Para quem sonha em atuar como gastrônomo, não basta ter paixão pela área, é preciso saber como funciona a gastronomia no mercado de trabalho.

Afinal, quais portas ela abre? Onde eu posso trabalhar depois de me formar? Será mais viável abrir meu próprio negócio? Como estudar no exterior? Essas são algumas das perguntas que serão respondidas neste artigo. Vamos revelar a você a gastronomia no mercado de trabalho e todas as suas nuances.

cta1 - gastronomia no mercado de trabalho

O mundo dos chefs e da gastronomia

A gastronomia existe desde que o homem começou a caçar para comer, por sobrevivência. Mas, sem dúvidas, essa área do conhecimento se aprimorou a partir do momento em que o ser humano começou a comer por prazer.

Foi com isso que surgiu o interesse de testar novas combinações, pratos diferenciados, mistura de ingredientes. Foi com isso que os chefs de cozinha começaram a imprimir a sua identidade em cada trabalho, criando a sua própria marca. Foi assim que a gastronomia se consagrou no mercado de trabalho.

Portanto, a gastronomia atual não visa apenas à satisfação de uma necessidade biológica, que é a alimentação. Ela está relacionada com a cultura de cada região, com o perfil de trabalho do chef, com a ocasião, o local em que as refeições são servidas e muitos outros detalhes.

Servir bem tornou-se uma regra básica de etiqueta dos anfitriões de uma casa, um restaurante ou um evento. Embora a cozinha de um restaurante pareça ser quase um sinônimo de gastronomia no mercado de trabalho, existem outros espaços nos quais um gastrônomo pode trabalhar.

Esse profissional pode atuar em confeitarias; em empresas de fiscalização sanitária; indústrias; escolas; hospitais e hotéis. Também tem a possibilidade de ser um consultor, auxiliando bares e restaurantes na elaboração dos cardápios, mudança de layout, escolha de fornecedores, entre outras funções.

E não para por aí: a gastronomia no mercado de trabalho é ainda mais ampla! É possível seguir a carreira como personal chef, atendendo ambientes particulares. Alguns gastrônomos trabalham para indústrias, criando pratos a partir do portfólio de produtos dela.

https://www.youtube.com/watch?v=KLo2cA_zAF0

Abrir meu próprio negócio é uma boa ideia?

Embora a gastronomia no mercado de trabalho ofereça muitas oportunidades, alguns optam por seguir carreira na área com o intuito de, no futuro, abrir o próprio restaurante. Será que essa estratégia é mais viável do que trabalhar como colaborador?

A primeira notícia boa para quem quer empreender é que essa é uma das melhores áreas possíveis. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o setor de bares e restaurantes tem apresentado uma expansão de 10% ao ano.

No entanto, a mesma entidade alerta para o fato de que 35% desses empreendimentos fecham suas portas nos primeiros dois anos.

Para ter o próprio restaurante, não basta saber cozinhar muito bem. É preciso ser inclinado ao setor de gestão de negócios. Ter certo tino natural para isso e investir nos estudos na área.

Portanto, a melhor opção entre abrir o próprio negócio ou trabalhar em outras cozinhas é muito particular.

Pergunte a si mesmo se você está disposto a elaborar um plano de negócio, pesquisar muito para encontrar um bom ponto comercial, selecionar um segmento de público-alvo, lidar com o fluxo de caixa e todos os outros aspectos gerenciais, além de tomar conta da cozinha.

gastronomia no mercado de trabalho

Intercâmbio

Para encontrar melhores oportunidades dentro da gastronomia no mercado de trabalho, uma boa ideia é buscar especialização fora do país. Isso faz com que você adquira conhecimentos diferentes da maioria dos seus concorrentes por uma vaga de trabalho.

A Le Cordon Bleu é uma rede de escolas de ensino superior e está entre as mais conceituadas no segmento de gastronomia e hotelaria. Embora tenha surgido na França, tem filiais em vários países da Europa e na América.

O Instituto Culinário da América é especializado em cursos na área de culinária e confeitaria. Os programas são mais longos e podem incluir estágios de 14 semanas dentro ou fora do campus.

Ainda na Europa, a Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal oferece, além de cursos profissionais, workshops para quem quer um aprendizado mais rápido e focado.

Se você não deseja ir muito longe para se aprimorar e embarcar na gastronomia no mercado de trabalho, não deixe de conhecer o Instituto Argentino de Gastronomia. Além das formações voltadas para a cozinha propriamente dita, a entidade oferta, por exemplo, um curso de administração e marketing gastronômico.

Importante frisar que, estudando no exterior ou não, a gastronomia no mercado de trabalho não inclui apenas o trabalho cheio de glamour em restaurantes de luxo. Especialmente em início de carreira.

Você provavelmente vai atuar em locais com um padrão mais simples e assumir a função de auxiliar de cozinha. Vai ajudar na limpeza e em outras tarefas similares.

É por isso que a paixão pelo ramo é essencial! Só ela vai fazer com que valha a pena passar por obstáculos na trajetória profissional.

Auxílio da EAD

Se você já trabalha em restaurantes, mas ainda não é um gastrônomo, e deseja fazer o curso, a EAD é uma ótima opção!

A gastronomia no mercado de trabalho está ganhando destaque, portanto, para ter sucesso atuando na área, a formação é imprescindível.

E a educação a distância é a alternativa ideal para quem não consegue conciliar a rotina atarefada do dia a dia com um curso presencial.

A modalidade também é indicada para quem tem família e, por isso, acaba tendo o tempo livre ainda mais escasso.

Vale dizer que o fato de ser à distância não altera em nada a qualidade do curso. Existe uma série de exigências para que uma instituição possa oferecer essa modalidade de ensino sem comprometer a formação dos alunos.

Saiba mais sobre o curso de gastronomia da Unicesumar. Não perca a chance de se preparar para participar da gastronomia no mercado de trabalho!

cta2 - gastronomia no mercado de trabalho

Avalie este post

Comentários

Comentários