Se voc√™ tem facilidade para se comunicar e convencer pessoas, ser um consultor de vendas √© uma possibilidade de carreira. Essa √© uma profiss√£o vers√°til e que permite que voc√™ atue na ind√ļstria, nas empresas e no com√©rcio, al√©m de diversas √°reas.

Al√©m disso, √© uma das forma√ß√Ķes interessantes para empreendedores: voc√™ pode ser um consultor aut√īnomo ou ter v√≠nculo com alguma empresa, por exemplo.

Mas como alcançar o sucesso nesse setor? Como se destacar de verdade e atingir os seus objetivos pessoais e profissionais? As respostas para essas perguntas não são tão difíceis, acredite.

Venha saber como se tornar um consultor de vendas de sucesso e se prepare para atuar na √°rea!

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O que faz um consultor de vendas?

Não tem como se dar bem na carreira se você não souber, de verdade, quais são as principais responsabilidades dela.

Para entender o que faz um consultor de vendas, basta enxergar o profissional como um elo entre a empresa e os clientes. Então, é por meio da sua atuação que as pessoas conhecerão os benefícios da marca ou qual item é ideal para resolver uma necessidade.

E n√£o importa se estamos falando de um carro, roupa ou m√°quina pesada, pois vender significa solucionar problemas e atender desejos.

Voc√™ tamb√©m far√° reuni√Ķes internas e externas com clientes e supervisionar√° as intera√ß√Ķes e o andamento dos neg√≥cios j√° fechados e por fechar.

E quais s√£o as dicas para se dar bem como consultor de vendas?

Veja, a seguir, como ter sucesso na profiss√£o.

1. Faça uma graduação ligada à área

Ter conhecimentos sólidos no setor é essencial para mandar bem e garantir os resultados esperados. Por isso, vale a pena buscar maneiras de se qualificar profundamente.

Fazer uma graduação é a melhor decisão nesse sentido, já que traz um panorama com tudo o que é preciso saber e como colocar o aprendizado em prática.

Conheça o curso de Gestão Comercial

O curso de Gestão Comercial é a escolha adequada para as suas necessidades. Com a estrutura de uma boa matriz curricular, você aprenderá os conceitos e técnicas relevantes.

O melhor de tudo é que há a chance de fazer uma graduação do tipo tecnóloga, como acontece na Gestão Comercial da EAD UniCesumar. Ela demora menos e, mesmo assim, garante bastante aprendizado, sendo que o diploma tem a mesma validade de uma graduação de 4 ou mais anos. Com isso, você terá os conhecimentos necessários com mais dinamismo.

Se quiser ter mais praticidade nos estudos, h√° a possibilidade do ensino a dist√Ęncia. Com a modalidade EAD, voc√™ consegue assistir √†s aulas pela internet e fazer as provas em polos presenciais. Vale dizer que o diploma da gradua√ß√£o a dist√Ęncia tem a mesma validade do de um curso presencial.

Mas √© claro que n√£o vale parar na gradua√ß√£o, ok? Fa√ßa especializa√ß√Ķes e cursos livres e leia muito, para que voc√™ seja um consultor de vendas supercompetitivo e sempre com √≥timas ofertas de trabalho.

2. Esteja disposto a ouvir a outra parte

Vender √©, acima de tudo, uma forma de se relacionar. Muitas decis√Ķes s√£o emocionais e baseadas na rela√ß√£o constru√≠da. Ent√£o, por que n√£o apostar nisso?

Quando for falar com um cliente em potencial, ou√ßa o que ele tem a dizer. Isso significa que, em vez de apenas tentar ‚Äúempurrar‚ÄĚ um produto ou fazer um discurso padronizado, voc√™ dever√° escut√°-lo, a fim de entender se seu servi√ßo realmente atende √†s necessidades dessa pessoa.

Essa demonstra√ß√£o de empatia far√° com que o cliente se sinta mais satisfeito. Ela tamb√©m √© a oportunidade perfeita para identificar os desafios e propor solu√ß√Ķes customizadas.

Pense, por exemplo, que voc√™ √© um consultor de vendas de uma ind√ļstria. Durante uma reuni√£o com o diretor de uma empresa, voc√™ nota que ele tem uma dificuldade que √© resolvida por um de seus produtos.

Gra√ßas a essa conversa, ser√° poss√≠vel apresentar todos os benef√≠cios e demonstrar, exatamente, como a compra vai ser √ļtil. Dessa forma, as chances de obter bons resultados s√£o maiores!

Consultor de vendas - liderança

3. Desenvolva suas habilidades de liderança

Um consultor de vendas de sucesso dificilmente trabalha sozinho ou é quem fala diretamente com todos os clientes. Com resultados melhores, a tendência é que você ocupe cargos mais elevados, que incluem a liderança.

Por isso, √© indispens√°vel trabalhar essa compet√™ncia. Isso significa deixar sua comunica√ß√£o no ponto, bem como a capacidade de delegar tarefas e de tomar decis√Ķes.

Tenha em mente que, mesmo que você ainda não seja um líder, é importante se preparar para ocupar essa posição. Além disso, essas capacidades são relevantes para fortalecer o trabalho em equipe, o que é muito bem-vindo para chegar mais longe.

4. Aposte na fidelização de clientes

Você já voltou a comprar de uma marca porque teve boas experiências anteriores? Se tiver respondido que sim, já conhece o poder da fidelização.

Como consultor de vendas, é importante saber que sua missão não é apenas atrair novos interessados: também é essencial cuidar de quem já comprou e fazer com que essas pessoas retornem.

Para tanto, voc√™ deve desenvolver algumas a√ß√Ķes para manter e aproximar o relacionamento com os clientes.

Fazer uma ligação ou enviar uma mensagem para certos compradores pode ser uma boa pedida. Também é interessante mandar e-mails quando forem lançados novos produtos ou quando reconhecer que a pessoa está propensa a fechar um novo negócio.

A tecnologia, inclusive, √© de grande ajuda. Com um software de gest√£o de relacionamento com os consumidores (CRM), voc√™ ficar√° de olho nas informa√ß√Ķes dos clientes e poder√° mant√™-los sempre por perto.

5. Defina metas desafiadoras para o seu desempenho

√Č normal que um consultor de vendas tenha algumas metas para bater, pois √© isso que mant√©m a motiva√ß√£o e garante a produtividade. Mas sabia que voc√™ pode (e deve) ir al√©m do proposto?

Se realmente quiser se destacar e alcançar o sucesso, é preciso criar metas desafiadoras e que estejam acima do desejado pela empresa. Entregar mais é uma forma de ter reconhecimento e de conhecer melhor o mercado.

Assim, não tenha medo de definir metas que pareçam desafiadoras. Com esses objetivos em mente, você sentirá uma vontade renovada para conquistar um desempenho de sucesso.

6. Fique de olho nas novidades

Voc√™ j√° notou que o modo de comprar mudou bastante nos √ļltimos anos?

As pessoas têm procurado se relacionar de forma mais aprofundada com as empresas e têm mais poder nas mãos. Com a facilidade em pesquisar e encontrar concorrentes, elas precisam ser realmente convencidas.

Para voc√™ ter uma ideia, hoje, 97% dos internautas pesquisam na internet antes da compra ‚ÄĒ o que quer dizer que h√° novas oportunidades e obst√°culos. √Č por isso que surgem desafios, solu√ß√Ķes in√©ditas e tend√™ncias de mercado. Para se dar bem na √°rea, portanto, voc√™ ter√° que ficar de olho em todas essas quest√Ķes.

Acompanhe as novidades, saiba quais s√£o as t√©cnicas em alta e como o mercado tem se comportado. Assim, √© poss√≠vel ter mais chances de conquistar o ‚Äúsim‚ÄĚ em uma proposta de venda.

Qual √© a import√Ęncia desse profissional para a empresa?

A maior parte das companhias precisa vender para seguir sendo competitiva. Entretanto, o modo como a popula√ß√£o compra mudou muito. Hoje, sabemos que √© muito comum pesquisar online antes de adquirir um item ‚ÄĒ sem falar que as compras virtuais ficaram muito mais comuns.

Assim, o consultor de vendas √© a pessoa que vai entender essas mudan√ßas e traduzi-las em a√ß√Ķes para toda a equipe, tornando os processos mais acertados.

Trazendo mais para a parte pr√°tica, podemos dizer que o consultor de vendas:

  • verifica como melhorar as a√ß√Ķes do time comercial ‚ÄĒ por exemplo, com vendas pela internet;
  • escolhe as estrat√©gias mais eficientes para que os processos fiquem ‚Äúredondos‚ÄĚ;
  • ajuda a capacitar todo o time comercial, dando ele mesmo os treinamentos ou buscando pessoas para isso;
  • dedica tempo para estudar tend√™ncias, garantindo que a empresa esteja sempre √† frente de seu tempo;
  • analisa resultados e cen√°rios, entendendo como tudo pode ficar ainda melhor.

Quais s√£o as principais habilidades de um bom consultor de vendas?

Para que você possa se destacar como consultor de vendas, algumas características profissionais e pessoais podem ajudar. Veja em detalhes!

Comunicar-se bem

Seja com o time interno ou com os possíveis clientes, a comunicação eficiente é meio caminho andado para fechar bons negócios.

Um consultor de vendas de sucesso sabe de cor as características dos produtos que vende e, como sabe ouvir, entende o possível cliente para conversar sobre os detalhes do serviço que mais vai encantá-lo. Ou seja, não basta falar de forma eficiente, também é preciso prestar atenção àquilo que o outro fala!

Ter curiosidade

A curiosidade é uma habilidade que ajuda a sempre melhorar os processos. Um exemplo é a jornada de compras: um consultor curioso quer sempre entender como está a experiência do cliente (ou futuro cliente), para fazer com que a relação fique ainda mais interessante.

Prospectar clientes sempre

Consultores de vendas são pessoas incansáveis na busca por clientes. Assim, fazer a prospecção de novas possibilidades é uma ótima característica de quem quer seguir na profissão, viu?

Trabalhar com perseverança

Pensando no dia a dia de um consultor de vendas, a perseveran√ßa √© fundamental em diversos pontos ‚ÄĒ como no treinamento e sele√ß√£o da equipe, fazendo com que todos se desenvolvam da melhor maneira. Tamb√©m √© important√≠ssima quando falamos do ciclo de vendas, que, dependendo do neg√≥cio, √© mais extenso e pede muita paci√™ncia e garra para se concretizar.

Ser um consultor de vendas de sucesso est√° ao seu alcance. Basta treinar suas habilidades, caprichar nas t√©cnicas e ter os conhecimentos certos para que seus resultados decolem. Lembre-se, tamb√©m, de que se trata de uma posi√ß√£o sempre necess√°ria √†s organiza√ß√Ķes, o que significa √≥tima empregabilidade.

Agora que falamos sobre ser um consultor de vendas, assine nossa newsletter para ter mais informa√ß√Ķes sobre cursos e profiss√Ķes. Voc√™ receber√° os conte√ļdos da Uni diretamente em seu e-mail!

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