No blog de hoje, demos espaço para o nosso aluno Tiago Cassiano, do curso de Gastronomia, para dar seu depoimento. Ele vai falar sobre sua experiência com a modalidade, a paixão pela Gastronomia e a vida. Vamos conferir?

Conheça o Tiago Cassiano

“Eu sou o Tiago Cassiano e gostaria de dividir com vocês a minha trajetória com a Gastronomia. Quando descobri que poderia fazer uma graduação em Gastronomia a distância foi uma aventura! Eu moro no interior de São Paulo, em São José dos Campos. Assim, precisaria me deslocar até a cidade mais próxima, ou seja, Suzano. Por conta da minha irmã, cunhado e sobrinhos que residem em Suzano, consigo me deslocar até a cidade do meu polo para realizar as provas.

Minha família de Suzano me dá suporte nos dias que estou na cidade para as provas. Quando fica complicado o pouso, retorno para minha cidade no mesmo dia, por volta da 1h da manhã, e acordo horas depois para entrar no trabalho, às 6h. Em casa, minha esposa e meu filho me dão total apoio. É no lar onde realizo as atividades do curso.

Eu conheci a Unicesumar por meio de buscas pela internet por um curso de Gastronomia. Optei pela modalidade a distância, pois seria a melhor opção pra mim no quesito custo e benefício.”

A paixão pela Gastronomia

“Se tratando de Gastronomia, fazer o curso na modalidade a distância tem sido muito desafiador. Eu vou atrás dos insumos para realização das atividades e isso me leva a descobrir lugares fantásticos! Posso dizer que deixei de ser um mero “passeador de mercado” e me tornei um “explorador de ingredientes”.

Eu tenho uma paixão pela Gastronomia desde os 15 anos, quando trabalhei em uma padaria. Um mestre chamado Márcio me ensinava que deveríamos sempre ser curiosos não apenas em relação a receitas, mas sim, com o porquê dos ingredientes. Um exemplo que sempre me dava era do ovo: nosso dever é saber o porquê e para que serve a clara ou a gema, ou o ovo inteiro, e por aí vai. Isso despertou uma curiosidade tão grande em mim que coloquei como objetivo um dia estar entendendo mais sobre isso. Agora, estou bem próximo de atingir esta meta pessoal.”

Conheça alguns dos meus trabalhos

batatas-ao-murro_tiago-cassiano

tiago-cassiano-3

tiago-cassiano-4

tiago-cassiano

tiago-cassiano2

A disciplina que mais me chamou atenção no curso

“A Panificação tem um lugar de destaque para mim. Tive o prazer de aprender muitas coisas boas no módulo do final do ano passado, com o professor Vinícius Pires, a quem sou grato pelos ensinamentos. Além desta, outra disciplina me encantou: a Cozinha Italiana com suas massas, temperos e bases de sabor me submeteram a algo realmente magnífico. Acredito que nós, brasileiros, deveríamos nos espelhar nos italianos quando falamos de Gastronomia: respeitando ingredientes locais e tendo calma e tranquilidade ao sentar à mesa na hora de degustar a comida.”

Planos para o futuro

“Escrever aqui, para o blog da Unicesumar, já é uma porta muito aberta para mim. Nunca tive a oportunidade de falar um pouco de minha trajetória até aqui e creio que, assim que formado, muitas coisas poderão acontecer. Acredito que as portas têm o tempo certo para abrir e que nem todas se abrirão. Mas, para as que estiverem se abrindo, quero estar capacitado para fazer bonito!

Além da Gastronomia, pretendo fazer algo em relação à outra paixão em minha vida: a música. Para que um músico possa evoluir, não basta só os estudos em graus, escalas ou ciclos das quartas. Após a conclusão de minha graduação, pretendo sair da zona de conforto da alimentação que temos por aqui, em nossa região, e buscar linguagens diferentes, em nosso país ou quem sabe no exterior. Assim, mais tarde poderei executar o projeto de criar um Personal Buffet, onde a intenção é atingir um público menor.”

Nós gostaríamos de agradecer a participação e a confiança do nosso aluno Tiago. Desejamos muito sucesso!

Quer fazer Gastronomia na modalidade a distância?

Confira mais informações sobre o curso no nosso site.

gastronomia

Avalie este post