Se você tem facilidade para se comunicar e convencer pessoas, ser um consultor de vendas é uma possibilidade de carreira. Essa é uma profissão versátil e que permite que você atue na indústria, nas empresas e no comércio, além de diversas áreas.

Além disso, é uma das formações interessantes para empreendedores: você pode ser um consultor autônomo ou ter vínculo com alguma empresa, por exemplo.

Mas como alcançar o sucesso nesse setor? Como se destacar de verdade e atingir os seus objetivos pessoais e profissionais? As respostas para essas perguntas não são tão difíceis, acredite.

Venha saber como se tornar um consultor de vendas de sucesso e se prepare para atuar na área!

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O que faz um consultor de vendas?

Não tem como se dar bem na carreira se você não souber, de verdade, quais são as principais responsabilidades dela.

Para entender o que faz um consultor de vendas, basta enxergar o profissional como um elo entre a empresa e os clientes. Então, é por meio da sua atuação que as pessoas conhecerão os benefícios da marca ou qual item é ideal para resolver uma necessidade.

E não importa se estamos falando de um carro, roupa ou máquina pesada, pois vender significa solucionar problemas e atender desejos.

Você também fará reuniões internas e externas com clientes e supervisionará as interações e o andamento dos negócios já fechados e por fechar.

E quais são as dicas para se dar bem como consultor de vendas?

Veja, a seguir, como ter sucesso na profissão.

1. Faça uma graduação ligada à área

Ter conhecimentos sólidos no setor é essencial para mandar bem e garantir os resultados esperados. Por isso, vale a pena buscar maneiras de se qualificar profundamente.

Fazer uma graduação é a melhor decisão nesse sentido, já que traz um panorama com tudo o que é preciso saber e como colocar o aprendizado em prática.

Conheça o curso de Gestão Comercial

O curso de Gestão Comercial é a escolha adequada para as suas necessidades. Com a estrutura de uma boa matriz curricular, você aprenderá os conceitos e técnicas relevantes.

O melhor de tudo é que há a chance de fazer uma graduação do tipo tecnóloga, como acontece na Gestão Comercial da EAD UniCesumar. Ela demora menos e, mesmo assim, garante bastante aprendizado, sendo que o diploma tem a mesma validade de uma graduação de 4 ou mais anos. Com isso, você terá os conhecimentos necessários com mais dinamismo.

Se quiser ter mais praticidade nos estudos, há a possibilidade do ensino a distância. Com a modalidade EAD, você consegue assistir às aulas pela internet e fazer as provas em polos presenciais. Vale dizer que o diploma da graduação a distância tem a mesma validade do de um curso presencial.

Mas é claro que não vale parar na graduação, ok? Faça especializações e cursos livres e leia muito, para que você seja um consultor de vendas supercompetitivo e sempre com ótimas ofertas de trabalho.

2. Esteja disposto a ouvir a outra parte

Vender é, acima de tudo, uma forma de se relacionar. Muitas decisões são emocionais e baseadas na relação construída. Então, por que não apostar nisso?

Quando for falar com um cliente em potencial, ouça o que ele tem a dizer. Isso significa que, em vez de apenas tentar “empurrar” um produto ou fazer um discurso padronizado, você deverá escutá-lo, a fim de entender se seu serviço realmente atende às necessidades dessa pessoa.

Essa demonstração de empatia fará com que o cliente se sinta mais satisfeito. Ela também é a oportunidade perfeita para identificar os desafios e propor soluções customizadas.

Pense, por exemplo, que você é um consultor de vendas de uma indústria. Durante uma reunião com o diretor de uma empresa, você nota que ele tem uma dificuldade que é resolvida por um de seus produtos.

Graças a essa conversa, será possível apresentar todos os benefícios e demonstrar, exatamente, como a compra vai ser útil. Dessa forma, as chances de obter bons resultados são maiores!

Consultor de vendas - liderança

3. Desenvolva suas habilidades de liderança

Um consultor de vendas de sucesso dificilmente trabalha sozinho ou é quem fala diretamente com todos os clientes. Com resultados melhores, a tendência é que você ocupe cargos mais elevados, que incluem a liderança.

Por isso, é indispensável trabalhar essa competência. Isso significa deixar sua comunicação no ponto, bem como a capacidade de delegar tarefas e de tomar decisões.

Tenha em mente que, mesmo que você ainda não seja um líder, é importante se preparar para ocupar essa posição. Além disso, essas capacidades são relevantes para fortalecer o trabalho em equipe, o que é muito bem-vindo para chegar mais longe.

4. Aposte na fidelização de clientes

Você já voltou a comprar de uma marca porque teve boas experiências anteriores? Se tiver respondido que sim, já conhece o poder da fidelização.

Como consultor de vendas, é importante saber que sua missão não é apenas atrair novos interessados: também é essencial cuidar de quem já comprou e fazer com que essas pessoas retornem.

Para tanto, você deve desenvolver algumas ações para manter e aproximar o relacionamento com os clientes.

Fazer uma ligação ou enviar uma mensagem para certos compradores pode ser uma boa pedida. Também é interessante mandar e-mails quando forem lançados novos produtos ou quando reconhecer que a pessoa está propensa a fechar um novo negócio.

A tecnologia, inclusive, é de grande ajuda. Com um software de gestão de relacionamento com os consumidores (CRM), você ficará de olho nas informações dos clientes e poderá mantê-los sempre por perto.

5. Defina metas desafiadoras para o seu desempenho

É normal que um consultor de vendas tenha algumas metas para bater, pois é isso que mantém a motivação e garante a produtividade. Mas sabia que você pode (e deve) ir além do proposto?

Se realmente quiser se destacar e alcançar o sucesso, é preciso criar metas desafiadoras e que estejam acima do desejado pela empresa. Entregar mais é uma forma de ter reconhecimento e de conhecer melhor o mercado.

Assim, não tenha medo de definir metas que pareçam desafiadoras. Com esses objetivos em mente, você sentirá uma vontade renovada para conquistar um desempenho de sucesso.

6. Fique de olho nas novidades

Você já notou que o modo de comprar mudou bastante nos últimos anos?

As pessoas têm procurado se relacionar de forma mais aprofundada com as empresas e têm mais poder nas mãos. Com a facilidade em pesquisar e encontrar concorrentes, elas precisam ser realmente convencidas.

Para você ter uma ideia, hoje, 97% dos internautas pesquisam na internet antes da compra — o que quer dizer que há novas oportunidades e obstáculos. É por isso que surgem desafios, soluções inéditas e tendências de mercado. Para se dar bem na área, portanto, você terá que ficar de olho em todas essas questões.

Acompanhe as novidades, saiba quais são as técnicas em alta e como o mercado tem se comportado. Assim, é possível ter mais chances de conquistar o “sim” em uma proposta de venda.

Qual é a importância desse profissional para a empresa?

A maior parte das companhias precisa vender para seguir sendo competitiva. Entretanto, o modo como a população compra mudou muito. Hoje, sabemos que é muito comum pesquisar online antes de adquirir um item — sem falar que as compras virtuais ficaram muito mais comuns.

Assim, o consultor de vendas é a pessoa que vai entender essas mudanças e traduzi-las em ações para toda a equipe, tornando os processos mais acertados.

Trazendo mais para a parte prática, podemos dizer que o consultor de vendas:

  • verifica como melhorar as ações do time comercial — por exemplo, com vendas pela internet;
  • escolhe as estratégias mais eficientes para que os processos fiquem “redondos”;
  • ajuda a capacitar todo o time comercial, dando ele mesmo os treinamentos ou buscando pessoas para isso;
  • dedica tempo para estudar tendências, garantindo que a empresa esteja sempre à frente de seu tempo;
  • analisa resultados e cenários, entendendo como tudo pode ficar ainda melhor.

Quais são as principais habilidades de um bom consultor de vendas?

Para que você possa se destacar como consultor de vendas, algumas características profissionais e pessoais podem ajudar. Veja em detalhes!

Comunicar-se bem

Seja com o time interno ou com os possíveis clientes, a comunicação eficiente é meio caminho andado para fechar bons negócios.

Um consultor de vendas de sucesso sabe de cor as características dos produtos que vende e, como sabe ouvir, entende o possível cliente para conversar sobre os detalhes do serviço que mais vai encantá-lo. Ou seja, não basta falar de forma eficiente, também é preciso prestar atenção àquilo que o outro fala!

Ter curiosidade

A curiosidade é uma habilidade que ajuda a sempre melhorar os processos. Um exemplo é a jornada de compras: um consultor curioso quer sempre entender como está a experiência do cliente (ou futuro cliente), para fazer com que a relação fique ainda mais interessante.

Prospectar clientes sempre

Consultores de vendas são pessoas incansáveis na busca por clientes. Assim, fazer a prospecção de novas possibilidades é uma ótima característica de quem quer seguir na profissão, viu?

Trabalhar com perseverança

Pensando no dia a dia de um consultor de vendas, a perseverança é fundamental em diversos pontos — como no treinamento e seleção da equipe, fazendo com que todos se desenvolvam da melhor maneira. Também é importantíssima quando falamos do ciclo de vendas, que, dependendo do negócio, é mais extenso e pede muita paciência e garra para se concretizar.

Ser um consultor de vendas de sucesso está ao seu alcance. Basta treinar suas habilidades, caprichar nas técnicas e ter os conhecimentos certos para que seus resultados decolem. Lembre-se, também, de que se trata de uma posição sempre necessária às organizações, o que significa ótima empregabilidade.

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