O mundo está passando por uma fase de grandes mudanças. Com a transformação digital e o avanço das tecnologias, os profissionais em formação devem se preparar para as novas maneiras de atuar no mercado de trabalho. Um dos pontos essenciais é justamente entender as habilidades do futuro e desenvolvê-las.

Mas, afinal, que habilidades são essas? Para responder a essa pergunta, nada melhor do que a palavra de uma especialista no assunto. Pensando nisso, criamos este conteúdo em parceria com Andressa Felcar de Souza, Gerente de Carreiras na EAD Unicesumar. Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre o tema!

O que esperar do mercado de trabalho para 2021?

Andressa aponta que os novos profissionais devem esperar “muita transformação e adaptação”. Segundo ela, o momento é de mudanças significativas, e os próximos anos tendem a mostrar isso com clareza cada vez maior. “Devemos nos preparar para o novo, novos desafios, novos projetos, novas metodologias de trabalho”, explica.

No que diz respeito às chamadas habilidades do futuro, é importante ter em mente que as possibilidades agora são muitas. Quem quer entender as exigências do mercado de trabalho deve, para começar, conhecer as novas tecnologias. Dependendo da área de atuação, pode ser importante saber utilizar essas ferramentas em maior ou menor grau.

Contudo, o ponto comum para todos os profissionais é que será preciso, ao menos, conhecer as tecnologias e entender o que elas fazem e sua dinâmica de funcionamento.

Um exemplo disso é a Inteligência Artificial (IA). O poder de inovação da IA pode ser aplicado de tantas formas, que o profissional do futuro não deve pensar nela como mais uma das máquinas do passado, e sim entender como ela altera as necessidades e interações de trabalho das equipes que a utilizam.

É claro que o cientista da computação ou engenheiro de software precisa saber como aproveitá-la. A questão, porém, é que mesmo administradores, médicos e designers, por exemplo, devem estar adaptados à presença dessas soluções tecnológicas. Afinal, elas influenciam a rotina de todas as áreas.

Isso nos leva ao ponto central da discussão: as habilidades do futuro e sua importância.

Quais são as habilidades do futuro?

De forma mais ampla, Andressa define esse conceito como a capacidade de “estar preparado para o novo, buscar incansavelmente atualizações, se preparar para o futuro e olhar onde você está e aonde quer chegar”. Isso ajuda a entender um pouco um fator importante: é preciso ser flexível e estar disposto a aprender coisas novas durante toda a carreira.

Olhando para a questão com mais detalhes, a Gerente de Carreiras da EAD Unicesumar destaca outras 4 habilidades. Fique atento para desenvolvê-las na sua formação!

1. Empatia

Lembra que mencionamos como a Inteligência Artificial pode ser usada por apenas uma equipe, mas que, mesmo assim, as outras devem entender o básico do seu funcionamento? Some isso à flexibilidade para aprender coisas novas e veja que a empatia se torna um conceito essencial para as profissões futuras.

Segundo Andressa, isso significa “entender o outro, criar um ambiente favorável a todos, entender como o outro se sente”. Na prática, estamos falando de diferentes equipes ou empresas, cada uma com seus objetivos, além de tecnologias e métodos bem diferentes. Precisamos ter empatia para que a comunicação flua, e essas pessoas consigam trabalhar juntas.

2. Multidisciplinaridade

Ter disposição para aprender coisas novas também envolve se abrir para áreas novas. “Ir além daquilo para o que estamos preparados é um dos desafios do futuro”, esclarece Andressa. “Seja especialista em algo, mas vá além disso, compreenda várias disciplinas e agregue um diferencial ao negócio”, complementa.

3. Inteligência emocional

Outro ponto importante é ter o controle de si mesmo para superar os desafios. “Diante de uma sociedade que se modifica a todo tempo e de forma muito rápida”, explica Andressa, “é importante se manter emocionalmente firme, focado em seus propósitos, alinhado aos objetivos da empresa, sem se deixar abalar facilmente”.

4. Criatividade

Tendo o domínio do conhecimento, é importante ser criativo para colocá-lo em prática. “Inovar é a chave do negócio: seja ousado, apresente experiências diferentes ao ambiente de trabalho”, conclui Andressa.

Por que a graduação pesa cada vez mais na hora de encontrar um emprego?

Com essas e outras habilidades do futuro para desenvolver, toda oportunidade de aprendizagem é valiosa — e a graduação oferece isso com muita qualidade. Outra questão é que o cenário atual coloca quem não desenvolve um currículo mais avançado em risco, quando se trata de conquistar seu espaço no mercado.

“É possível perceber que, diante do quadro atual, em sua maior parte, o desemprego tem afetado as pessoas com baixa qualificação, as que não têm formação”, explica Andressa.

Segundo a Gerente de Carreiras da EAD Unicesumar, a graduação é uma oportunidade para construir uma carreira mais sólida, com um diferencial que ajude o profissional a entrar e se manter no mercado de trabalho. Tendo isso em mente, é fundamental escolher uma boa instituição de ensino para começar essa jornada.

Como a EAD Unicesumar ajuda você a se destacar no mercado de trabalho?

A Unicesumar está entre os 10 maiores grupos educacionais do Brasil. Por nove anos seguidos, a Uni figura na lista das faculdades particulares mais bem-avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC), com nota 4 no Índice Geral de Cursos. Esse nível de excelência traz uma série de vantagens para o aluno em formação.

“A EAD Unicesumar garante que os alunos se tornem profissionais competentes”, afirma Andressa. “O profissional sai da faculdade com um diploma valorizado no mercado de trabalho e portas abertas para uma carreira brilhante”. Algo que se explica pela ampla infraestrutura da instituição, além de um quadro de docentes capacitados e experientes.

Somado a isso, a EAD Unicesumar promove uma série de iniciativas para agregar valor à formação dos alunos. Um bom exemplo é o projeto Plug, ambiente digital ideal tanto para estudar online quanto para dar os primeiros passos para entrar no mercado de trabalho. Andressa lista algumas características e vantagens dessa plataforma:

  • conecta o estudante a mais de 11 mil empresas parceiras;
  • ajuda a desenvolver competências adicionais a cada disciplina concluída;
  • mostra um percentual de aderência entre o currículo e a vaga desejada;
  • disponibiliza diversos conteúdos de capacitação.

Atualmente, são mais de 250 mil talentos cadastrados nessa plataforma, que é totalmente gratuita. Tudo à sua disposição para começar sua carreira com o pé direito. Então, não perca tempo. Agora que você já sabe quais são as habilidades do futuro e a importância de uma graduação para trilhar esse caminho, vá em busca desse sonho!

Se quer conhecer melhor essa plataforma que coloca você mais perto das empresas da sua área de atuação, acesse agora mesmo a página do projeto Plug!

Comentários

Comentários