Olá. Sou Elaine Guarnieri.

A qualificação profissional abre portas no mercado de trabalho. Não sou eu quem afirma. São pesquisas.

Uma delas mostra que, quem tem diploma universitário, ganha duas vezes e meia a mais, do que quem estudou até o ensino médio.  Os dados são do IBGE em parceria com a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Estudar exige dedicação, foco, atenção e força de vontade. Componentes que fazem parte da rotina de pessoas que alcançam o sucesso.

Aliás, para mim, estudo tem que ser coisa prazerosa, para que naqueles dias em que o cansaço bater, tenhamos força e motivação para vencê-lo.

Graduação no mercado de trabalho

Agora, imagine você chegando à Agência do Trabalhador, aí, na sua cidade, e ter que concorrer com milhares de pessoas que concluíram, apenas, o ensino médio: normalmente, tem pouca vaga para muita gente.

Mas e se você tiver uma graduação? E se você competir apenas com pessoas que, como você, estudaram, se dedicaram, se qualificaram? Faça as contas, aí, de cabeça… Não é preciso ser expert em Matemática para saber que o número de candidatos por vaga é infinitamente menor.

E, se você me permite uma sugestão: escolha algo que você ame fazer (ou que você imagina que vá amar). Caso a primeira escolha não tenha sido a ideal, assim que perceber, mude. Escolha aquela área que te faz feliz. Esse, talvez seja, um dos principais pontos que nos movem para seguir em frente, mesmo diante das dificuldades que possam surgir.

Eu venho de uma família de baixa renda. Pai pedreiro, duas irmãs mais novas, mãe dona de casa. Trabalho desde os 15 anos de idade. Fiz minha primeira graduação com crédito estudantil, atualmente conhecido como FIES. Eram tempos mais difíceis. Hoje existem várias linhas de crédito que facilitam a vida de quem quer estudar. Isso mesmo, de quem quer. Você leu certo! Porque quem realmente deseja, do fundo do coração, quem acredita, quem quer realizar esse sonho, consegue.

Minha história com o estudo

Observando a minha história de vida, consigo enxergar exatamente qual foi o grande ponto de virada, o meu passo de Fé: foi quando, mesmo não tendo dinheiro, eu decidi que faria uma universidade. Meu pai deixou claro que não poderia me ajudar financeiramente. Minha mãe, mais incrédula (porque viveu uma triste realidade na infância, chegando a passar fome), dizia para eu desistir (e ela fez isso por quase dois anos). E eu? Eu segui em frente. E deu tudo certo.

Graças a essa “teimosia do bem” hoje tenho o orgulho de dizer que tudo que conquistei teve início no dia em que tomei essa decisão. Sou Jornalista, Professora Universitária, Coordenadora de Pós-Graduação, estou na direção de uma emissora de TV e ainda faço uma graduação na área de Gestão da Tecnologia da Informação (no EAD Unicesumar, claro). E ainda quero fazer outros cursos, depois desse.

Se você ainda não sabe qual área escolher, ouça seu coração. Se ainda assim houver dúvida, converse com alguém que atue nessa área em que você tem vontade de se qualificar. Busque informações.

Na EAD Unicesumar existem mais de 70 cursos de graduação a sua espera. Tem também mais de 100 cursos de pós-graduação. Você estuda do seu jeito, da sua casa. Profissionais que estão nos mais de 900 polos da instituição estão à disposição para atender e esclarecer dúvidas.

Investir em você, na sua qualificação, em um curso de graduação, é uma das melhores escolhas que você pode fazer. Ter um diploma universitário pode mudar sua vida, para melhor.

E isso não é teoria. Eu vivo isso, na prática. Dê, você também, um passo de Fé. Escolha uma vida melhor.

Faça isso por você! Afinal, você merece tudo isso e muito mais!

Avalie este post