No dia 14 de julho de 2018, os alunos dos cursos de Gestão Ambiental e Agronegócio do polo de Maringá-PR da educação a distância participaram de uma visita técnica. Esta visita foi feita na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar em Maringá. Ao todo, 23 alunos participaram da visita, que durou aproximadamente 4 horas no período da manhã.

Os acadêmicos foram recebidos na ETA-Sanepar pelo gestor ambiental responsável, Lorenso Cassaro. Ele estava acompanhado pelo coordenador do curso de Gestão Ambiental e Agronegócio, professor Silvio Silvestre Barczsz. As professoras do curso de Gestão Ambiental, Vanessa Vissoci Pereira e Paula Polastri, e professora do curso de Logística, Elisangela Lunas Soares, e a tutora e professora do polo de Maringá, Cibeli Regina Paulillo Taques, também estiveram presentes.

A visita tinha como objetivo geral promover, aos alunos dos cursos de Gestão Ambiental e Agronegócio, o conhecimento prático sobre um sistema de tratamento de água. Além disso, capacitar os futuros gestores ambientais e de agronegócio para que se tornem disseminadores dos conceitos de sustentabilidade necessários ao saneamento ambiental, à qualidade da água e ao uso da água na agroindústria.

Durante a visita, foram avaliadas todas as etapas do sistema de tratamento de água, seus indicadores e parâmetros de qualidade. Para isso, foi preciso compreender as etapas:

• Recebimento da água bruta rio Pirapó;
  • Pré-cloração e aplicação do policloreto de alumínio (PAC);
  • Coagulação, floculação e decantação;
  • Filtração, desinfecção e fluoretação;
  • Armazenamento e distribuição.
img-20180714-wa0005
Visita técnica com os alunos dos cursos de Gestão Ambiental e Agronegócio do polo de Maringá-PR
img-20180714-wa0008
img-20180714-wa0010
img-20180714-wa0012
img-20180714-wa0015
img-20180714-wa0019
img-20180714-wa0023
img-20180714-wa0027

Ainda, foi possível observar o processo de limpeza dos filtros compostos por camadas de seixo, areia e carvão antracitoso. Além disso, observaram o laboratório e seus equipamentos para monitoramento da qualidade da água nas etapas de tratamento, e o centro de controle operacional de toda a ETA, ponto de captação de água bruta do rio Pirapó, poços artesianos existentes em Maringá e distribuição.

De maneira geral, ações como essas são de grande importância para a formação acadêmica e profissional dos nossos acadêmicos. Por meio de visita técnicas, os alunos puderam adquirir conhecimento prático em relação ao conteúdo apresentado nas disciplinas. E além do aprendizado, a possibilidade de atuação profissional na área. Além disso, até mesmo o interesse em aprimoramento sobre o tema abordado, por meio da realização futura de cursos técnicos ou de pós-graduação.

O aluno aluno Ismael Vitor dos Santos, do curso de Agronegócio, deu o seu depoimento em relação à visita, por meio de e-mail: “Gostaria de agradecer pela oportunidade de poder ter participado deste evento, que com muita certeza contribuiu e muito para nosso aprendizado. O tema vem muito de encontro com as necessidades do Agronegócio. Muito grato!”

Faça como os alunos dos cursos de Gestão Ambiental e Agronegócio!

Conheça os cursos de Gestão Ambiental e Agronegócio no site da instituição.

gestao-ambiental

agronegocio