Você já ouviu falar sobre 2ª Licenciatura? A EAD Unicesumar começou a ofertar segundas licenciaturas no cursos de História, Pedagogia e Geografia. Com isso, elaboramos aqui, no nosso blog, um material para você tirar dúvidas sobre este tema.

O que é a 2ª Licenciatura?

É a possibilidade de cursar uma segunda licenciatura em 12 meses, considerando a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Esta resolução define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de 2ª licenciatura) e para a formação continuada.

Quem pode se matricular na 2ª Licenciatura?

Pode se matricular qualquer candidato que tenha concluído sua primeira licenciatura em todo o território brasileiro. Além disso, é preciso que o diploma seja reconhecido legalmente.

Existe algum tipo de reaproveitando de disciplinas?

O candidato que optar pela  Licenciatura em História, Pedagogia ou Geografia precisará cursar todas as disciplinas que compõem nossa matriz curricular.

Qual a diferença entre fazer segunda licenciatura e pós-graduação na área?

São situações de aprendizagem distintas. Embora ambas tenham como pré-requisito a primeira graduação, a segunda licenciatura é apenas para aqueles que já tenham realizado outra licenciatura, enquanto a pós-graduação acontece em nível lato-sensu, podendo ser realizada por qualquer concluinte de graduação superior.

Qual é o tempo de duração?

Para os alunos que tiverem aprovação em todas as disciplinas, o curso tem duração de 12 meses, ou seja, 4 módulos. Ao ingressar no curso pretendido, o candidato deverá cursar a matriz completa da 2ª Licenciatura. A matriz é composta por 12 disciplinas curriculares com carga horária de 70h cada. Além disso, possui dois estágios curriculares com 150 horas cada, sem que haja aproveitamento de estudos oriundos de outros cursos.

A matriz curricular é diferenciada para curso das segundas licenciaturas?

Cada um destes cursos citados acima possuem matrizes distintas, considerando as especificidades de cada uma das áreas de atuação profissional (consultar as matrizes em nosso site).

Quais os pré-requisitos para os candidatos se inscreverem na 2ª Licenciatura?

Os cursos de 2ª Licenciatura para Pedagogia, História e Geografia serão ofertados em todos os polos da EAD Unicesumar. O candidato deve inscrever-se no polo de apoio presencial, no curso pretendido como portador de diploma de licenciatura plena. O candidato deve apresentar no polo, no ato da inscrição, além dos documentos necessários para matrícula, o histórico e o diploma para comprovação da conclusão do curso de licenciatura plena (com carga horária mínima de 2200 horas). Sendo assim, não é necessária a realização da prova do vestibular.

Como é a atuação no mercado de trabalho?

O fato de ser licenciado em duas áreas amplia a possibilidade de atuação profissional. Além disso, agrega conhecimentos distintos e traz qualificação.

Faça 2ª Licenciatura na modalidade a distância da Unicesumar.

Veja mais informações em nosso sitecta_ead_blog_licenciatura

 

 

Avalie este post

Comentários

Comentários