No dia 29 de maio, comemora-se o Dia do Geógrafo. Por isso, a equipe do curso de licenciatura em Geografia na modalidade a distância da Unicesumar elaborou um conteúdo sobre o geógrafo e a Geografia. Vamos lá?

A Geografia e o geógrafo

A Geografia não é importante, somente, para conhecermos os nomes das capitais dos países, sua moeda e religião. A Geografia também explica a dinâmica entre o meio e o homem que a ocupa e a transforma.

O geógrafo é responsável pelo estudo das relações entre a sociedade e o ambiente. Está apto também a estudar, analisar e compreender a lógica de produção e transformação do espaço. Afinal, o espaço é seu objeto de estudo.

geógrafo- geografia

Você sabia?

Os que escolhem por cursar Geografia têm a opção de seguir nos ramos da licenciatura ou do bacharelado em Geografia. Os licenciados se tornarão aptos a ministrar aulas na disciplina de Geografia no Ensino Fundamental e Médio. Porém, necessitando de especialização, mestrado e/ou doutorado para lecionar em nível superior. Já os bacharéis, depois de formados, deverão filiar-se ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), trabalhando através de pareceres técnicos em diversos campos, como planejamento urbano, estudo de impactos socioambientais, contenção de problemas erosivos, entre outras importantes causas.

O trabalho do geógrafo

O trabalho do geógrafo na atualidade é de suma importância. Ao analisar a dinâmica do espaço e as ações humanas sobre este, muitos fenômenos podem ser compreendidos, analisados e planejados. Essa compreensão se dá pela análise de processos decorrentes de diversas áreas, dentre elas: Urbana, Agrária, Geopolítica, Demografia, Economia, Climatologia, Geomorfologia, Cartografia, entre outras áreas consideradas interdisciplinares, como Meio Ambiente, Economia, Sociologia etc.

Deste modo, o geógrafo é considerado de suma importância, tanto para a sociedade quanto para a natureza, pois ao compreender fenômenos decorrentes das áreas físicas e humanas, o mesmo pode ser considerado detentor de uma visão ampla e sistêmica.

Parabéns, geógrafo!

Estude licenciatura em Geografia na Unicesumar.
Visite nosso site e saiba mais sobre o curso.

geografia

Avalie este post

Comentários

Comentários