisará solicitar um número de registro secundário.

Em um primeiro momento, é comum ficar incomodado com tantas exigências, contudo, as normas oferecem segurança e garantia tanto para os pacientes como para os profissionais. Assim, garantem a qualidade do atendimento e a valorização da profissão, respectivamente.

Para que serve o Conselho Regional de Medicina?

O Conselho Regional de Medicina é o órgão responsável pela qualidade dos serviços médicos prestados em diferentes níveis de atendimento, tanto na esfera pública quanto privada. Veja as principais funções do CRM!

Regulamentação da profissão

O CRM assegura que todos os profissionais que atuam na Medicina sigam as normas estabelecidas pelo CFM, incluindo o Código de Ética Médica. Também fiscaliza a conduta dos médicos e a qualidade do serviço prestado em prol da manutenção do padrão de excelência exigido.

Atualização dos profissionais de saúde

O CRM desenvolve ações focadas na atualização dos profissionais, de modo que eles fiquem cientes das novas regulamentações e das diretrizes de ética profissional. Dessa forma, evitando disputas jurídicas e promovendo as melhores e mais atuais práticas médicas.

Registro e emissão do CRM

Conforme mencionado, o Conselho Regional de Medicina é responsável por registrar os médicos e fornecer o número de CRM, documento necessário para o exercício legal da profissão.

Garantir a qualidade do atendimento médico

Mediante o estímulo à atualização, a definição de normas rígidas e a concessão de registros, o CRM garante que os médicos estejam devidamente capacitados e cumpram com as normas, proporcionando um atendimento de qualidade para os pacientes.

Quais os benefícios do CRM médico?

Agora, vejamos os benefícios do CRM tanto para o profissional como para os pacientes:

  • regulamenta a profissão: promove que todos os médicos atuem segundo as normas brasileiras que orientam a profissão;
  • garante proteção jurídica: em caso de denúncia ou processo ético, o CRM oferece apoio jurídico e garante que o médico tenha o devido direito à defesa, evitando que seja prejudicado sem a devida análise e julgamento;
  • gera credibilidade: o CRM indica que o profissional está apto para exercer a profissão, proporcionando confiança e credibilidade, aspectos essenciais para o sucesso no atendimento médico;
  • oferece acesso a materiais e conteúdos valiosos: o CRM permite o acesso a conteúdos atualizados, como palestras, eventos e cursos, fazendo com que os médicos conheçam as novidades e os avanços tecnológicos da área.

Quais as funções do CRM?

A seguir, listamos as principais responsabilidades do Conselho Regional de Medicina.

Fiscaliza a atividade médica

O Conselho Regional de Medicina fiscaliza o exercício da profissão. Caso algum profissional esteja agindo de maneira irregular ou antiética, o órgão pode investigar a situação e, sendo necessário, aplicar as devidas sanções.

Zela pelas condições de trabalho

Um dos objetivos do CRM é promover melhores condições de trabalho dentro das instituições de saúde e a valorização dos profissionais que decidem seguir a carreira de Medicina.

Cancela os registros

Em situações em que o profissional comete infrações graves, o CRM pode determinar o cancelamento do seu registro e, consequentemente, a suspensão de suas atividades profissionais.

Realiza campanhas de conscientização

O CRM também tem papel educativo, pois realiza campanhas de conscientização e proporciona orientações sobre as boas práticas de saúde.

Como tirar o CRM?

Você já deve ter percebido que, para tirar o CRM, é preciso cumprir etapas importantes, sendo a primeira terminar a graduação em Medicina em uma instituição de ensino reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC).

Após concluí-la, o profissional recém-graduado precisa acessar o site do CRM da sua região, ou seja, do estado onde deseja atuar.

Ao finalizar o cadastro, o interessado deve imprimir a sua ficha cadastral e o boleto para pagamento das taxas de inscrição e anuidade. É importante salientar que esses valores variam conforme a região, por isso, é importante consultá-los no site do CRM do estado em questão.

O próximo passo é reunir os seguintes documentos:

  • original e cópia frente e verso do diploma;
  • cópia de RG, CPF e título de eleitor;
  • comprovante de quitação eleitoral;
  • homens: certificado militar com prova de regularidade;
  • comprovante de residência;
  • caso necessário, comprovante de casamento;
  • 3 fotos 3×4 recentes com fundo branco, sem óculos, boné, decotes e regatas;
  • ficha cadastral completa;
  • comprovante de pagamento das taxas.

Embora sejam os documentos básicos, é importante verificar junto ao CRM de interesse se há necessidade de incluir outros. Com os documentos em mãos e os boletos pagos, compareça à sede CRM mais próxima para efetivar o processo.

Credibilidade e seriedade acima de tudo!

Dar os primeiros passos na carreira pode ser um grande desafio, contudo, todas as etapas são importantes para o bom desenvolvimento profissional.

Independentemente dos tipos de médicos, todos precisam ter CRM ativo para exercer as suas atividades sem prejuízos à imagem e reputação. Caso o profissional não conte com o devido registro, pode sofrer sanções e, em casos extremos, perder o diploma.

Considere o CRM como um registro que proporciona o aval para a prática médica, garantindo segurança tanto para os profissionais quanto para os pacientes, bem como a qualidade dos serviços prestados.

Gostou deste conteúdo? Quer saber mais sobre o curso de Medicina presencial da UniCesumar? Acesse a página do curso e fique por dentro da metodologia, campi que ofertam e curso e muito mais!

Avalie este post

Comentários

Comentários