Veja como se tornar um consultor de vendas de sucesso 💼

Se você tem facilidade para se comunicar e convencer pessoas, ser um consultor de vendas é uma possibilidade para sua carreira. Essa é uma profissão versátil e que permite que se atue na indústria, nas empresas e no comércio, além de diversas áreas.

Mas como alcançar o sucesso nesse setor? Como se destacar de verdade e atingir os seus objetivos pessoais e profissionais? As respostas para essas perguntas não são tão difíceis, acredite.

Venha saber como se tornar um consultor de vendas de sucesso e se prepare para atuar na área!

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O que faz um consultor de vendas?

Não tem como se dar bem na carreira se não souber, de verdade, quais são as principais responsabilidades dela.

Para entender o que faz um consultor de vendas, basta enxergar o profissional como um elo entre a empresa e os clientes. Nessa função, você servirá de “ponte” para ligar o público aos produtos ou serviços oferecidos pelo negócio.

É por meio da sua atuação que as pessoas conhecerão os benefícios da marca ou qual item é ideal para resolver uma necessidade.

E não importa se estamos falando de um carro, de uma roupa ou de uma máquina pesada, pois vender significa solucionar problemas e atender desejos.

Você também fará reuniões internas e externas com clientes, além de ser capaz de supervisionar.

Dicas para se dar bem como consultor de vendas

Veja, a seguir, como ter sucesso na profissão.

1. Faça uma graduação ligada à área

Ter conhecimentos sólidos no setor é essencial para mandar bem e garantir os resultados esperados. Por isso, vale a pena buscar maneiras de se qualificar profundamente.

Fazer uma graduação é a melhor decisão nesse sentido, já que traz um panorama com tudo o que é preciso saber e como colocar o aprendizado em prática.

O curso de Gestão Comercial é a escolha adequada para as suas necessidades. Com a estrutura de uma boa matriz curricular, você aprenderá os conceitos e técnicas relevantes.

O melhor de tudo é que há a chance de fazer uma graduação do tipo tecnóloga. Ela demora menos e, mesmo assim, garante bastante aprendizado. Com isso, você terá os conhecimentos necessários com mais dinamismo.

Se quiser ter mais praticidade nos estudos, há o ensino a distância. Com a modalidade EAD, é possível usar a internet para assistir às aulas e fazer as provas em polos presenciais.

2. Esteja disposto a ouvir a outra parte

Vender é, acima de tudo, uma forma de se relacionar. Muitas decisões são emocionais e baseadas na relação construída. Então por que não apostar nisso?

Quando for falar com um cliente em potencial, ouça o que a outra pessoa tem a dizer. Em vez de apenas tentar “empurrar” um produto ou fazer um discurso padronizado, procure escutá-la e entender se o serviço que faz atende as suas necessidades.

Isso fará com que você demonstre empatia com a pessoa, que se sentirá mais satisfeita. Também é a oportunidade perfeita para identificar os desafios e propor soluções customizadas.

Pense, por exemplo, em um consultor de vendas de uma indústria. Durante uma reunião com o diretor de uma empresa, o profissional nota que ele tem uma dificuldade que é resolvida por um produto que ele tem.

Graças a essa conversa, será possível apresentar todos os benefícios e demonstrar, exatamente, como a compra vai ser útil. Dessa forma, as chances de obter bons resultados são maiores!

Consultor de vendas - liderança

3. Desenvolva suas habilidades de liderança

Um consultor de vendas de sucesso dificilmente trabalha sozinho ou é quem fala diretamente com todos os clientes. Com resultados melhores, a tendência é que você ocupe cargos mais elevados, que incluem a liderança.

Por isso, é indispensável trabalhar essa competência. É o momento de deixar sua comunicação no ponto, bem como a capacidade de delegar tarefas e de tomar decisões.

Mesmo que ainda não seja um líder, é importante se preparar para ocupar essa posição. Além disso, essas capacidades são relevantes para fortalecer o trabalho em equipe e isso é muito bem-vindo para chegar mais longe.

4. Aposte na fidelização de clientes

Você já voltou a comprar de uma marca porque teve boas experiências anteriores? Se tiver respondido que sim, então é sinal que já conhece o poder da fidelização.

Como consultor de vendas, é importante saber que sua missão não é apenas atrair novos interessados. Também é essencial cuidar de quem já comprou e fazer com que essas pessoas retornem.

Para tanto, você deve desenvolver algumas ações para manter e aproximar o relacionamento com os clientes.

Fazer uma ligação ou enviar uma mensagem para certos clientes pode ser uma boa pedida. Também é interessante mandar e-mails diante de novos produtos ou quando reconhecer que a pessoa está propensa a fechar um novo negócio.

A tecnologia, inclusive, é de grande ajuda. Com softwares adequados, você ficará de olho nas informações dos clientes e poderá mantê-los sempre por perto!

5. Defina metas desafiadoras para o seu desempenho

É normal que um consultor de vendas tenha algumas metas para bater, pois é isso que mantém a motivação e garante a produtividade. Mas sabia que você pode (e deve) ir além do proposto?

Se realmente quiser se destacar e alcançar o sucesso, é preciso criar metas desafiadoras e que estejam acima do desejado pela empresa. Entregar mais é uma forma de ter reconhecimento e de conhecer melhor o mercado.

Não tenha medo de definir metas que pareçam desafiadoras. Com esses objetivos em mente, terá uma vontade renovada para conquistar um desempenho de sucesso.

6. Fique de olho nas mudanças e nas novidades

Você já notou que o modo de comprar mudou bastante nos últimos anos?

As pessoas têm procurado se relacionar com as empresas e têm mais poder nas mãos. Com a facilidade de pesquisar e encontrar concorrentes, elas precisam ser realmente convencidas.

Para você ter uma ideia, hoje 74% dos brasileiros pesquisam na internet antes da compra. Com isso, há novas oportunidades e obstáculos.

É por isso que há sempre novos desafios, soluções inéditas e tendências de mercado. Para se dar bem na área, tem que ficar de olho em tudo isso.

Acompanhe as novidades, saiba quais são as técnicas em alta e como o mercado tem se comportado. Assim, é possível ter mais chances de conquistar o “sim” em uma proposta de venda.

Consultor de vendas: essencial para o sucesso de uma empresa

Ser um consultor de vendas de sucesso está a seu alcance. Basta treinar suas habilidades, caprichar nas técnicas e ter os conhecimentos certos para que seus resultados decolem!

E já que se capacitar é tão importante, conheça o curso de Gestão Comercial da Unicesumar!

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